quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Silva Pereira, os desvios e o superavit orçamental

Vítor Gaspar disse ontem no Parlamento que do desvio de 3,4 mil milhões de euros, 2,4 mil milhões vão passar para 2012. Leu bem? 2,4 mil milhões de euros! Uma pipa de massa a somar aos valores que já estavam previstos para 2012 (o défice total não poderá superar 8 mil milhões de euros).

Em qualquer país decente esta calamidade seria levada a sério pelos deputados. Senão por todos, pelo menos por aqueles que assinaram o pacto de regime com credores estrangeiros.
Mas o que se viu ontem foi exactamente o oposto: um ex-ministro da Presidência (que não há muito ameaçou que o PS poderia rasgar o pacto assinado com PSD, CDS e Troika…) e um ex-Secretário de Estado da Segurança Social, a fazerem de conta que não conhecem a verdadeira situação das contas públicas (até se falou em almofadas para 2012…).

Discordar de políticas é coisa normal em Democracia. O que não é normal é ver dois ex-governantes branquearem o monumental desastre que deixaram para trás. O que não é normal é ver dois ex-governantes, cujo governo jurava em Fevereiro ter apurado um superavit orçamental (imagine-se!), contestarem despudoradamente números apurados pelo INE e pelo Banco de Portugal. por Camilo Lourenço no Jornal de Negocios