segunda-feira, 29 de setembro de 2008

importantes ?

CM
Lisboa: Atribuição polémica de apartamentos do património camarário
Partidos pagam rendas simbólicas
As secções locais de três partidos políticos, PS, PSD e PCP, funcionam em espaços alugados à Câmara Municipal de Lisboa, à qual pagam rendas mensais
Gangs perigosos na Costa de Caparica
Bonde dos Caxabaxa ou Bonde dos Mete Bala. Os nomes são sugestivos. Os grupos assumem-se como representantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa brasileira responsável por vários motins nas cadeias.
Escola divide portugueses
Os portugueses estão divididos quanto à evolução do ensino, de acordo com uma sondagem CM/Aximage. Mais de 40 por cento da população considera que a Educação está hoje pior do que há 15/20 anos, enquanto que 43 por cento defendeu que está melhor.
Ferido amarrado a banco da ambulância
Um ferido num acidente de viação foi transportado para o Hospital de Santarém sentado e amarrado a uma cadeira da ambulância, que levava ainda um segundo sinistrado deitado na maca.

Diário de Notícias
Alerta na Europa para travar contágio da crise bancária
100 gramas de cereais têm 4,7 pacotes de açúcar
Público
Caravela com 500 anos em risco de ser submersa na Namibia
Diagnóstico de cancro atrasado na Europa
Jardim "faz"praia com areia de Marrocos
Correio da Manhã
Escola divide portugueses
Gangs perigosos na Costa de Caparica
"Estou preso e continuam assaltos a bancos"
24 Horas
Segurança Social à caça de João Loureiro
Suspeitos de pedofilia mudam de cadeia com medo de agressões
Reyes demorou 10 meses para pagar promessa ao filho
Jornal de Notícias
Escolas querem notas dos alunos fora da avaliação
Uniões de facto mas não de direito
Comprar, partilhar e baixar os custos
Elas assaltavam as casas e eles vendiam o produto
Diário Económico
Funcionários públicos da Justiça são os que recebem mais prémios
Patrões promovem novo debate sobre nuclear em Portugal
Gigante francês junta-se à Mota-Engil para atacar TGV
BCP diz que escapa a problemas no sócio Fortis
Jornal de Negócios
BCP e Barclays mantêm comissões na renegociação do crédito
BCP diz que "há interessados" na parceria do Fortis
Economistas duvidam que haja folga orçamental para as medidas de Cavaco
Sanção final a antigos gestores do BCP decidida ainda este ano

domingo, 28 de setembro de 2008

importantes para o CM!

Guerra de prémios nas Forças Armadas
O novo regime dos suplementos remuneratórios dos militares das Forças Armadas, atribuído em função do risco exercido em funções, está a gerar uma guerra do Exército e da Marinha contra a Força Aérea. A ser aprovado como está, o novo regime irá duplicar em média a diferença salarial entre oficiais pilotos-aviadores e oficiais do Exército e da Marinha.
Doentes têm direito a morrer
Os médicos não devem iniciar ou continuar com o uso de meios extraordinários de manutenção da vida contra a vontade do doente." A medida está expressa no novo Código Deontológico dos Médicos, aprovado pela quase unanimidade dos 107 delegados presentes no Plenário dos Conselhos Regionais, órgão máximo deliberativo da Ordem dos Médicos.
Roubaram Nissan para assaltar inspector
A carrinha Nissan Primera, roubada a 4 de Abril por três homens encapuzados, todos do gang da Giesta, foi referenciada a circular com os mesmos indivíduos, entre Gondomar e Coimbra, até ser abandonada a 19 de Abril em Gaia, dois dias após ter transportado os agressores do inspector da PJ do Porto, vitima de carjacking e de tentativa de homicídio, na Maia.
Chávez compra dois mil milhões
Mais de dois mil milhões de euros. Este é o valor dos contratos assinados ontem entre Portugal e a Venezuela para a venda de um milhão de computadores 'Magalhães' e para a construção de 50 mil casas de habitação social pré-fabricadas. Pela quarta vez em Portugal, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, elogiou a "coragem" de José Sócrates ao lhe abrir as portas do País, quando na Europa é visto como um "diabo" e um "tirano"
Agente da DIC pôs termo à vida em casa com arma da Polícia
Um agente da PSP suicidou-se ontem de manhã, na sua residência, em Campo, Valongo, com um único tiro disparado com uma Walter PT 7,65 mm, a sua arma de serviço. Nas últimas duas semanas mataram-se seis agentes das forças de segurança (quatro da GNR e dois da PSP). Este foi o terceiro agente da PSP a pôr termo à vida este ano, sendo que a GNR já contabilizou seis suicídios consumados, para além de uma tentativa mal sucedida de um outro militar, em Alenquer, em Junho passado. CM 28 Setembro 2008 - 00h30

sábado, 27 de setembro de 2008

Ninguém viu, claro!

Uma sova encomendada para um segurança do Grande Porto acabou em morte. Rui Gaspar Santos Lima, de 36 anos, conhecido no mundo da segurança privada pela alcunha de “Rui Gordo”, foi violentamente agredido na madrugada do passado dia 18 por seis indivíduos, no parque de estacionamento próximo do bar Copacabana em Vila Nova de Famalicão. Acabou por sucumbir, cinco dias depois, às diversas fracturas cranianas.
Residente no bairro do Carvalhido, no Porto, foi socado e pontapeado durante mais de dez minutos por seis indivíduos, também eles ligados a uma empresa de segurança privada.
CM 27 Setembro 2008 - 00h30

Existem “bufos” para todos os gostos, mas testemunhas nem pensar, Q.E.D.!

novas profissoes...

