quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

para mais tarde relembrar

Inflação subiu para 2,6 por cento em Janeiro
A taxa de inflação anual em Portugal aumentou para 2,6 por cento em Janeiro, uma décima a mais do que o valor registado no mês anterior, contra 1,8 por cento da Zona Euro e 2,1 por cento da União Europeia.
Segundo o departamento de estatística da Comissão Europeia, o Eurostat, as taxas mais baixas foram registadas na Holanda (um por cento), Malta (1,2 por cento) e Finlândia (1,3 por cento).
A Hungria (8,4 por cento), a Letónia (7,1 por cento) e a Bulgária (6,9 por cento) lideraram o "ranking" das taxas mais elevadas.
Publico 28.02.2007 - 12h05

DREN quer "punição exemplar" para agressores de docentes
A directora regional de educação do Norte, Margarida Moreira, considerou hoje "inaceitáveis" as agressões a professores ocorridas esta semana em escolas primárias do Porto, reclamando uma "punição exemplar" para os autores. Publico 28.02.2007 - 16h02

Mais de cinco mil pessoas manifestaram-se hoje em Arcos de Valdevez contra o encerramento do serviço de urgências do concelho. Segundo a organização do protesto, a população não irá desistir até que o ministro da Saúde recue nessa intenção. Lusa 28.02.2007 - 14h14

Líder local do PP em greve de fome
Os habitantes de Arcos de Valdevez vão manifestar-se hoje contra o encerramento do serviço de urgência do centro de saúde do concelho. Pelos mesmos motivos, o líder da concelhia do PP iniciou ontem uma greve de fome. Lusa 28.02.2007 - 08h33

RTP e Governo em estilo Chávez

Prós e Contras:
RTP e Governo em estilo Chávez
Fazendo lembrar os intermináveis programas televisivos que Hugo Chávez impõe aos venezuelanos, Correia de Campos, aterrou no Prós e Contras, obrigou a que, pela primeira vez, o formato do programa acolhesse um ministro que não era pró nem contra, instalou-se a meio do palco... e não se calou.
Eram 02h25 da madrugada desta terça-feira e ainda o irrecuperável ministro Correia de Campos perorava ininterruptamente no programa Prós e Contras da RTP. Já poucos portugueses estariam acordados a tal hora. E menos ainda com paciência para se cansarem a ouvir as atabalhoadas explicações do ministro da Saúde. Mas Correia de Campos, no seu afã de corrigir os disparates que vem dizendo um dia após outro, não se comoveu com esses pormenores de horas tardias ou audiências mínimas.
Fazendo lembrar os intermináveis programas televisivos que Hugo Chávez impõe aos venezuelanos, Correia de Campos, aterrou no Prós e Contras, obrigou a que, pela primeira vez, o formato do programa acolhesse um ministro que não era pró nem contra, instalou-se a meio do palco…. e não se calou. Falou, falou, até não dizer já coisa com coisa, citar Jorge Luís Borges a despropósito e erradamente e garantir que ninguém o tira do lugar que ocupa.
O que surpreende é ver a RTP sujeitar-se a esta vertigem latino-americana do Governo de Sócrates. E dar-lhe acolhimento. Como se a direcção de informação da RTP se tivesse mudado para S. Bento.
Opinião José António Lima Sol 27Fev07

“É bom começar o dia com gargalhadas”

