sábado, 31 de julho de 2010

Empresa? O que é isso?



DIZEM os livros que uma empresa é um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros, organizados com vista à concretização de um determinado fim económico (...)

O Governo de Portugal é constituído por um primeiro-ministro e mais 16 ministros. Nem um só trabalhou alguma vez numa empresa, participou em órgãos sociais (ou disso se orgulha), a ler pelos seus 17 curricula vitae. Como serão as suas reuniões quando falam sobre empresas e sobre elas decidem tudo e mais alguma coisa? Será que para eles o lucro é mau como quando anunciam os furiosos e rancorosos impostos sobre empresas de alguns sectores como o financeiro?

Esta minha descoberta deixou-me assustado. Mas ao desabafá-la logo um amigo me descansou: "- Está descansado, pá! Depois de saírem do Governo todos estarão enroscados nos respetivos lugares...". (...) por João Duque no sorumbático

sem sal...


A nova lei, que entra em vigor no dia 12 e Agosto, define um teor máximo de 1,4 gramas de sal por 100 gramas de pão, não contempla os cereais, «que contêm em média cinco vezes mais sal do que o pão». Sol

mais uma legislação de "pãozinhos sem sal" a favorecer as estrangeiriçes que nos querem impigir...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

E O RESTO É CONVERSA


A decisão, tomada a 4 de Junho pelo vice-procurador-geral da República, Mário Dias Gomes, de ordenar o encerramento do inquérito ao caso Freeport até 25 de Julho comprometeu, segundo os magistrados Vítor Magalhães e Paes Faria, o apuramento cabal de todos os indícios e dúvidas em torno do licenciamento do centro comercial de Alcochete.
A ordem do vice-PGR – que terá tido em conta o facto de o segredo de justiça sobre o inquérito terminar a 27 de Julho – impediu que chegasse, em tempo útil, a resposta às cartas rogatórias enviadas para paraísos fiscais, sobre informação de várias contas bancárias.
Mas sobretudo, impossibilitou a inquirição de José Sócrates, que à data dos factos era ministro do Ambiente, e de Rui Gonçalves, seu ex--secretário de Estado. por joãoeduardoseverino em o
PAU PARA TODA A OBRA

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Não faz muito sentido


Vemos muita gente clamar uma vitória estrondosa pelo facto da Justiça não ter acusado Sócrates de nada. Vemos também alguns opinion makers (aqui e aqui) a defender que Sócrates merece um pedido de desculpas. Ambos acrescentam depois que a Justiça em Portugal funciona muito mal… Há qualquer coisa neste argumentário que não faz muito sentido, pois não? Aplaude-se e usa-se como fundamentação uma decisão judicial e depois acrescenta-se que a Justiça funciona mal?

Pode-se sempre esclarecer que, quando se critica o mau funcionamento da Justiça, aponta-se apenas a morosidade inacreditável dos processos e as cirúrgicas fugas de informação. Ou seja, criticam-se tais aspectos, mas confia-se no entanto na capacidade do sistema produzir Justiça. Humm… Mas esta não é mesma justiça que ilibou Isaltinos, Fátimas Felgueiras, Domingos Névoas e outros que tais?

Moral da história: como é evidente, pode-se e deve-se acreditar na inocência de Sócrates. Não haja dúvidas a este respeito. E é normal que o facto de não ter sido acusado de nada sirva para reforçar seriamente tal convicção. Mas utilizar como tira teimas uma decisão da Justiça portuguesa não é a melhor das estratégias.
Publicada por João Ricardo Vasconcelos no Activismo de Sofá

terça-feira, 27 de julho de 2010

uma "razão atendível"


...
o dr. Passos Coelho chegou ao palanque e, sem que dissesse "ai" nem "ui", caiu-lhe no colo o descontentamento contra o PS. Apesar de grande parte do que o PS tem feito levar o visto do PSD. Mas agora, o dr. Passos Coelho corre dois perigos: o primeiro é o de, havendo eleições, perdê-las, depois de ter tido o pássaro na mão; o segundo, é o que havendo eleições à vista, nem sequer lá chegar, porque o próprio PSD perceberá que tem uma "razão atendível" para o remover da liderança. João Paulo Guerra
...
ler mais no sorumbático

segunda-feira, 26 de julho de 2010

SNS é para manter 'bem vivo'

TAP AO FUNDO


Resistiu ao anterior regime, ao PREC, às crises dos anos 80, mas parece não ir resistir ao governo socialista.
Estamos a falar da TAP, companhia de aviação de bandeira e fundamental para um país de emigração e de coração de Lusofonia.
Se esta medida criminosa subsistir, pergunta-se: para quê construir-se um novo aeroporto, se a placa giratória passará a ser Madrid, Londres ou Frankfurt?
Com este governo não restará, definitivamente, em Portugal, pedra sobre pedra! Pedro Almeida Sande em
CAUSA VOSSA

RSI: um caso entre poucos...com muitos.