O pai biológico da pequena Esmeralda Baltazar Nunes, disse ontem que vai avançar com duas queixas contra o Estado Português se a filha não lhe for entregue pelo Tribunal nas próximas semanas.
...
"Vamos aguardar que a Justiça funcione e a menina seja entregue ao pai nas próximas semanas, caso contrário avançaremos com dois processos contra o Estado, por não cumprir as decisões judiciais e por quebra de isenção de várias instituições (Segurança Social, autoridades policiais e médicos)", explicou Cândido Ferreira, médico de Leiria que apoia Baltazar Nunes. O clínico adiantou que será ainda apresentada uma queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, por não estar a ser cumprido o direito da menina de ser criada pelo pai. CM 27 Setembro 2008 - 00h30

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Resumo de Imprensa em 26-09-08


Fisco penhorou Universidade
A Administração Fiscal penhorou e vendeu 176 192 acções do Banco Comercial Português (BCP) dadas como garantia pela SIPEC - Sociedade Internacional de Promoção Ensino Cultura SA, dona da Universidade Internacional.
O Estado fez tudo
O debate sobre os Tempos de Transição 1968/74 superlotou a sala do Centro Nacional de Cultura, em Lisboa. Por falta de espaço, dezenas de pessoas tiveram de desistir de ouvir os cinco oradores da sessão sobre Economia, Finanças e Obras Públicas, todos membros dos governos de Caetano. Pior foi, anteontem, a falta de contraditório, salvo uma nota de Campos e Cunha, presidente da SEDES (e ex-ministro das Finanças de Sócrates), promotora do ciclo que segue a 7 de Outubro, com o Regime e Ala Liberal.
Juiz arrasa diploma do PS sobre o divórcio
O juiz Rui Moreira, membro do Conselho Superior de Magistratura, arrasou o diploma do PS sobre a nova lei do divórcio, aprovado a 18 de Setembro passado. As críticas foram manifestadas numa conferência parlamentar dos socialistas subordinada à lei do divórcio, em que o magistrado participou como convidado. CM 260908

Diário de Notícias
Ameaças de morte no caso 'Lisboagate'
Cavaco em Wall Street lembra vítimas da crise
Depósitos a prazo voltam a dar dinheiro
Eurodeputados querem banir alimentos de plástico

Público
Bebidas de leite chinês à venda em Portugal desmentem nota da ASAE
Reunião da Casa Branca acaba sem acordo
Exploração de 400 romenos nas víndimas
Peritos de medicamentos com conflitos de interesses

24 Horas
Assaltantes de joalharia em benfica apanhados mas o ouro desapareceu
Este homem levou tareia da GNR... por engano!

Jornal de Notícias
Rebuçados e refrescos perigosos à venda em Portugal
Negócios em paraísos fiscais ligados à família Loureiro sob suspeita
Acidente com minibus causa seis feridos ligeiros

Diário Económico
Cavaco pede Orçamento para 2009 contra a crise
PS longe da maioria absoluta e PSD afunda-se
Certificados de aforro rendem mais
Função Pública paga cinco mihões em prémios

Jornal de Negócios
Função Pública - Prémios só chegam a 3.500 funcionários
George Soros "Estamos a assistir à destruição de riqueza"
Taxas de juro à deriva
Governo acelera reforço de sanções a bancos e cotadas

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

resumo de noticias do dia


SEF ataca máfia das favelas
O objectivo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras era claro. Identificar brasileiros para perceber a dimensão de uma realidade que começa a preocupar as autoridades portuguesas. São centenas, vêm de favelas do Brasil e agrupam-se na Margem Sul. Estão ilegais e muitos têm cadastro. Edivaldo, o jovem recentemente detido pela PJ pelo homicídio de um ourives em Setúbal, pertencia ao Primeiro Comando Português, um movimento que apregoava a violência.
Tinham armas em casa
Quando a PJ, o GOE e o Corpo de Intervenção da PSP chegaram à Falagueira, na Amadora, às 08h00 de ontem, os três homens - entre os 25 e os 52 anos - não tiveram tempo para se livrar das armas. Em casa tinham dois revólveres, duas caçadeiras, 62 munições, 280 cartuchos e uma arma artesanal preparada para disparar munição de 12 mm.
Gang espalha terror na noite
Eram pelo menos trinta residentes do Vale da Amoreira e da Baixa da Banheira, na Moita. Alguns encapuzados, todos armados, empunhavam paus, tacos, bastões (uns em alumínio, outros com pregos) e facas, que usaram para agredir e roubar dez rapazes e uma rapariga que estavam na noite de anteontem na praça 25 de Abril, em Alhos Vedros, também na Moita. Foram confrontados pelos moradores e deu-se uma violenta rixa. Um jovem - supostamente membro do grupo de agressores - foi atingido a tiro pelo dono de um quintal onde se escondia.
Finanças perdem 60% dos casos
A Administração Fiscal perde 60 por cento dos casos que leva a Tribunal, admitiu ontem João Amaral Tomaz, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Teixeira do Santos, durante um debate ontem realizado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). No encontro, que juntou quatro ex-secretários de Estado (António Carlos Santos, Vasco Valdez, Rogério Fernandes Ferreira e Amaral Tomaz), foram feitas duras críticas ao funcionamento dos tribunais administrativos e fiscais.
Bancos já não cobram por revisão de crédito
Os bancos estão proibidos, a partir de hoje, de cobrar comissões nas renegociações das condições de crédito à habitação. A decisão do Governo surgiu na sequência das subidas das taxas de juro que, ontem, voltaram a aumentar.
Cavaco quer mais apoio para África
Cavaco Silva defendeu ontem que África merece uma "atenção prioritária", salientando que os esforços dos países africanos em nome de objectivos como a educação e a paz devem ser apoiados. O Presidente da República discursou na assembleia geral das Nações Unidas, que decorreu em Nova Iorque, onde salientou a afirmação da língua portuguesa nas organizações internacionais.
Cheque retido 4 anos na CML
A Câmara de Lisboa (CML) reteve um cheque de cinco mil euros de Santana Lopes durante quatro anos. O valor diz respeito a gastos que o ex-presidente da autarquia fez, nessa qualidade, numa deslocação a Paris. Durante a viagem, Santana Lopes efectuou pagamentos com o cartão de crédito da Câmara, cujas operações os serviços camarários não terão considerado despesas de representação, segundo apurou o CM.

