terça-feira, 3 de março de 2009



Caso Freeport: PGR garante que "não houve qualquer violação do sistema informático" do DCIAP
A Procuradoria-Geral da República garantiu hoje que "não houve qualquer violação do sistema informático" da PGR/Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), embora tenham sido "detectadas tentativas de intromissão".
Cavaco Silva veta lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação
O Presidente da República, Cavaco Silva, vetou hoje a lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social, por considerar não haver urgência em legislar sobre esta matéria. A lei tinha sido aprovada só com os votos do PS e com os votos contra de toda a oposição.
Augusto Santos Silva garante que PS terá em consideração sugestões do Presidente da República
CDS-PP congratula-se com veto de Cavaco Silva
PS vai ponderar argumentos que levaram presidente a vetar lei
PCP saúda veto de Cavaco apesar de discordar da lei por outras razões
Sindicato dos Jornalistas aplaude veto do Presidente da República
Bissau proclamou sete dias de luto por Nino Vieira
O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau, reunido a título extraordinário, proclamou hoje sete dias de luto pelo Presidente Nino Vieira, morto durante a madrugada por alguns militares.
Guiné-Bissau: chefias militares garantem que não houve golpe de Estado
Responsável do Exército confirma morte de Presidente Nino Vieira
Análise: Um conflito esperado desde que Nino Vieira regressou a Bissau
Guiné-Bissau: Quase quatro décadas de turbulência
Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros parte hoje para Bissau
Mulher de Nino Vieira refugiada na embaixada angolana em Bissau
União Africana "condena firmemente" o assassínio de Nino Vieira
Ministério da Saúde recua em concurso que excluía empresas portuguesas
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) decidiu eliminar a exigência da certificação ISO/IEC 20.000 às empresas que queiram candidatar-se ao concurso 2/2009. Não há nenhuma empresa portuguesa que possua esta certificação, o que na prática as impedia não só de ser contratadas directamente pela ACSS mas também de vir a ser subcontratadas pela empresa estrangeira que ganhasse o concurso.
Ministério da Saúde lançou concurso público que exclui empresas portuguesas
CDS-PP vai questionar ACSS sobre concurso público que exclui empresas portuguesas
Água terá corrido à superfície de Marte há menos tempo do que se pensava
A água terá corrido na superfície de Marte há muito menos tempo do que se imaginava, adianta um estudo divulgado hoje. Com base em imagens captadas pela NASA, cientistas da Universidade de Brown localizaram um sistema de canais que se terá formado há cerca de 1,25 milhões de anos pela fusão de depósitos de gelo.
FC Porto, Benfica e Sporting somam prejuízo de 13 milhões de euros em seis meses
FC Porto, Benfica e Sporting passaram o primeiro semestre do exercício 2008/2009 com as contas no vermelho, com um total de 13 milhões de euros negativos, revelam os relatórios enviados à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários. As contas dos três "grandes" mostram as primeiras consequências da crise económica e financeira no futebol nacional, com nenhuma das três sociedades a conseguir gerar receitas que compensem os gastos.
Encontrado morto o macho do único casal de águia-imperial que nidificou no país
O macho do único casal de águia-imperial Aquila adalberti que nidificou com sucesso em Portugal em 2008 foi encontrado morto na última quinta-feira com chumbos de caçadeira, na área do Vale do Guadiana. O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) vai apresentar queixa-crime contra incertos.
CIA confirma ter destruído 92 gravações de interrogatórios
A CIA revelou ter destruído quase uma centena de gravações de interrogatórios a suspeitos de terrorismo, um número muito acima do inicialmente admitido, segundo um documento revelado hoje.
FMI deverá rever projecções económicas mundiais para níveis negativos
O Fundo Monetário Internacional (FMI) admitiu hoje rever em baixa, "provavelmente para território negativo", as previsões de crescimento da economia mundial.
Conselho Superior abre inquérito para apurar razões da morosidade de processo Mesquita Machado
O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) determinou hoje a abertura de um inquérito para apurar as razões "para os longos períodos de ausência de movimentação do processo" criminal que envolveu, nomeadamente, o presidente da Câmara de Braga.
Clinton duvida de uma resposta positiva do Irão à proposta de diálogo
A secretária de Estado norte-americana duvida que o Irão responda de forma positiva às iniciativas diplomáticas da Administração Obama, confidenciou um alto responsável do Departamento de Estado.
Irão: Agência de Energia Atómica espera que nova política americana dê frutos
Casais lusos em orgia mundial
São seis dias e cinco noites divertidíssimos, nos quais mais de 220 casais se libertam dos preconceitos do dia-a-dia, num hotel de luxo, tendo o erotismo e o sexo como menu principal." É assim que Susana, de 38 anos, classifica as orgias mundiais como a que se vai realizar no mês de Maio em Espanha.