Numa sociedade doente e cheia de complexos como a Portuguesa, onde os pseudo-políticos que são ao mesmo tempo demagogos, tendem a tomar decisões que, não em grande parte concordem com elas mas que ficam bem concretiza-las e dão um ar de si que realmente não são... porem isso lança-nos outro problema o da representatividade do deputado no povo que o elegeu, pois todos nós sabemos que estas protecções especiais a estas pessoas “especiais” vão esbarrar contra a vontade do povo que todos nossos sabemos estão contra estas pessoas receberem tais ordenados pois não produzem nada para o País e só servem para atrapalhar muitas das vezes.
O porque de serem especiais? Talvez porque não paguem impostos, não estudem, vendam droga, conduzam carrinhas sem carta de condução, andem armados, paguem 3 euros de renda de casa, sejam conflituosos, e ai de quem diga que não!!!é capaz de ficar uma caçadeira de canos cerrados apontada a sua cabeça... penso que a palavra conflituosa esteja também no cerne da questão... eu tinha um professor que dizia que andávamos na escola para não andarmos a partir vidros na rua, aqui também me parece que esta super esmola seja um pouco também para isso, dar o dinheiro de mão beijada para que os problemas como roubos diminuam, ou vão me dizer que já viram alguma vez algum cigano a trabalhar na obra, no supermercado, no banco, no hospital em qualquer coisa que se lembrem para ganharem dinheiro, á excepção do que já todos sabemos...
Muitos jovens que andaram e andam a estudar na faculdade tinham e têm de pagar propinas para lá andar (faculdade do estado também), para se formarem e ajudar o País, embora o País não se queira ajudar a si mesmo, pois não aproveita estas pessoas formadas para nada, pois na verdade somos um pais de Padeiros e Calceteiros! mas isso é outra questão para outro artigo, Estava a falar que se paga muito dinheiro para estudar e agora andam ai uns apoios a ciganos para tirarem a 4º classe que não a tiraram na sua altura porque não quiseram ! Recebem o dinheirinho para irem fazer figura de corpo presente numa sala de aulas... a taxa de aprovação é de 100% pois não há nenhum professor que se atreva a reprova-los mesmo que lá não apareçam... pois a reprovação da direito á perda do subsídio dependência.
Aqui na escola perto da minha casinha as 19h da tarde os ciganos fazem fila junto a entrada da escola primária mas não é fila indiana, estão ali ao monte a espera de ordem de entrada com uma cara de quererem fugir dali como o diabo foge cruz, depois la vão fazer o frete e receberem o seu! O pior é nos finais dos anos lectivos em que os ciganos aparecem armados e a ameaçar os professores para os passarem, e esta questão passa-se com adultos e com crianças pois os pais vão fazer esperas e intimidar os professores... Como o nosso País esta a caminho da anarquia e não existe defesa para estas situações os professores la têm de passar esta gente para receberem mais um aninho de salários dos descontos dos portugueses que andaram a trabalhar. Mas estas intimidações não é só a professores, os técnicos da acção social também têm pesadelos com esta gente, pois não têm coragem de reprovar algo que seja pedido pelos ciganos, pois ate por terem filhos recebem dinheiro por cabeça...
Há uns tempos atrás o demagogo do PSD veio á televisão falar os tele-espectadores, (com C senão temos espetadores)...dizia esse toto, líder parlamentar do PSD (Paulo Rangel) que não se admitia que a policia com a ASAE fosse armada para as feiras, que estavam a tratar esses feirantes (ciganos) como se fossem isto e aquilo, agora pergunto eu, mas em que país o senhor vive? só uma pessoa completamente afastada da realidade do país diz uma coisa dessas, ou então está a falar do que realmente sabe e pensa mas tem vergonha de dizer porque não fica bem...você é mais um dos muitos que anda aqui a enganar-nos dia-a-dia sem vergonha na cara...
Um estudo realizado entre 2005 e 2007 por uma socióloga em comunidades ciganas de Aveiro revela que, o dinheiro das 58 famílias em estudo e que compõem esta comunidade, a grande maioria vinha proveniente do rendimento social de inserção (RSI) sendo a sua principal fonte de receita, e que apenas quatro afirmam ter um salário! Outra das conclusões reveladas foi que os ciganos não gostam de trabalhar para outras pessoas! agora digo eu, eles não gostam de trabalhar para outras pessoas, eles gostam é que os outros trabalhem para eles!
Ciganos e o subsidio-dependência