Diário de Notícias
Governo que Scut pagas já em Janeiro
Marques Mendes regressa em livro
Sócrates tira da agenda casamento 'gay'

Público
Ministério sabia que subida das notas alunos do 12º era ilegal
Correio da Manhã
SEF ataca máfia das favelas
24 Horas
Polícia investiga possível fraude no assalto de 1 milhão de euros
Homem tenta lançar ex-mulher por uma barragem
Baleadas e queimadas

Jornal de Notícias
Sócrates recusa casamentos entre homossexuais
Jovens espancados em ajuste de contas
Diário Económico
Custos das novas estradas disparam mais de 50%
Comissões no crédito à habitação acabam hoje
Sócrates quer mais controlo do sistema financeiro
Hipermercados vão continuar fechados aos domingos

Jornal de Negócios
Aumenta a pressão para que IVA seja pago contra recebimento
Ex-secretários de Estado do Fisco dizem o que fariam hoje
George W. Bush EUA podem enfrentar uma "longa e dura recessão"

quarta-feira, 24 de setembro de 2008



No espaço de 20 minutos dois roubos falhados a caixas multibanco
em Carnaxide
Um homem de 42 anos, que tinha acabado de abastecer um Audi e se dirigiu ao interior da bomba de gasolina da BP, na avenida do Forte, em Carnaxide, para comprar cigarros e os funcionários da gasolineira foram surpreendidos por um trio de encapuzados. "Armados com uma caçadeira, atiraram o proprietário do Audi para o chão e exigiram-lhe as chaves do carro", conta fonte policial, ao CM. O grupo, constituído por, pelo menos, cinco indivíduos, tentou ainda roubar a caixa multibanco do posto de gasolina. Arrancaram-na do sítio, arrastaram a máquina até ao exterior com a ajuda do carro roubado, mas acabaram por desistir do roubo porque não conseguiam ter acesso ao dinheiro. A actuação e a fuga do gang foi filmada pelo sistema de videovigilância da gasolineira e as imagens entregues à PJ.
e em Massamá
Cerca de vinte minutos depois, pelas 04h25, o Intermarché de Massamá foi alvo de outro assalto, frustrado pelo alarme do supermercado. "Apareceram aqui três carros – dois Mercedes e um Audi. Um ficou a barrar a entrada do parque de estacionamento com um vigia encapuzado, e os outros dois entraram para fazer o assalto", relata o responsável pelo Intermarché, depois de ter visto as imagens da tentativa de assalto. Ao todo, o empresário contou cinco homens nas imagens, mas a PSP desconfia que o gang tinha, pelo menos, oito elementos. CM 24 Setembro 2008 - 00h30
na Trofa, assalto frustrado
De capuz e luvas, seis homens irromperam pela loja de conveniência do posto de abastecimento de combustíveis da Galp em Esprela, Trofa. Afastaram uma mesa central com arca frigorífica e foram directos à caixa ATM, mas não a conseguiram arrastar, por estar presa ao chão. Acabaram por levar cerca de 100 euros da caixa registadora, perante o funcionário imobilizado face à ameaça de uma caçadeira. Os suspeitos esperaram pelas 23h00 de anteontem, hora de fecho da bomba da empresa Andrade e Silva, para atacar. Demoraram cerca de um minuto. Fugiram em direcção a Santo Tirso, utilizando uma carrinha Toyota e um carro Honda, no interior do qual estaria um sétimo elemento. CM 24 Setembro 2008
em Setúbal, trio assaltou banco e barricou-se numa casa
Uma operação da PSP, GNR, e PJ permitiu ontem deter três assaltantes que se barricaram numa casa após um arrojado assalto ao Millennium BCP do Jumbo de Setúbal.
O trio é suspeito de ter tentado assaltar outros dois bancos, nos concelhos do Barreiro e Palmela..


Solitário em Lisboa...
O Banif da avenida Afonso Costa, em Lisboa, e o Montepio Geral da rua Elias Garcia, no Cacém, foram também assaltados ontem. O primeiro crime ocorreu pelas 09h35 e foi obra de um solitário. Aparentando 25 a 30 anos, de óculos escuros e com a cara destapada, o assaltante irrompeu no Banif e exigiu todo o dinheiro às funcionárias de serviço. Fugiu a pé, com uma quantia indeterminada em dinheiro.
...e dupla no Cacém
pelas 13h45, uma dupla de ladrões de cara tapada e armada com uma faca e uma pistola assaltou o Montepio Geral no Cacém. O portador da arma de fogo ficou junto à porta, enquanto o outro assaltante saltou o balcão e tirou todo o dinheiro que conseguiu. Fugiram também apeados para local incerto. CM 24 Setembro 2008 - 00h30