Juízes contrariam Costa
O balanço sobre a redução das férias judiciais elaborado pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), no último trimestre de 2006, e já enviado ao ministro da Justiça, contraria os números “extraordinários” divulgados ontem pelo Governo, que dão conta de uma subida de 57,3% nos processos findos entre Agosto e Setembro de 2006 – primeiro ano em que a interrupção foi circunscrita ao mês de Agosto.
"ACABEM COM AS FÉRIAS JUDICIAIS"
O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desafiou ontem o Governo a acabar de vez com as férias judiciais, em reacção ao balanço dos dois anos do executivo no sector da Justiça. “Acabem com as férias judiciais e em vez de uma subida de 57,3% nos processos findos, aumentem 114%”, afirmou o desembargador, classificando como “pura propaganda, demagogia e populismo” os resultados apresentados. “É impossível comparar coisas que são incomparáveis. Em 2005 apenas eram processados os casos urgentes e as providências cautelares e em 2006 passaram a ser processados todos os processos.”
DÚVIDAS SOBRE A BASE DO ESTUDO
O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), António Cluny, escusou-se a comentar os números apresentados por Alberto Costa e José Sócrates, que apontam para uma diminuição do número de processos, mas adiantou querer saber se os valores apresentados incluem os que findaram há anos atrás, mas cujos verbetes só agora foram preenchidos. “Em 2006 foi dada prioridade ao preenchimento dos verbetes que estavam atrasados em muitas comarcas”, explicou Cluny, que quer conhecer a base estatística do estudo divulgado.
CRÍTICOS NA BLOGOSFERA
A ironia foi o tom dominante na blogosfera após a divulgação do estudo ‘Dois anos com resultados no sistema judicial’. Em vários blogues jurídicos, designadamente num dos mais conhecidos, o In Verbis, várias pessoas acorreram a comentar a notícia, manifestando muitas dúvidas quanto à base estatística dos resultados apresentados ontem, no Centro Cultural de Belém, pelo primeiro-ministro José Sócrates e pelo ministro Alberto Costa. “É bom começar o dia com gargalhadas”, escrevia um dos cibernautas. CM Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007




segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Uma boa ideia que podia servir Lisboa e os lisboetas.

Crise na Câmara divide socialistas
O vereador socialista na Câmara Municipal de Lisboa Nuno Gaioso Ribeiro admitiu ontem a formação de uma lista de personalidades de todas as forças políticas da oposição para concorrer a eleições intercalares na autarquia da capital. Miguel Coelho, líder da concelhia do PS, qualificou a proposta de “disparate”. CM 2007-02-26 - 00:00:00

ps: Miguel Coelho diz que ideia de Nuno Gaioso é um disparate.

SÓCRATES DESVIRTUA "B.I."

O recuo do Governo no encerramento de algumas urgências foi recebido no PS com surpresa, porque, segundo confidenciaram ao CM alguns socialistas, “é um recuar a que nós não estamos habituados no PS”. Até agora, o “B.I.” (o estilo) do primeiro-ministro “era tomar a decisão e seguir em frente”, acrescentaram, sublinhando que “é de certeza um caso isolado”.
Serviços de saúde
Governo alarga acordos
Em visita ao Hospital do Montijo, o ministro da Saúde recusou admitir um recuo na decisão de encerrar as Urgências de 15 concelhos. E abriu portas à negociação com os restantes municípios afectados pelo relatório da Comissão. Correia de Campos não deixa cair os “hospitais de proximidade”, por isso vai ainda alargar as reuniões a outros concelhos do País.

Apenas um dia depois de assinar o protocolo que pôs termo ao encerramento das Urgências em seis municípios – nos moldes anunciados – e do buzinão que ecoou na Margem Sul do Tejo, o ministro da Saúde, Correia de Campos, foi ontem ao Hospital do Montijo garantir que está disponível para negociar novos protocolos de reestruturação com as nove autarquias para as quais o relatório da Comissão Técnica de Apoio sugeriu o encerramento das Urgências.
Duas já responderam: o Fundão aceitou o protocolo, apesar de ainda não o ter assinado. Ovar rejeitou chegar a acordo
Dos outros sete municípios, São João da Madeira, Estarreja, Vila do Conde e Régua admitem estar em negociações com o Governo. Peniche agendou uma reunião de informação à população para o próximo sábado, mas negou estar a traçar qualquer acordo com o Ministério da Saúde. A incógnita mantém-se sobre Lisboa, onde está planeado o encerramento das urgências no Hospital Curry Cabral, e na Anadia.
Durante a visita ao Hospital, Correia de Campos garantiu que “todas essas [15] autarquias foram convidadas para serem recebidas”. E abriu portas a novos consensos. “Algumas foram convidadas e não aceitaram na primeira vaga, mas estamos disponíveis para esta segunda vaga” de reuniões, disse o ministro.
Ao que o CM apurou, o Governo não reduz as reuniões aos concelhos visados no relatório da Comissão. “Ninguém disse que o ministro está a negociar apenas com os 15 concelhos, está a negociar com muito mais municípios”, garantiu fonte do Ministério da Saúde.
Correia de Campos quer continuar pela via negocial para evitar mais protestos populares. Durante a visita, o ministro fez questão de sublinhar que a assinatura dos protocolos “é uma demonstração de que é pela conversação que se resolvem os problemas”. “Não é pela mobilização, pelo barulho.” Estarreja leu nas entrelinhas e suspendeu, para já, os protestos agendados. Valença, porém, prepara nova ofensiva e Arcos de Valdevez manifesta-se quarta-feira.
Transmontanos Não Falam De Outra Coisa
Em Macedo de Cavaleiros não se falava ontem de outra coisa, afinal foi o único concelho onde o Governo cedeu por completo na decisão de encerramento das Urgências.
Com a assinatura do acordo com o Governo, o Hospital de Macedo de Cavaleiros ganhou um helicóptero para socorro de emergência e transporte. A partir de Outubro, será também instalada uma unidade de convalescença no hospital local que irá servir o Distrito de Bragança.
CM 2007-02-26 -