Alberto João Jardim


Ao intervir na festa anual dos social-democratas madeirenses, Alberto João Jardim declarou não admitir que a proposta de revisão constitucional aprovada na Assembleia Legislativa não tenha sido acolhida pelo PSD nacional.
Eu não admito que, não estando em causa a unidade nacional, sendo o PSD-M pela unidade nacional, querendo a Assembleia Legislativa da Madeira a unidade nacional, haja uns indivíduos, só porque estão em Lisboa, só porque estão lá metidos naquela política medíocre, se atrevam a negar aquilo que a Assembleia da Madeira determinou”.
Ou o PSD de Lisboa é solidário connosco ou, então, passem bem, muito obrigado, porque o nosso partido é a Madeira”.

Jardim disse também estar solidário com o povo português para mudar Portugal: ”É preciso vir para a rua, para as praças, fábricas e escolas exigirmos que Portugal tenha a mudança que todos os portugueses merecem”.
i online

domingo, 25 de julho de 2010

Día da Patria Galega


Miles de persoas reivindicaron hoxe nas rúas de Santiago de Compostela "orgullo de ser unha nación", durante a manifestación convocada pola BNG con motivo do Día da Patria Galega.

Baixo o lema "Fai valer a súa forza, o modelo non é o sector bancario: unha nova economía e atender a poboación de Galicia", a marcha, que comezou pouco despois das 12:15 da Alameda de Compostela, foi presidida polo portavoz nacional do BNG, Guillén Vázquez, que, xunto con outros líderes nacionalistas, que se realizou a bandeira co slogan curto.

Durante o paseo, os manifestantes de 20 000 segundo a organización, e entre 10.000 e 15.000 segundo a Policía ", proclamou frases como" En Galicia, ',' galego nós, galego, español galego nunca pasa. "

A marcha rematou na Praza de la Quintana, onde unha manifestación realizouse durante o cal intervieram o deputado se Teresa Guillerme Taboada e Vázquez.

Vázquez, que expresou o seu desexo de que a rexión se fará un "país seco, sen apelido" atacar o estado centralista ", que foi dado o historial de" problemas "da Comunidade Autónoma.
Galicia dixo que "só ten futuro" se obtén a real capacidade "para gobernar a si mesmos", engadindo que a rexión autónoma son "cumprirá" cando "decidir comportarse como unha nación."

O portavoz nacional do BNG acusou o presidente da Xunta, Alberto Núñez Feijoo, se o "problema" para atopar unha solución xusta "para a crise económica e que" o país pode camiñar para unha situación institucional que merece. "
No que se refire ao Estatuto de Cataluña, Vázquez congratula-se com a reacción do "pobo de Cataluña", para mostrar só despois de o Tribunal Constitucional, que declarou varias disposicións da norma e dixo que "a dignidade, a nación, autogoberno é igual ao benestar."

Na reunión tamén participaron o portavoz parlamentario do BNG, Carlos Aymerich, representante no Congreso Francisco Jorquera, e máis de 20 delegacións nacionais e internacionais de diversas organizacións políticas e representacións diplomáticas do parlamentaria Taboada Teresa agradeceu a súa presenza. traducido de la vanguardia

sábado, 24 de julho de 2010

portas, scuts e centrão


Paulo Portas considera que o caso das Scut é um "exemplo claro da incapacidade do centrão político - PS e PSD - para resolver uma questão que é grave para os contribuintes" e adiantou que "metade do aumento de impostos negociado entre o PS e o PSD no PEC II vai ser canalizado este ano para pagar as Scut".
Portas relembrou que, depois de muito questionado pelo CDS, o ministro das Obras Púbicas, António Mendonça, respondeu ao deputado Hélder Amaral que “as Scut custarão 540 milhões este ano aos contribuintes".
dn

É preciso ajudar o PSD


Segundo Paulo Portas, "o CDS vai tratar a revisão constitucional como uma questão de Estado e não como uma arma de arremesso", acusando PS e PSD de "estarem a usar o tema com bastante fingimento".
"O PSD usa a revisão constitucional para fingir que não tem um acordo com o Governo na política económica, fiscal e social. O PS usa-a para fingir que é o partido do Estado social".