Outras a ver:
Diário de Notícias
Pais de ex-funcionário de João Soares com casa da CML
Entrega de computadores vale arraso de Pacheco Pereira à RTP
Maior roubo em Portugal com peças de ourivesaria
Atirador de negro mata dez pessoas na Finlândia
Público
Este jovem matou dez colegas
Roubo de ouro e jóias no valor de um milhão
Bush pede mais ONU, Cavaco fala em português
China - Crise do leite afoga orgulho das olimpíadas
Correio da Manhã
Crise na gasolina tira 397 milhões ao Fisco
Assassino anuncia massacre na internet
Horas extras disparam no INEM em oito meses
24 Horas
Perigoso traficante de droga apanhado em casa de Anderson
GNR trancou-se no posto e matou-se com um tiro
Jovem fez dez mortos numa escola
Jornal de Notícias
Próximas quatro eleições vão custar 100 milhões
Rui Rio arrasa gestão da Metro
Jóias roubadas valiam um milhão de euros
"Você é o próximo a ser morto", avisara o jovem
Diário Económico
Concorrência quer poderes reforçados
Impostos sobre as empresas vão ter novas regras
"A posição actual da Sonangol no BCP é adequada"
Rendas vão subir mais que a inflação
Jornal de Negócios
Novas estradas podem vir a ter mais troços com portagem
Governo espera mais 20 mil funcionários na reforma em 2009
"O que está a acontecer na banca de investimento é triste", diz Zeinal Bava
Angola paga 435 milhões para ficar com metade da banca lusa no país

terça-feira, 23 de setembro de 2008

resumo de noticias do dia


Diário de Notícias
Chefe de gabinete de vice-presidente tem casa da CML
Malparado aumenta 16% no crédito à habitação
Maior baixa de sempre no preço dos combustíveis desde 2004
Público
Ministério investiga subida suspeita de notas de acesso à universidade
China - Crianças afectadas pelo leite contaminado são 54 mil
Consumo de antidepressivos é o triplo da UE
Portugal - Bancos pedem 23 vezes mais crédito ao BCE

Correio da Manhã
Pressão política baixa combustíveis
Miúdo de 13 anos esfaqueia os pais
Valentim acusado por negócio ruinoso
24 Horas
Cavaco recebe queixa contra Gonçalo Amaral
Árbitros das vítimas da Casa Pia pagaram-se com 17.500 euros
Diário Económico
Saiba como pagar menos pelos seus créditos
Petróleo teve a maior subida de sempre
Infarmed sem pessoas para avaliar remédios
Caixa faz acordo com Sonangol para entrar em Angola
Jornal de Negócios
Gasolina já desceu, gasóleo ainda não
Exposição do Estado à bolsa ultrapassa 100 mil milhões
Concorrência foi "eficaz" na actuação contra cartel das cantinas
Governo dá garantias sobre a EP para desbloquear novas estradas
Jornal de Notícias
Descida sem precedentes no preço dos combustíveis
Rapaz de 14 anos esfaqueou o pai e a mãe em casa
Primeiras chuvadas provocaram inundações

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Resumo de Imprensa em 22-09-08


Diário de Notícias
Exército ainda não reconhece direito a estudar
Chuva anuncia Outono alagando Coimbra com meio metro de água
Rui Teixeira escapa a processo por erro grosseiro
Público
Dia sem carros - Em Portugal anda-se cada vez mais de bicicleta
Lisboa muda regras na entrega de casas para evitar "tentações"
Partidos preparam renovação autárquica
Crise Fianceira - EUA apelam à intervenção de outros países
Correio da Manhã
Avaliação de árbitros viciada
Casas vendidas a preços de saldo
Menos vinho mas de melhor qualidade
24 Horas
Ingleses inventaram namorada prostituta a Cristiano Ronaldo
Juduciária anda a ser tramada pela banca e serviços do Estado
Micro droga com o tamanho de grãos de areia já chegou a Portugal
Jornal de Notícias
4000 Magalhães nas escolas terça-feira
Chuva lança o caos na Baixa de Coimbra
Famílias pagam 12% do Ensino Superior
Acusados de 30 assaltos e de matar gasolineiro
Diário Económico
O que muda com a crise financeira
Laboratórios vão processar hospitais
Oni vai instalar câmaras para vigiar escolas
Privatização da Galp ameaça estabilidade accionista
Jornal de Negócios
Funcionários públicos reformam-se com €1.430 por mês
Crise Financeira - Bolsas aplaudem proposta de Bush
RTP investiga contrato com Eurest, suspeita de cartel

Casas vendidas a preços de saldo
A compra de casas em leilão, a preços mais baixos do que os do mercado, é a preferência de cada vez mais portugueses. O décimo leilão da Euro Estates este ano, que decorreu ontem em Lisboa, foi dos mais concorridos, quer em número de participantes quer nos lances de licitação, razão pela qual a maioria das casas foi arrematada por valores muito superiores aos dos de entrada na praça.
Autoridades esperam gripe severa
Depois de dois anos calmos, este Inverno corre o risco de ser marcado por uma "epidemia de gripe severa [na Europa]". As preocupações dos especialistas são motivadas por uma estirpe "especialmente virulenta" que em 2007 foi responsável por três vezes mais casos de gripe na Austrália e que deverá agora passar para o Hemisfério Norte. A Organização Mundial da Saúde alerta para a necessidade de reforçar a prevenção do contágio, principalmente nos grupos de risco.
Menos vinho mas de melhor qualidade
Este ano houve uma redução de 20% na produção de vinho, mas o Governo garante que essa descida é compensada pelo aumento da qualidade dos vinhos portugueses. O Executivo quer apostar na promoção de vinhos de alta qualidade no estrangeiro, mas o sector reivindica a criação de uma "marca Portugal".
Igreja de St.ª Cruz inundada
A Igreja de Santa Cruz, onde se encontram os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal, não escapou ontem à tromba-d'água que atingiu Coimbra e provocou 49 inundações, com particular incidência na Baixa. A enxurrada entrou pela porta principal do templo, situado na praça 8 de Maio, arrastando pedras e muito lixo, e chegou ao altar, onde atingiu uma altura de cerca de meio metro, segundo os cálculos do director da Protecção Civil Municipal, Serra Constantino. Mas não chegou aos túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

importantes para o CM!


