sábado, 7 de agosto de 2010

a reforma da segurança social


Recebemos por invalidez, porque estudamos, porque não trabalhamos, porque trabalhamos, porque não queremos trabalhar. Recebemos por filho, por dependente e por pai,. Por curiosidade fui ver: contei 31 apoios, subsídios e pensões. Trinta e um apoios subsídios e pensões. Trinta e um formulários, trinta e um sistemas, trinta e um departamentos, trinta e uma funções. Preenchemos papel para dizer que alguém morreu. Preenchemos outro para o enterro. Trinta e um tipos de prestação social. Sistemas dentro de sistemas, formulários dentro de documentos, dentro de sistemas, dentro de sistemas, dentro de outros sistemas. E milhares de funcionários para tratar da papelada dos sistemas todos. Algo assim não pode ser eficiente. publicado por Rodrigo Moita de Deus no 31 da Armada

Este post é notável.
Acredito que Moita Deus não está contra o Estado Social que criámos na Velha Europa e o texto apenas serve para demonstrar o desperdício de pessoas e bens nas “quintas” de cada instituição.
Quanto é que poderia ser acrescentado às prestações sociais úteis se o “trabalho” de as distribuir fosse “distribuído” por menos executores?