terça-feira, 2 de setembro de 2008

CM Resumo Imprensa 02-09-08


Carreira bloqueada a 230 mil
Quase 230 mil funcionários da Administração Central estão impedidos de progredir na carreira profissional por causa de problemas na aplicação do Sistema Integrado de Avaliação da Administração Pública (SIADAP). Esta avaliação determina os créditos para se avançar na hierarquia mas o SIADAP não tem sido aplicado pelos dirigentes. A lei determina "a cessação de funções" dos dirigentes que não aplicarem o regime de avaliação.
Morte de João choca colegas de trabalho
Há cinco anos que João Paulo Almeida era recepcionista no Hotel Marriott, em Lisboa. A competência profissional do jovem levou mesmo a administração do grupo hoteleiro norte-americano a convocá-lo para diversos serviços em hotéis no estrangeiro. Quando se soube que o jovem, de 22 anos, tinha sido morto a tiro no sábado à noite, à entrada de sua casa, na Almoinha, Sesimbra, todos os colegas ficaram consternados.
Marcelo exige metas ambiciosas
Continuo a apoiar Manuela Ferreira Leite, como tenho feito desde há quatro meses, e continuo a achar que é ela, de longe, dentro do PSD quem tem as melhores condições para ganhar as eleições." A frase é de Marcelo Rebelo de Sousa, proferida ontem no Porto, no dia em que se iniciou a Universidade de Verão do partido, que marca a rentrée dos social-
40 mil docentes no desemprego
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) denunciou ontem que nunca houve tantos professores não colocados como este ano e responsabilizou o Governo pelo facto. "É um recorde absoluto, nunca ficaram de fora 40 mil, é um dia dramático para milhares de professores e para as suas famílias", afirmou Mário Nogueira, secretário-geral da maior federação sindical, que promoveu acções de protesto junto a Centros de Emprego em todo o País.
Contratados 4 mil
Dos mais de cinquenta mil professores que se candidataram à contratação para o ano lectivo 2008/09, apenas quatro mil obtiveram colocação, com 47 mil a ficarem de fora. Os números são semelhantes aos do ano passado, quando ficaram por colocar 49 mil dos 55 mil candidatos.
Bombeiros e INEM de costas voltadas
O INEM não reconhece a Urgência do Hospital de S. João da Madeira e uma grande parte das emergências médicas são encaminhadas para o Hospital de São Sebastião (Feira) quando, segundo alguns clínicos, poderiam ser tratadas localmente.
Médicos dos CODU sem formação de base
Alguns médicos operacionais que trabalham nos quatro Centros de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e que respondem às chamadas do número de emergência médica (112) não têm formação em suporte básico de vida.