Al-Qaeda ataca embaixada dos EUA
Seis suspeitos da al-Qaeda, alguns disfarçados de polícias, lançaram um ataque com dois carros armadilhados junto à embaixada dos EUA na capital do Iémen matando dez pessoas - seis seguranças iemenitas e quatro transeuntes. Os seis terroristas morreram no ataque - o segundo em seis meses - reivindicado pela Jihad Islâmica do Iémen, grupo com vínculos à organização de Osama bin Laden.
Pinho incapaz de baixar preços
A BP aumentou ontem o preço da gasolina em um cêntimo mas baixou, no mesmo valor, o gasóleo, tal como a Repsol e a Galp. Oscilações mínimas depois de dias seguidos marcados pela descida do petróleo e pelas declarações do ministro da Economia, que diz ser "anormal" que o preço dos combustíveis não siga a tendência" de descida.
Dois assaltos em menos de duas horas
Dois homens, encapuzados e empunhando uma caçadeira de canos serrados, assaltaram na noite de anteontem, no intervalo de uma hora e meia, duas churrasqueiras Happy Gill, uma na Amora e outra em Corroios, ambas no concelho do Seixal.
Sequestrado: Assinou cheques de 150 mil euros
A Polícia Judiciária (PJ) deu ontem por encerrada a investigação do sequestro de um homem, de 69 anos, com a detenção de mais dois indivíduos. Estes juntam-se a um outro homem e uma mulher detidos no sábado, completando o grupo por detrás do crime.
Mulher bate em ladrão com balde
Isaura Afonso, 50 anos, proprietária do snack-bar Afonso, em Vila Real de Santo António, não se considera uma heroína, mas teve um acto que, na cidade, é merecedor dos maiores elogios, embora haja quem o apelide de temerário.
"Só depois é que me lembrei de que podia ter sido baleada", afirma, recordando o assalto de que foi alvo, na noite de anteontem, à hora de fechar o estabelecimento (cerca das 22h30).
Tasca Assaltada Vinte Vezes
A Tasquinha da Muralha, situada junto ao cais comercial de Vila Real de Santo António, foi assaltada, na madrugada de ontem, por desconhecidos. O vigésimo roubo em 15 anos de existência.
"Só de manhã percebi que, pela 20ª vez, tinha sido alvo de um assalto", disse ao CM Vítor Brito, proprietário do estabelecimento.
Os gatunos partiram um vidro da janela, para acederem ao interior, e depois, com o recurso a um bengaleiro, arrombaram a porta do escritório, "deixando uma pistola de alarme como recordação", diz o comerciante, que está revoltado.
"Tenho sido um mártir; já me roubaram a máquina do tabaco, televisões e sei lá o que mais; desta vez, só me levaram 600 euros em dinheiro", explica.
Bomba explode em prédio de Tomar
Uma explosão ocorrida na madrugada desta quinta-feira causou graves danos materiais no terceiro andar de um prédio em Tomar sem, no entanto, causar vítimas. A Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra está no local a investigar e suspeita de que o rebentamento foi provocado por uma bomba.
A explosão ocorreu às 3h00 junto à entrada de um prédio na Rua Angelina Vidal, de acordo com informação divulgada pela PSP de Tomar. O engenho explosivo foi colocado no hall de entrada do terceiro andar do prédio, provocando danos avultados nas portas dos apartamentos desse piso e no elevador do prédio. Apesar da destruição provocada, não há vítimas a registar.
Agentes da Polícia Municipal agredidos
Dois agentes da Polícia Municipal (PM) de Lisboa ficaram feridos após terem sido agredidos, na sequência de uma acção de despejo administrativo num bairro social da capital, segundo informou esta quinta-feira uma fonte da corporação.
Os dois agentes estavam a cumprir uma acção de despejo, por “ocupação ilegal de uma casa camarária”, na rua Carlos Botelho, junto ao bairro das Olaias, em Lisboa, quando os “dois ocupantes agrediram os policias à paulada”, explicou a mesma fonte.
Ambos se encontram impedidos de trabalhar, estando de baixa um “devido a hematomas na cabeça” e outro “por golpes e cortes no corpo”.
Disparavam a matar
São jovens, andam fortemente armados e disparam ao primeiro temor. Fizeram-no em Abril, quando o inspector da PJ do Porto reagiu ao carjacking ao seu Audi A3, à porta de casa, numa freguesia da Maia. Voltaram depois a fazê-lo em várias situações, desde assaltos a ourivesarias a confrontos em discotecas.
Filipe ‘Bianchi’ era o líder do grupo e hoje será um dos 18 suspeitos, a maioria a residir na Giesta, em Valbom, Gondomar, a ser presente à juíza do TIC do Porto que assinou os mandados. APJ imputa-lhes uma actividade criminosa organizada, que durava há muito e era multifacetada. Roubavam carros e ouro, traficavam droga e tinham conhecimentos no mercado dos veículos contrafeitos. Andavam sempre armados, circulavam no mundo da segurança das discotecas e disparavam ao mais pequeno confronto. O núcleo duro fazia os crimes mais graves, mas outros eram responsáveis pelos mercados paralelos. Como o caso do dono de um stand, ontem detido, que servia para escoar os carros roubados. Ou o proprietário de dois cafés, onde o gang se encontrava.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

importantes ?

