segunda-feira, 9 de julho de 2012

a culpa é...do GAVE!

No 12º ano as médias dos exames nacionais nas disciplinas de português, matemática, físico/química e biologia/geologia são todas negativas.
No caso do Português, o resultado foi melhor do que em 2011, mas não passou dos 9,5. Na Matemática a média é de 8,7.
As notas do exame de Físico-Química foram ainda piores, com uma média de 7,5. A Filosofia também não andou longe com 7,8 valores. tsf
Esta ainda é a geração a que os políticos, em especial os das Jotas, alcunham de “ a mais bem preparada”.
Resta-nos a esperança na geração que emerge:
No nono ano as notas em comparação com as de 2011 melhoraram. No caso da matemática o salto foi de dez pontos percentuais.

Edviges Ferreira, presidente da associação dos professores de Português, admite que o resultado não é bom mas a acredita que no próximo ano será melhor, já que haverá também um reforço do ensino da disciplina no último ano do secundário.
Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, tendo em conta a dificuldade da prova, entende que os resultados em termos globais foram positivos, mesmo no 12º ano,
Carlos Portela, da Sociedade Portuguesa de Física, admite que os resultados não são aceitáveis, mas avança uma explicação: o universo de alunos que vai a exame é grande e o número de jovens com apetência para a disciplina é pequeno.

Albino Almeida, o eterno presidente das Associações de Pais, entende que os níveis de exigência dos exames não batem certo com o que foi sendo ensinado ao longo do ano e, a exemplo do Secretário-Geral, exige que o Ministro, quiçá o Primeiro, explique os maus resultados.
“Consideramos que esta forma de preparar os exames nacionais está ligada à incompetência técnica do Gave e naturalmente, perante estes resultados, importa que o senhor ministro diga rapidamente ao país o que pensa fazer”. ““Já dissemos, e mantemos, o Gave é presidido por uma pessoa que é incompetente”, afirma. publico
Triste!