Não se preocupe, a maioria dos gajos da “opinião publicada” também não sabe mas vai falar à brava de recessão! Há que manter-nos, “idiotas úteis”, sob pressão e dar oportunidade aos péssimos “canhotos”, que por ai nos andam a poluir, de nos de atirar uns “bitaites” (a melhor tradução de “sound bites” que, um dia, alguém inventou) ”.
Preocupe-se sim quando notar que a recessão japonesa começou oficialmente em 1992 e segundo alguns estudiosos ainda não acabou. Os mais optimistas dizem que o Japão está apenas estagnado!
Ora, a crise japonesa começou de maneira idêntica à crise actual e, assustadoramente, as troikas e governos de hoje estão a promover exactamente as mesmas medidas, até à pouco, implementadas pelos governos do Japão.
Correndo o risco de querer repartir uma teoria económica que partilho, penso que os mais curiosos destas coisas podem ficar a saber mais que os “especialistas em generalidades” (pagos a centenas de euros por ida às tv’s) se lerem um brilhante artigo de Benjamim Powell preparou para o Mises em http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=184.
Eventualmente ali irão descobrir onde é que os keynesianos meteram a “pata na poça” e perceberem a desgraça onde os governos, principalmente o anterior da “treta” e o actual da “troika”, nos meteram!