Gasóleo foi o 6.º que menos caiu na UE-27.
Gasolina pode subir em vez de descer
Com o petróleo a descer, cresce o número de vozes que em Portugal exigem a descida dos combustíveis.
Ontem, foi a vez do ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmar que "os preços dos combustíveis devem reflectir a redução das cotações do petróleo nos mercados internacionais". Só que em vez de descer, os preços, pelo menos o da gasolina, até podem voltar a subir a curto prazo, alertam responsáveis do sector petrolífero. O fecho das refinarias do Sul dos EUA por causa do Furacão Ike levou a cotação internacional da gasolina a valorizar nos últimos dias quase 3%, ultrapassando a do gasóleo, disse ao DN, o secretário-geral da APETRO (Associação das Empresas Petrolíferas).Mas se a evolução dos produtos refinados nos últimos dias está a contrariar a queda do petróleo, a verdade é que o mercado português ainda não reflectiu na totalidade a baixa das cotações internacionais do diesel e da gasolina verificada nos últimos meses. DN Quarta, 17 de Setembro de 2008


a "independência e qualidade" do trabalho dos magistrados
O presidente do Supremo Tribunal falou ontem, dia em que a instituição a que preside completa 175 anos. E fez críticas. Arrasou a responsabilidade contratual - a lei que faz com que os juízes, em caso de erro, tenham de indemnizar os prejudicados pela má aplicação do direito. Ora esta lei que nos foi imposta pela UE tem interesse democrático: não implica pressão sobre juízes, apenas, em erro (e, apesar de órgão de soberania, a justiça é humana), resguarda o cidadão
E exige mais da justiça. Isso não é mau. Pelo contrário, a ideia de que a independência é posta em causa pelo medo de errar é que não incute confiança na justiça, já de rastos. Também não ajuda nada que o presidente do Supremo dê entrevistas nas quais se queixa do "sistema remuneratório dos juízes", insinuando que dá azo a "situações menos claras" e que pode afectar a "independência e qualidade" do trabalho dos magistrados. DN Quarta, 17 de Setembro de 2008


Genéricos podem faltar nas farmácias
Há medicamentos genéricos que poderão sofrer rupturas de abastecimento.
Laboratórios e farmácias dizem que o prazo dado pelo Ministério da Saúde para alterar os preços - que passam a ser 30 por cento mais baratos já a 1 de Outubro - é "demasiado curto". E admitem que nem todas as empresas conseguirão cumprir a data. Como consequência directa, os doentes podem não encontrar o que procuram. CM Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008

terça-feira, 16 de setembro de 2008

importante para "vários"...


importantes para o CM!


Refém em casa de banho
Salva por um cliente que por acaso resolveu entrar no café Cinco Estrelas e pedir um copo de vinho. A sorte e os vários berros de socorro acabaram por resgatar a proprietária fechada na casa de banho do estabelecimento assaltado anteontem ao final da tarde, em Freamunde, Paços de Ferreira.
Adolescentes assaltam banco
Cinco rapazes, dois dos quais encapuzados e armados, assaltaram ontem de manhã a Caixa de Crédito Agrícola, em Freiria, Torres Vedras, de onde levaram mais de 4 mil euros. Os assaltantes - que 'não tinham mais de 19 anos', segundo garantiu ao CM ,uma testemunha - chegaram em duas viaturas, um Opel e um Volkswagen. Durante o assalto agrediram um dos clientes.
Fábrica fecha e desemprega 60
Os trabalhadores da Efilã, empresa têxtil localizada na aldeia de Trinta, Guarda, concentraram-se ontem em frente à fábrica depois de serem informados de que aquela "já não ia abrir mais".
Falência na América sobe juros cá
A falência do quarto maior banco norte-americano, o Lehman Brothers, arrastou as Bolsas para fortes quedas e fez disparar a Euribor a seis meses para o máximo de há oito anos - uma variação que obrigará no próximo mês a uma nova a subida das prestações no crédito à habitação

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

importante para "vários"...


importantes para o CM!



Mais crimes e menos presos
Este é o principal balanço das alterações penais que entraram em vigor há um ano. No primeiro dia foram soltos 115 reclusos, mas ao longo dos últimos 12 meses a diminuição da população prisional foi muito superior: menos 2038 presos, a maior queda de sempre acompanhada por uma onda de criminalidade sem precedentes. CM 150908

domingo, 14 de setembro de 2008

importantes para o CM!


