quinta-feira, 18 de setembro de 2008

importantes para o CM!


Al-Qaeda ataca embaixada dos EUA
Seis suspeitos da al-Qaeda, alguns disfarçados de polícias, lançaram um ataque com dois carros armadilhados junto à embaixada dos EUA na capital do Iémen matando dez pessoas - seis seguranças iemenitas e quatro transeuntes. Os seis terroristas morreram no ataque - o segundo em seis meses - reivindicado pela Jihad Islâmica do Iémen, grupo com vínculos à organização de Osama bin Laden.
Pinho incapaz de baixar preços
A BP aumentou ontem o preço da gasolina em um cêntimo mas baixou, no mesmo valor, o gasóleo, tal como a Repsol e a Galp. Oscilações mínimas depois de dias seguidos marcados pela descida do petróleo e pelas declarações do ministro da Economia, que diz ser "anormal" que o preço dos combustíveis não siga a tendência" de descida.
Dois assaltos em menos de duas horas
Dois homens, encapuzados e empunhando uma caçadeira de canos serrados, assaltaram na noite de anteontem, no intervalo de uma hora e meia, duas churrasqueiras Happy Gill, uma na Amora e outra em Corroios, ambas no concelho do Seixal.
Sequestrado: Assinou cheques de 150 mil euros
A Polícia Judiciária (PJ) deu ontem por encerrada a investigação do sequestro de um homem, de 69 anos, com a detenção de mais dois indivíduos. Estes juntam-se a um outro homem e uma mulher detidos no sábado, completando o grupo por detrás do crime.
Mulher bate em ladrão com balde
Isaura Afonso, 50 anos, proprietária do snack-bar Afonso, em Vila Real de Santo António, não se considera uma heroína, mas teve um acto que, na cidade, é merecedor dos maiores elogios, embora haja quem o apelide de temerário.
"Só depois é que me lembrei de que podia ter sido baleada", afirma, recordando o assalto de que foi alvo, na noite de anteontem, à hora de fechar o estabelecimento (cerca das 22h30).
Tasca Assaltada Vinte Vezes
A Tasquinha da Muralha, situada junto ao cais comercial de Vila Real de Santo António, foi assaltada, na madrugada de ontem, por desconhecidos. O vigésimo roubo em 15 anos de existência.
"Só de manhã percebi que, pela 20ª vez, tinha sido alvo de um assalto", disse ao CM Vítor Brito, proprietário do estabelecimento.
Os gatunos partiram um vidro da janela, para acederem ao interior, e depois, com o recurso a um bengaleiro, arrombaram a porta do escritório, "deixando uma pistola de alarme como recordação", diz o comerciante, que está revoltado.
"Tenho sido um mártir; já me roubaram a máquina do tabaco, televisões e sei lá o que mais; desta vez, só me levaram 600 euros em dinheiro", explica.
Bomba explode em prédio de Tomar
Uma explosão ocorrida na madrugada desta quinta-feira causou graves danos materiais no terceiro andar de um prédio em Tomar sem, no entanto, causar vítimas. A Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra está no local a investigar e suspeita de que o rebentamento foi provocado por uma bomba.
A explosão ocorreu às 3h00 junto à entrada de um prédio na Rua Angelina Vidal, de acordo com informação divulgada pela PSP de Tomar. O engenho explosivo foi colocado no hall de entrada do terceiro andar do prédio, provocando danos avultados nas portas dos apartamentos desse piso e no elevador do prédio. Apesar da destruição provocada, não há vítimas a registar.
Agentes da Polícia Municipal agredidos
Dois agentes da Polícia Municipal (PM) de Lisboa ficaram feridos após terem sido agredidos, na sequência de uma acção de despejo administrativo num bairro social da capital, segundo informou esta quinta-feira uma fonte da corporação.
Os dois agentes estavam a cumprir uma acção de despejo, por “ocupação ilegal de uma casa camarária”, na rua Carlos Botelho, junto ao bairro das Olaias, em Lisboa, quando os “dois ocupantes agrediram os policias à paulada”, explicou a mesma fonte.
Ambos se encontram impedidos de trabalhar, estando de baixa um “devido a hematomas na cabeça” e outro “por golpes e cortes no corpo”.
Disparavam a matar
São jovens, andam fortemente armados e disparam ao primeiro temor. Fizeram-no em Abril, quando o inspector da PJ do Porto reagiu ao carjacking ao seu Audi A3, à porta de casa, numa freguesia da Maia. Voltaram depois a fazê-lo em várias situações, desde assaltos a ourivesarias a confrontos em discotecas.
Filipe ‘Bianchi’ era o líder do grupo e hoje será um dos 18 suspeitos, a maioria a residir na Giesta, em Valbom, Gondomar, a ser presente à juíza do TIC do Porto que assinou os mandados. APJ imputa-lhes uma actividade criminosa organizada, que durava há muito e era multifacetada. Roubavam carros e ouro, traficavam droga e tinham conhecimentos no mercado dos veículos contrafeitos. Andavam sempre armados, circulavam no mundo da segurança das discotecas e disparavam ao mais pequeno confronto. O núcleo duro fazia os crimes mais graves, mas outros eram responsáveis pelos mercados paralelos. Como o caso do dono de um stand, ontem detido, que servia para escoar os carros roubados. Ou o proprietário de dois cafés, onde o gang se encontrava.