PJ varre bancos à procura de 'luvas'
Em Fevereiro de 2005, e na sequência de uma solicitação da Polícia Judiciária de Setúbal, o Ministério Público do Montijo pediu ao Banco de Portugal a análise das contas bancárias dos principais suspeitos de corrupção no licenciamento do Freeport, entre eles o presidente da Câmara e de pelo menos dois assessores.
Falência ameaça Porto
A Sociedade Anónima Desportiva do Futebol Clube do Porto está à beira da falência técnica. Esta situação encontra-se espelhada no relatório e Contas consolidado referente ao primeiro semestre de 2008, divulgado no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A própria administração, presidida por Pinto da Costa, dá conta da situação e estuda duas soluções; ou a redução do capital social (75 milhões de euros) para um montante não inferior ao capital próprio (16,3 milhões), ou a realização pelos sócios de entradas para reforço da cobertura de capital.
Bolsas para jovens mais carenciados
José Sócrates saiu no Congresso Nacional do PS, em Espinho, com a liderança reforçada e aclamada para enfrentar os próximos desafios eleitorais. O partido mostrou-se unido. A oposição ficou em casa e, no último dia da reunião magna, a sala reanimou com fortes aplausos ao líder. "Estou preparado para uma nova maioria", garantiu Sócrates aos socialistas e ao País.
Guiné-Bissau: Explosão mata CEMGFA
Uma violenta explosão causada por um atentado bombista contra o quartel-general do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau provocou, domingo à noite, a morte do Chefe do Estado-Maior (CEMGFA), general Tagmé Na Waie. A deflagração causou ainda mais cinco feridos, dois dos quais em estado grave.
Mudança na Galiza e no País Basco
As eleições autonómicas de ontem no País Basco e na Galiza deixam as duas regiões autónomas à beira de uma mudança no poder. No caso basco, a mudança é mesmo histórica, pois os nacionalistas perdem a maioria e José Ibarretxe, há dez anos no poder, poderá ser afastado.
Freeport tem dezenas de escutas
Os nove volumes e 230 apensos do inquérito às suspeitas de corrupção no licenciamento do outlet Freeport têm dezenas de escutas, buscas e outras acções que configuram milhares de diligências realizadas pela Polícia Judiciária.
EUA apontam máfia brasileira em Portugal
As autoridades brasileiras notaram um crescente envolvimento nos narcóticos e contrabando de armas pelo PCC de São Paulo e CV do Rio de Janeiro. Estes gangs organizados de criminosos têm uma presença internacional crescente em países como a Bolívia, Paraguai e possivelmente Portugal".
PS já prepara eleições europeias
"Sinto-me feliz aqui", disse Vital Moreira quando subiu ao palco, perante os aplausos dos delegados e militantes, em pé. O anúncio do cabeça-de-lista do PS às Eleições Europeias foi um segredo bem guardado e durante vários dias.
"Governo limita magistrados"
João Palma, candidato único à presidência do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, acusa o Governo de tentar controlar investigações delicadas.
PME castigam José Sócrates
Os apoios delineados pelo Governo de José Sócrates para dinamizar as PME num período de crise e de forte abrandamento económico parecem não corresponder às expectativas dos pequenos empresários. Um estudo de opinião realizado pela Universidade Fernando Pessoa em parceria com a Associação Nacional das PME mostra que, se as eleições fossem agora, empresários e trabalhadores puxariam do cartão amarelo para avaliar as políticas do primeiro-ministro.
Chamadas móveis mais caras
A ZON Mobile e o Phone-ix, operadores sem rede própria, são os únicos que não vão alterar o preço dos seus tarifários. Os preços da TMN, Vodafone e Optimus aumentam 2,5 por cento, ou seja, acima da inflação prevista para este ano pelo Governo (1,2 por cento).
Louçã agradece atenção do PS
Num discurso duro e virado para a relação com o PS, Francisco Louçã afirmou ontem que "é uma honra o Bloco de Esquerda ter sido transformado no principal adversário do partido esponjoso dos interesses dos mais poderosos". A força política a que Louçã se referia era o PS, que está reunido em congresso.
O farol da investigação
O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) é uma referência incontornável na investigação do cancro e da genética populacional, com uma vitalidade que os 20 anos de vida não esmorecem.
Ferreira Leite defende baixa de impostos
Não é a primeira vez que a líder do PSD admite uma baixa de impostos. Em entrevista à Rádio Renascença, Manuela Ferreira Leite foi um pouco mais clara. "Há uma margem que não havia, porque deixou de haver a restrição orçamental", declarou a presidente social-democrata. E acrescentou: "A União Europeia, direi, fechou os olhos às restrições orçamentais."