PSP exige mais serviços mas paga menos
A Direcção Nacional da PSP emitiu uma Norma de Execução Permanente, aplicável a todo o efectivo, que alterou o regime dos serviços remunerados, conhecidos por gratificados. Segundo o documento a que o CM teve acesso, os polícias estão agora obrigados a fazer estes serviços em feiras e espectáculos, quando até agora só o faziam se quisessem. Ao mesmo tempo, o valor pago aos agentes baixou dos 27,87 euros para os 18,58 por um turno de quatro horas
Ladrão até disparou contra carro da GNR
Para sustentar os pais, um irmão esquizofrénico, um primo e a sua toxicodependência, o homem fez cerca de 50 furtos no interior de viaturas. Foi detido pela GNR de Almada à porta de casa, na Cova Piedade, às 18h00 de quinta-feira, quando ia a entrar para o Peugeot 407 cinzento que roubou no Restelo e usava para fazer os furtos. Ao início da noite de ontem , 'Ricardo' (nome fictício) foi libertado por um juiz do Tribunal de Almada, ficando sujeito apenas a apresentações diárias. A GNR procura o comparsa do homem, de 28 anos, nos crimes.
Médias de acesso baixaram
As médias de acesso ao ensino superior baixaram em relação ao ano passado. O curso com a média mais elevada é Medicina (Univ. do Porto): o último colocado entrou com 18,52 valores. Em 2007, tinha sido o curso de Medicina da Universidade Nova de Lisboa o mais exigente: 18,85 valores.
Agressões, ameaças e indisciplina
190 docentes vítimas de alunos e pais
Pelo menos 190 professores foram vítimas de alunos e encarregados de educação no último ano lectivo. Segundo João Grancho, presidente da Associação Nacional de Professores e responsável da Linha SOS Professor, os docentes que contactaram a linha são alvo de agressões, ameaças, indisciplina e comportamentos delinquentes. Para as vítimas, que têm entre 20 e 69 anos, o dia de hoje, em que recomeçam as aulas em algumas escolas, é também de regresso ao local do crime. 10 Setembro 2008 - 15h00
Líder do PS ataca adversários políticos
"Quem acha que pode fazer política de forma negativa, apenas dizendo mal e entregando-se à maledicência, verdadeiramente não está com vontade de servir a política, nem de servir o seu País". A mensagem foi deixada ontem por José Sócrates na rentrée política do PS, em Lisboa, e teve como alvo toda a Oposição, mas em particular Manuela Ferreira Leite.O secretário-geral do PS criticou, na abertura do Fórum Novas Fronteiras, o estilo de actuação da oposição "bota abaixo" e considerou que "essa não é uma forma nobre de fazer política". Sem referir nomes, Sócrates apontou as críticas a Ferreira Leite, que tem sido acusada pelos socialistas de não apresentar ideias para o País.
Paulo Portas desafia Sócrates
O líder do CDS desafiou ontem o primeiro-ministro para um debate televisivo sobre segurança e criminalidade. “Se ele não aceitar, não ficarei por aqui”, advertiu.
ps: porque raio é que PPortas dizendo o que cada vez mais eleitores pensa, não consegue ser convincente (pelo menos no que me diz respeito, claro) ?
Mas o que ainda mais me espanta são as notas que os cretinos nacionais, vulgo “cromos”, colocam nos comentários á noticia...

Manuela acusa PS de impedir o voto
Manuela Ferreira Leite acusou ontem o PS de querer impedir que milhares de emigrantes votem nas eleições legislativas e considerou "inaceitável a instrumentalização das leis da República à luz de interesses partidários". Em causa está um projecto de lei do PS para alterar a Lei Eleitoral para a Assembleia da República, que prevê o fim do voto por correspondência. 12 Setembro 2008 - 17h05
Louçã critica Cavaco e Sócrates
O líder do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, acusou este sábado o primeiro-ministro, José Sócrates, e o Presidente da República, Cavaco Silva, de terem passado os últimos dias a discutir o que é “secundário”, deixando de lado temos como o “desemprego e a precariedade”. 13 Setembro 2008 - 17h05
Cavaco nega tensão com Governo
O Presidente da República negou ontem qualquer tensão com o Governo ou com a Assembleia da República por causa do Estatuto Político-Administrativo dos Açores. Mas garantiu "ter opiniões e princípios que não deixará de expressar em público quando entender ser útil e necessário".
...
Apesar de ter sido informado pelo Presidente sobre a importância do assunto, Sócrates deu total cobertura a César. E a razão parece estar relacionada com as próximas eleições nos Açores, marcadas para o próximo dia 19 de Outubro.
...
"Se o senhor Presidente da República entender vetar politicamente o diploma, o PS sabe muito bem o que deve fazer." Foi com estas palavras que o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, reagiu ao aviso de Cavaco Silva sobre o Estatuto Político-Administrativo da região autónoma
PCP manifesta-se contra Governo
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, reiterou este sábado as críticas ao Código do Trabalho e anunciou que o partido se juntará à CGTP nas jornadas de luta do próximo dia 1 de Outubro. 13 Setembro 2008 - 15h42

terça-feira, 2 de setembro de 2008

CM Resumo Imprensa 02-09-08


Carreira bloqueada a 230 mil
Quase 230 mil funcionários da Administração Central estão impedidos de progredir na carreira profissional por causa de problemas na aplicação do Sistema Integrado de Avaliação da Administração Pública (SIADAP). Esta avaliação determina os créditos para se avançar na hierarquia mas o SIADAP não tem sido aplicado pelos dirigentes. A lei determina "a cessação de funções" dos dirigentes que não aplicarem o regime de avaliação.
Morte de João choca colegas de trabalho
Há cinco anos que João Paulo Almeida era recepcionista no Hotel Marriott, em Lisboa. A competência profissional do jovem levou mesmo a administração do grupo hoteleiro norte-americano a convocá-lo para diversos serviços em hotéis no estrangeiro. Quando se soube que o jovem, de 22 anos, tinha sido morto a tiro no sábado à noite, à entrada de sua casa, na Almoinha, Sesimbra, todos os colegas ficaram consternados.
Marcelo exige metas ambiciosas
Continuo a apoiar Manuela Ferreira Leite, como tenho feito desde há quatro meses, e continuo a achar que é ela, de longe, dentro do PSD quem tem as melhores condições para ganhar as eleições." A frase é de Marcelo Rebelo de Sousa, proferida ontem no Porto, no dia em que se iniciou a Universidade de Verão do partido, que marca a rentrée dos social-
40 mil docentes no desemprego
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) denunciou ontem que nunca houve tantos professores não colocados como este ano e responsabilizou o Governo pelo facto. "É um recorde absoluto, nunca ficaram de fora 40 mil, é um dia dramático para milhares de professores e para as suas famílias", afirmou Mário Nogueira, secretário-geral da maior federação sindical, que promoveu acções de protesto junto a Centros de Emprego em todo o País.
Contratados 4 mil
Dos mais de cinquenta mil professores que se candidataram à contratação para o ano lectivo 2008/09, apenas quatro mil obtiveram colocação, com 47 mil a ficarem de fora. Os números são semelhantes aos do ano passado, quando ficaram por colocar 49 mil dos 55 mil candidatos.
Bombeiros e INEM de costas voltadas
O INEM não reconhece a Urgência do Hospital de S. João da Madeira e uma grande parte das emergências médicas são encaminhadas para o Hospital de São Sebastião (Feira) quando, segundo alguns clínicos, poderiam ser tratadas localmente.
Médicos dos CODU sem formação de base
Alguns médicos operacionais que trabalham nos quatro Centros de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e que respondem às chamadas do número de emergência médica (112) não têm formação em suporte básico de vida.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

