sábado, 8 de novembro de 2008

Resumos, em dia pouco interessante! Mais um!

Plataforma Sindical propõe greve nacional de professores para 19 de Janeiro
A Plataforma Sindical de professores convocou para 19 de Janeiro uma greve nacional, que a estrutura antevê como a maior de sempre contra as políticas educativas do Governo. A proposta foi anunciada durante a manifestação nacional de docentes que decorre esta tarde em Lisboa, com a participação de dezenas de milhares de pessoas.
Terreiro do Paço ocupado por milhares de professores
Cerca de uma hora depois do início marcado para a manifestação nacional de professores, eram milhares os docentes que ocupavam o Terreiro do Paço, em Lisboa, e que se preparavam para arrancar no desfile contra as políticas de educação do Governo até ao Marquês de Pombal. A Fenprof, uma das estruturas sindicais que participa no protesto, diz que a ministra da Educação e o primeiro-ministro “têm boas razões para estarem nervosos”.
Esta manifestação nacional segue-se à "Marcha da Indignação" que decorreu há exactamente oito meses e na qual participaram 100 mil professores, tornando-se num dos protestos mais participados no país nas últimas décadas.
Ministra não vai recuar no modelo de avaliação de professores
A ministra da Educação reafirmou hoje que não vai recuar no sistema de avaliação do desempenho de professores, mesmo com dezenas de milhares de professores a contestar a sua política educativa. Numa reacção à manifestação que decorre em Lisboa, Maria de Lurdes Rodrigues lamentou que os sindicatos do sector venham para a rua criticar o modelo de avaliação que resultou de um entendimento com o ministério.
Banco de Portugal nega ter recebido informações do Ministério Público sobre o BPN
O Banco de Portugal negou hoje, em comunicado, que tenha recebido qualquer informação do Ministério Público sobre o Banco Português de Negócios (BPN), cuja nacionalização foi anunciada há uma semana.
Presidente da OPEP admite novo corte de produção se preços continuarem a baixar
O ministro da Energia argelino e presidente em exercício da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Chakib Khelil, admite uma nova baixa da oferta do cartel se os preços do barril continuarem abaixo dos 70 dólares (55 euros), até a próxima reunião a 17 de Dezembro.
Espanha confirma que vai participar na cimeira do G20 nos EUA
A Espanha vai participar na cimeira do G20 da próxima semana nos EUA sobre a crise financeira mundial