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Dividir para... continuar a governar?

Ministro convida autarquias a celebrar protocolos que mantêm abertos os serviços
Recuo nas urgências
O Governo recuou no plano que previa o fecho de 15 Urgências hospitalares. Ontem, seis municípios assinaram protocolos com o Ministério da Saúde que visam a reestruturação do serviço. Algumas unidades vão funcionar nos mesmos locais e com as mesmas equipas, mas as horas serão reduzidas. Deixam de se chamar Urgências e passam a denominar-se ‘Consultas Não Programadas’. CM 2007-02-25 - 00:00:00

Câmaras trocam melhorias por fecho das urgências
Primeira decisão política contra peritos

Macedo de Cavaleiros venceu a batalha das urgências graças às péssimas estradas com que o concelho é servido. E transformou-se na primeira decisão política concreta na polémica reestruturação da rede de urgências encetada pelo Ministério da Saúde apesar de sugerido o encerramento do actual serviço pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências, o hospital local terá "um Serviço de Urgência Básica, integrando a futura rede". Está preto no branco no protocolo ontem assinado com a Administração Regional de Saúde do Norte, em Lisboa, e é de facto o único verdadeiro recuo de Correia de Campos face ao mapa proposto pelos peritos. JN Domingo, 25 de Fevereiro de 2007

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Portas aponta caminho...

... e afirma disponibilidade para ajudar o CDS

Paulo Portas prepara-se para anunciar, na próxima semana, que está disponível para ajudar o CDS a ultrapassar a actual fase de divisão interna, apontando o caminho que o partido deve seguir no actual contexto político. DN 24 Fevereiro

... e o ministro desautorizado fica ? De onde vem o sucesso de Sócrates ?

Ministro assina protocolos com autarquias

O ministro da Saúde preside hoje à assinatura de protocolos com seis municípios com vista à reestruturação da rede de urgências, disse à Lusa fonte do gabinete de António Correia de Campos. Sem enumerar quais os municípios que hoje assinam, em Lisboa, os protocolos com o ministro da Saúde, a mesma fonte confirmou que estão envolvidas autarquias que têm protestado contra as orientações dos peritos para a reestruturação da rede de urgências. DD 24 Fevereiro

Sócrates chama a si processo do encerramento das urgências

O primeiro-ministro, José Sócrates, decidiu chamar a si a condução política do processo de encerramento dos serviços de urgência, tentando extinguir o rastilho que o ministro da Saúde, Correia de Campos, ateou quando, esta semana, acusou os autarcas de estarem a contribuir para a fúria das populações. Publico 24 Fevereiro 2007 - 15h10


Jardim interpôs acção contra sanções do Ministério das Finanças

A 12 de Fevereiro, sete dias antes de Jardim informar os madeirenses da decisão de se demitir e provocar eleições antecipadas, o Governo da Madeira interpôs, "através dos seus advogados, uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, solicitando a nulidade da sanção aplicada pelo ministro das Finanças" por "um alegado incumprimento do limite de endividamento em 2005", refere a edição de ontem do Jornal da Madeira. DN 24 Fevereiro

O passeio

Começa, desde logo, pelo estilo, que já tinha sido experimentado com sucesso por Cavaco Silva: o povo é atraído por alguém diga que manda, que mande dizer que manda e que até mande. Depois, houve mudanças efectivas: umas explícitas e outras "implícitas" - a ideia da "guerra às corporações" é tão forte que, embora ainda se esteja para avaliar a fundo o seu sucesso, a mensagem tornou-se um êxito. O drama de Marques Mendes e do PSD é que está absolutamente interiorizado na opinião pública que Sócrates está em condições de repetir uma maioria absoluta em 2009. E, sendo assim, tirando Menezes, ninguém se chegará à frente. Ana Sá Lopes DN 24 Fevereiro

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Chirac irrita Espanha...

