segunda-feira, 3 de novembro de 2008

resumo de noticias do dia


noticia da Câmara de Santarém
O vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ramiro Matos, vai pedir hoje a suspensão do mandato por 180 dias, alegando "motivos pessoais e políticos". Apesar de serem referidas divergências entre Ramiros Matos (até há poucos meses presidente da concelhia social-democrata) e o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores (independente eleito pelo PSD), estas nunca foram assumidas publicamente, mas podem estar na base da decisão.Ramiro Matos não quis, contudo, especificar os "motivos políticos" que estão na origem do pedido de suspensão do mandato. Tendo em conta que o seu pedido vai a votação na reunião do executivo camarário que se realiza hoje à tarde, Ramiro Matos pediu escusa, não estando presente na reunião.O responsável informou que pretende retomar a sua actividade profissional como advogado. Segundo disse, no final do período de suspensão que agora solicitou avaliará se retoma o seu lugar de vereador ou se prolonga a suspensão até ao final do mandato. 03.11.2008 - 15h27 Lusa
Saúde 24
A ministra da Saúde, Ana Jorge, recusou hoje comentar a alegada falha de funcionamento da Linha Saúde 24, durante cinco horas, na madrugada de ontem por estar a aguardar "resultados" de uma reunião entre a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e a empresa gestora do serviço. 03.11.2008 - 15h11 Lusa
A economia portuguesa já está em recessão
A crise financeira chegou em força a Portugal: a economia deverá estagnar no próximo ano, o consumo privado também porque as pessoas estão mais contidas nos gastos, o desemprego vai subir e não haverá criação de emprego em 2009 porque as empresas não irão contratar como se dizia, o investimento em construção e em equipamentos irá cair devido ao custo muito elevado do crédito e às perspectivas de quebra da procura externa, o andamento dos salários reais (ou seja o valor dos aumentos descontando a inflação) deverão estagnar entre 2008 e 2010, inclusive...
As projecções da Comissão contrariam o aparente optimismo subjacente aos números do Governo, divulgados com o Orçamento do Estado para 2009. O cenário do Governo aponta para um crescimento de 0,8% este ano e 0,6% no próximo; Bruxelas diz 0,5% e 0,1%. No investimento, variável determinante para o emprego e para se garantir uma maior folga salarial dos empregados, o contraste é ainda maior: Lisboa acredita numa expansão de 1,7% (2008) e 1,5% (2009); Bruxelas refere que estagna este ano (0,1%) e que afunda 2,7% no próximo. No mercado de trabalho é tudo pior do que disse o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos: a criação de emprego avança 0,8% este ano, mas irá estagnar completamente em 2009. O Governo espera um avanço de 0,4%. Quanto ao desemprego, o cenário de Bruxelas aponta para uma subida da taxa (em percentagem da população activa) de 7,7% (2008) para 7,9% (em 2008).
O Executivo de José Sócrates disse, há menos de um mês, que o nível desemprego deveria ficar em 7,6% nos dois anos em análise.
De acordo com o mesmo documento, há mais países que acompanham Portugal na recessão, todos eles na lista dos maiores parceiros comerciais da economia doméstica: Espanha, Alemanha, Itália, França, só para citar os mais importantes.
O esforço de redução do défice, que tantos «sacrifícios» tem imposto aos portugueses, como já referiu Teixeira dos Santos, irá cair por terra em 2010, ano em que Portugal voltará a violar as regras do Pacto de Estabilidade, com um défice de 3,3% do PIB depois de 2,8% em 2009.
luis.ribeiro@sol.pt

CM 031108:
Discoteca penhorada pelo fisco às cinco da manhã

Cadeiras, sofás, mesas, colunas de som, barris de cerveja, caixa registadora: nada foi deixado para trás no espaço da discoteca Nell's, no Campo Grande, em Lisboa, que ontem pelas 05h00 da madrugada foi alvo de uma penhora por parte das Finanças de Lisboa devido a uma dívida de cerca de meio milhão de euros.

Juiz solta traficante

O Tribunal da Relação de Lisboa ordenou "libertação imediata" para o homem apanhado com sete quilos de haxixe, várias notas falsas e diversas munições de armas de fogo. A droga só foi encontrada por acaso numa busca à casa, depois de a mãe do traficante ser apanhada na rua a passar uma nota de 50 euros falsa - e, por isso, o desembargador Carlos Almeida considerou a apreensão ilegal. Anulou a prisão preventiva imposta pela juíza de instrução, apesar de até admitir o perigo de "continuação de actividade criminosa".

Saúde 24 esteve sem funcionar à noite

Das 02h00 até perto das 07h00 da madrugada de sábado para domingo a Linha Saúde 24 esteve sem conseguir atender chamadas, fazer triagem de doentes ou referenciar casos para as unidades de saúde. Um utente podia ligar, mas o telefonema não era atendido, apesar de lhe ser cobrado o habitual custo da chamada local.
Outros 031108:
Diário de Notícias
Governo nacionaliza BPN e prepara entrada noutros bancos
Sarah em 2008 preparando Palin 2012
Público
Bancos privados não quiseram salvar BPN e o Governo optou pela nacionalização
24 Horas
Antiga administração do BPN investigada por gestão danosa
Ministra da educação compra casa de 500 mil euros
Morreu o filho de Paulo Teixeira Pinto
Jornal de Notícias
Segundo "furacão" no BPN
"Porque não se cala, porque não se vai?" escreve Luís Filipe Menezes
Imigrantes são mais empreendedores que os portugueses

Diário Económico
Governo nacionaliza BPN para salvar sistema financeiro
Parceiros sociais contra grandes obras públicas
Presidente da RTP diz que quinto canal traz dificuldades
Estado vai começar já a pagar o que deve às empresas

Jornal de Negócios
Estado nacionaliza BPN e endivida-se para entrar no capital dos bancos
Grandes bancos portugueses terão de reforçar capitais até Setembro
Investir com baixo risco