sexta-feira, 30 de maio de 2014

para mais tarde recordar...Seguro

António José Martins Seguro, o secretário-geral do Partido Socialista, chega à alta roda da política nacional pela mão de António Guterres. Em 1992, António José Seguro desempenhou um papel importante na mobilização do eleitorado da Juventude Socialista em torno da campanha de Guterres contra Jorge Sampaio. 
Seguro era visto então como um dos ‘anjinhos’ (aos olhos do Independente de Paulo Portas) do candidato socialista, a par de José Sócrates – que aprendeu a fazer política enquanto Guterres liderava a bancada parlamentar do PS – ou de Edite Estrela, reabilitada para a direcção do grupo parlamentar por Guterres, depois de afastada por Jorge Sampaio.

Na época, a tradição dizia que os aspirantes ao grande palco da política passavam pelo Expresso, numa rubrica light que mostrava como viviam as figuras públicas. A vez de Seguro foi publicada a 12 de Outubro de 1991, um ano depois de ter sido eleito secretário-geral da JS. Tinha 29 anos. Era dirigente político e estudava. Indicava Cavaco Silva como o membro do Governo que mais o irritava. Dizia ter um urso de peluche. Também tinha um Opel Corsa, destruído numa campanha eleitoral. E um desejo secreto: contracenar com Julia Roberts no filme ‘Nove Semanas e Meia’. Erotismo…só no cinema. Na televisão tinha uma mania: o Hino Nacional era o seu programa favorito. (por ricardo.rego@sol.pt )