As polémicas declarações de Jacques Chirac, que já irritaram os media espanhóis, estão incluídas num livro de entrevistas a ser publicado este fim-de-semana em França.

Chirac afirma ter recusado participar em cerimónias promovidas por Madrid, relativas aos descobrimentos, e declara que não sente qualquer admiração «por essas hordas que foram causar destruição» na América, referindo-se aos primeiros colonos espanhóis.

O presidente francês afirma que a descoberta do continente «não foi um grande momento da História» que, em todo o caso, atribui aos vikings, e não aos espanhóis. «Não foi Colombo que descobriu a América. Os vikings chegaram lá cinco séculos antes», declarou Chirac.

O chefe de Estado volta a deixar palavras pouco amigáveis para o italiano Colombo e a sua tripulação espanhola, ao dizer que, ao menos, «os vikings não causaram tanto alvoroço e, sobretudo, tiveram a elegância de se auto-destruírem». Sol 9Fev07

ps: Que contra-partidas é que os franceses querem obter ?

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

mais pedidos da sra. Minista ...


Friday, 10. November 2006, 18:58:39

A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara, referem os especialistas.
Com a devida vénia a Maria Gomes http://my.opera.com/Zenite/blog/?startidx=140

os pedidos da sra. Minista...

Avaliação du professôr...

Saturday, 4. November 2006, 21:04:50

Com base nos pedidos da sra. Minista aqui fica a minha avaliacao dos prufessorês do meu educandu, o Zé augusto silba, assim são:


Portugues: dois pontos, é aplicada e gosta muito dos poemas mas isso na mata a fome a ninguém, eu cá axo que essa disciplina debe ser acabada, nos sabemos muto bem falr e escreber por isso e perca de tempo.
Ingles: três pontos, axo muto bem esta disciplina, e muito educatiba e o me Zé tame sempe a dizer "fuc iu", o que quer dizer "gosto muto de ti mãe", lindo.

Frances: dois pontos, isto dos aveces já foi tempo, agora o pessoal esta mais virado para a Alemanha lá ganhase muto mais assim aprender esta coisa é dispenssavel, devia acabarse com ela.

Historia: Eu cá quando andaba na escola gostaba muto de istoria, isto e que era cada um contaba uma istoria, ainda me lembro daquela do ti badelhas, quando ele caio com o burrico e lá se foram as nespereas aquilo é que foi rire as gargalhadas, gosto muto quatro pontos.

Geografia: O me Zé gosta muto ele ate sabe onde se faz a coca, e na colômbia, ele bebe muta coca cola, eto lhe sempre a dizer Zé isso fazte Mali mas ele na me oube, quatro pontos.

Matematica: um ponto, esta disciplina devia acabar o me Zé chega sempre a casa com dore de cabeca já na sei que lhe dé pras dores, e muto violenta a disciplina e o sacana do prufessorê até quer que o miudo traga trabalho pra fazer em casa vejam so, como se o cachopojá na tivesse cosas pra fazer.

Ciencias-naturaes: tres pontos, o me Zé ate gosta disto ele aprendeo que os sapos e as rans tamem fazem o amor, foi lindo ele a correre atraz da irmã pra lhe mostare como se faz, bem o me marido foi dar com ele atraz da ovelha jaquina foi uma sorte, na fosse o raio do gaiato apanhar a tal da siva e era mau.

C. Fisica e quimicas: um ponto, atao na e que o raio do prufessorê me queimou as pestanas do me Zé, o cachopo chegame a casa todo qemadinho das pestanas, isto e um prigo esta disciplina devia acabare e mai nada.

Ed. Fisica: cinco pontos, axo muto bem fazer o me Zé levantarse da cadera e correre, ate proque ca em casa ele esta sempre a correre atraz da irmã aquilo e que são os dois marotos sempre na brincadera, outro dia ate ele já estava com as calcas na mão e ela a correre a frente dele mas o sacana consegio memo assim apanhar a mosoila, ele e rápido.

Com a devida vénia a Maria Gomes http://my.opera.com/Zenite/blog/?startidx=140