resumo de noticias

CM Segunda-feira, 1 de Setembro de 2008 - 6:30
Guerra corta água a fogos
O combate às chamas já não é a única preocupação dos pilotos que lutam por meio aéreo contra incêndios em alguns concelhos transmontanos. Os relatos de agricultores, em Valpaços, Chaves e Murça, que tapam ou que tentam camuflar os tanques, para dificultar o acesso a pontos de água e a poços que usam para irrigar as terras, têm sido frequentes. Assim, evitam a sua utilização pelos helicópteros da Protecção Civil, mas colocam em risco a segurança de todos.(...)
Médicos sem formação
Alguns médicos operacionais que trabalham nos quatro Centros de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e que respondem às chamadas do número de emergência médica (112) não têm formação em suporte básico de vida.
Barman morto em Sesimbra
Sábado, 23h30. Vivia-se a ressaca do Benfica-Porto, quando Vítor Arcadino, proprietário de um café na Urbanização Pinhal de Cima, em Almoinha, Sesimbra, ouviu três tiros. Segundos depois, um homem veio à janela rogar por ajuda para o irmão, que tinha acabado de ser baleado.
Homem baleado à porta de casa
Um homem, de 37 anos, com nacionalidade romena, foi baleado à porta da casa onde tem um quarto alugado, cerca das 21h30 de anteontem. O atirador ainda ameaçou outro inquilino e chamou por uma mulher que estava no quarto da vítima. O casal em fuga é procurado pela Polícia Judiciária.
Cavaco aprova juiz
A escolha do juiz conselheiro Mário Mendes para secretário-geral do Serviço de Segurança Interna (SISI) foi acolhida com agrado em Belém. O CM sabe que o Presidente da República foi informado pelo primeiro-ministro antes de o nome ser divulgado e que Cavaco Silva já havia manifestado anteriormente, em círculos que lhe são próximos, a preferência por uma personalidade independente, admitindo inclusivamente um juiz, cuja nomeação não fosse explorada na luta político-partidária.
Santana ataca Marcelo
Há limites para tudo." A frase é de Pedro Santana Lopes, num ataque a Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito das críticas que fez à líder do PSD neste fim-de--semana. Num texto publicado anteontem no seu blogue, o ex-presidente da bancada contesta o que considera ser o arrependimento precoce do professor no apoio dado a Manuela Ferreira Leite nas últimas eleições directas de 31 de Maio.
outros

Jornal de Negócios
Custos com juros sobem mais de um terço
Grandes grupos cobiçam prisão do Pinheiro da Cruz para fins turísticos
Processos via Net dão redução até 50% nas taxas de Justiça
Diário Económico
"Governo vai fazer tudo pela maioria absoluta" - Marcelo Rebelo de Sousa
Caixa perde mais de 600 milhões na bolsa
Teixeira Duarte quer vender pontes do Tejo
Jornal de Notícias
Bombeiros já chegam a fogos em dez minutos
Jovem morto em casa com dois tiros por causa de um carro
Governo incentiva autarcas a testar criação de regiões
24 Horas
Novo esquema promete uma fortuna por 6 euros
Miúdo morto com dois tiros por ir defender o irmão
Há mais de 63 mil crianças inscritas em infantários ilegais
Público
Furacão Gustav põe em risco êxito da Convenção Republicana
Floresta - Ardeu menos de um décimo da média da década.
Diário de Notícias
Nova Orleães recorda 'Katrina' e foge de 'Gustav'
Marcelo afasta-se de Ferreira Leite

O 1 de Setembro que mudou o mundo!

1513 - Vasco Núñez de Balboa descobre o Mar do Sul, posteriormente denominado de Oceano Pacífico.
1929 - Atentado contra o edifício de Reichstag em Berlim.



1939 - A Alemanha invadiu a Polônia e deu início à Segunda Guerra Mundial.



1969 - O coronel Muammar Kadafi, a frente de um grupo de jovens oficiais da ala esquerda do Exército, derroca o Rei da Líbia e instaura um Conselho Supremo da Revolução.

1983 - Caças soviéticos derrubam um avião comercial sul-coreano com 269 passageiros. Não houve sobreviventes.

1985 - Restos do navio Titanic, que se afundou em 1912 depois de bater em um iceberg, foram encontrados por expedições americanas e francesas.Os seus construtores teriam dito que “nem Deus seria capaz de submergi-lo”. O Titanic afundou-se na primeira viagem, um dia depois de deixar o sul da Inglaterra.