O líder do CDS-PP lembrou que o seu partido foi o único a não assinar a Constituição de 1976, mas assegura que "fará propostas para melhorar" o actual texto. dn

“É preciso ajudar o PSD a rectificar o tiro na revisão constitucional”, afirmou considerando que “em tempo de crise não é justo falar em liberalizar o despedimento”, mas sim “flexibilizar a contratação”.
E também “não se deve assustar as pessoas, sobretudo as mais pobres, com o acesso à saúde”, disse, defendendo que “o que é preciso é que o Estado, que não consegue fazer tudo, contratualize com o sector social e o sector privado mais cirurgias, mais consultas, a mais doentes e mais depressa”. publico

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MP acusa 'Sol' de pertubar investigação do 'Face Oculta'


Com a revelação das escutas telefónicas do processo "Face Oculta", o jornal Sol, dirigido por José António Saraiva, não prejudicou a investigação em curso mas perturbou-a. É esta a tese do Ministério Público, que acusou cinco jornalistas e a advogada do semanário pelo crime de violação do segredo de justiça devido às notícias publicadas sobre a tentativa da PT para comprar a TVI. DN
Os despachos do procurador-geral da República que continham referências aos conteúdos das gravações das comunicações telefónicas que envolviam o primeiro-ministro, José Sócrates, no âmbito do processo Face Oculta, foram destruídos anteontem, confirmou Pinto Monteiro ao PÚBLICO. Foi assim cumprida a decisão do presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
publico

acabar com «balda» ?


O Estatuto do Aluno, que acaba com as provas de recuperação e volta a distinguir faltas justificadas e injustificadas, deverá ser aprovada hoje no Parlamento com os votos favoráveis de PS e CDS/PP.
Paulo Portas, manifestou-se satisfeito com a nova versão do diploma, sublinhando que fica valorizada a autoridade do professor, a exigência, a disciplina, a responsabilidade e o mérito.
O PSD considera que esta revisão do Estatuto do Aluno foi uma «oportunidade perdida» para se ir mais longe.
O Bloco de Esquerda e PCP classificam o diploma como um «código penal» e criticam a linguagem «autoritária» do texto.
Sol

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CAVACO PERGUNTA?


Cavaco Silva está em Angola. Obviamente que nem se aproximará dos muceques onde residem milhares de angolanos quase a pão e água, não sentirá o trânsito caótico, não entrará num banco para levantar o seu dinheiro e ouvir uma resposta que dinheiro não há, não irá aos Serviços de Estrangeiros ouvir que o seu passaporte português desapareceu, não irá ao hospital verificar que nem uma perna quase decepada é tratada com urgência, não irá aos escritórios das empresas portuguesas que operam no país e constatar que os técnicos não têm possibilidade alguma de enviar os salários para a família e não verá com os seus olhos os guettos chineses que ocuparam toda a construção civil das obras estatais a troco de petróleo.Mas, o Presidente da República de Portugal tem conhecimento há muito que as empresas portuguesas são credoras de milhares de milhões de euros que Angola simplesmente não paga. Calote monumental, sem-vergonha de milhares de escusas para o pagamento devido enquanto a menina Isabelinha dos Santos compra tudo e mais alguma coisa em Portugal: bancos, empresas, tapadas, montes, propriedades, hotéis e um mundo de acções nas empresas públicas tais como a Galp. Contudo, o importante é que continuemos a baixar as calças... por João Severino em o PAU PARA TODA A OBRA

domingo, 18 de julho de 2010

Verão Quente ou Silly Season

PSD quer que Presidente possa demitir Primeiro Ministro
BE considera proposta do PSD como «manobra de diversão»
CDS considera «finamente irónica» a posição de Passos Coelho
Santana Lopes acusa Passos Coelho de «ignorância» face à história do partido
PSD acusa PS de ter comportamento «conservador e imobilista»

a força do PêCê...

O secretário geral do PCP considera que a proposta de Paulo Portas de pedir a demissão de José Sócrates e a formação de um novo governo «parece tola», mas tem «um fundo de verdade».
Na opinião do líder comunista, «a proposta do CDS-PP não é assim tão tola», mas «obviamente levanta-se um problema».
«Substituir o primeiro ministro, substituir os ministros, se calhar até não era mal feito, mas o grande problema é este: substituía-se esta gente e continuava a mesma política, ou seja, o problema central e principal está na política que está a ser realizada», salientou.
mais no Sol

sábado, 17 de julho de 2010

PM dessacralizado



A iniciativa política de Paulo Portas resultou. O líder do CDS/PP conseguiu retomar a agenda política após ter sido relegado para um plano secundário pelo tango entre os líderes do PS e do PSD. Ao interpretar o sentimento do cidadão comum, sugerindo a Sócrates para pedir para sair, Portas dessacralizou o primeiro-ministro, obrigando-o a uma (previsível) reacção típica de quem se agarra à cadeira do poder com todas as forças. posted by RCP em MAIS ACTUAL