segunda-feira, 10 de novembro de 2008

resumo de noticias


da Lusa e Publico
Ministério Público investigou operações de crédito suspeitas entre BPN e Banco Insular em 2007
O Ministério Público teve conhecimento das ligações estreitas entre o BPN e o Banco Insular de Cabo Verde em 2007, quando investigou movimentos de crédito suspeitos entre as duas instituições, revelou à Lusa fonte do grupo Sociedade Lusa de Negócios


Agência do Ambiente proíbe incineração das embalagens de medicamentos
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) proibiu a Valormed, entidade gestora das embalagens de medicamentos fora de uso, de enviar aqueles resíduos para queima em incineradoras, impondo o seu armazenamento temporário. Até agora, todas as embalagens entregues pelos portugueses nas farmácias estavam a ser enviadas para queima sem passarem por unidades de triagem que asseguram a separação do papel, plástico ou vidro que pode também ser reciclado.

Ministério da Educação afirma que sindicatos "perderam credibilidade”
O secretário de Estado Adjunto da Educação, Jorge Pedreira, afirmou hoje que os sindicatos de professores "perderam credibilidade como parceiros" nos processos de negociação, alegando que quebraram o memorando de entendimento que em Abril assinaram com a tutela. Ainda assim, o ministério garantiu que não irá avançar, para já, com processos disciplinares aos professores avaliadores que recusarem aplicar o modelo.

Movimentos de professores mantêm manifestação para sábado em Lisboa

Dois movimentos de professores mantêm a convocatória de uma manifestação para Sábado, em Lisboa, contra o processo de avaliação e pela necessidade de pôr fim ao memorando de entendimento assinado pela Plataforma Sindical com o Ministério da Educação.
Em comunicado hoje divulgado, a Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino (APEDE) diz que a manifestação, que será também organizada pelo Movimento Mobilização e Unidade dos Professores (MUP), ganhou uma "legitimidade acrescida" depois da ministra da Educação ter reagido à manifestação de sábado [organizada pelos sindicatos e que, segundo os organizadores, juntou cerca de 120 mil docentes] como se fosse um pormenor irrelevante".

Sindicatos dizem que Governo é que não cumpre memorando de entendimento sobre avaliação

Os sindicatos dos professores consideram que o Ministério da Educação não está a cumprir o memorando sobre a avaliação, nomeadamente quanto aos horários de trabalho, em resposta a declarações do primeiro-ministro, José Sócrates.
José Sócrates lamenta “oportunismo político” da oposição na avaliação dos professores
O secretário-geral do PS, José Sócrates, lamentou hoje, em Coimbra, o “oportunismo político” dos partidos da oposição, sobretudo do PSD, nas reacções à manifestação de dezenas de milhares de professores sábado em Lisboa, contra o processo de avaliação.

Jardim diz que acontecimentos na assembleia legislativa são para "quem gosta de anedotas"
Alberto João Jardim entende que a polémica em torno do deputado do PND que exibiu uma bandeira nazi no Parlamento regional da Madeira e que foi depois impedido de entrar no hemiciclo é “acontecimento para pessoas que gostam de anedotas”.

Modelo de privatização da ANA será apresentado em breve e venda da TAP adiada
O Governo vai apresentar em breve o modelo de privatização da ANA, garantiu hoje o ministro das Obras Públicas, à saída da reunião da comissões de Orçamento e Finanças e de Obras Públicas, onde apresentou aos deputados o orçamento do seu ministério para o próximo ano

Ordem secreta autoriza tropas americanas a atacar a Al-Qaeda em qualquer parte do mundo
Desde 2004 que os Estados Unidos fizeram perto de uma dúzia de ataques secretos contra a Al-Qaeda e outros alvos em países como o Paquistão e a Síria, afirmaram altos responsáveis americanos ao "New York Times". Estes ataques foram autorizados por uma ordem secreta assinada na Primavera de 2004 pelo anterior secretário da defesa, Donald H. Rumsfeld e aprovada pelo Presidente George W. Bush.

Reforço português no Afeganistão "não está sobre a mesa", diz ministro da Defesa
O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, afirmou hoje em Bruxelas que, para já, "não está sobre a mesa" um reforço da presença militar portuguesa no Afeganistão, mas admitiu que é uma questão a analisar