sábado, 2 de janeiro de 2010

entrar no Novo Ano a falar verdade

«Na lógica do nosso sistema constitucional, não compete ao Presidente da República intervir naquilo que é o domínio exclusivo do Governo ou naquilo que é a actividade própria da oposição, Portugal dispõe de um Governo com todas as condições de legitimidade para governar, um Governo assente numa maioria relativa conquistada em eleições ainda há pouco realizadas».

«Não devemos esperar que sejam os outros a impor a resolução dos nossos problemas».

o «novo quadro parlamentar, aliado à grave situação económica e social que o País vive, exige especial capacidade para promover entendimentos».

«Os portugueses compreenderiam mal que os diversos líderes políticos não se concentrassem na resolução dos problemas das pessoas e que não empenhassem o máximo do seu esforço na realização de entendimentos interpartidários».

«O Orçamento do Estado para 2010 é o momento adequado para essa concertação política, que, com sentido de responsabilidade de todas as partes, sirva o interesse nacional».

«Com este aumento da dívida externa e do desemprego, a que se junta o desequilíbrio das contas públicas, podemos caminhar para uma situação explosiva». A.Cavaco Silva in Discurso de Ano Novo
Lusa / SOL

actualização:
O PCP lamentou o facto de o Presidente da República não ter feito qualquer referência à questão da precariedade na sua Mensagem de Ano Novo. TSF
O Bloco de Esquerda concorda com a necessidade de entendimentos enfatizada por Cavaco Silva na sua Mensagem de Ano, mas apenas se o objectivo claro forem «políticas que façam o país sair da crise e façam os portugueses melhorar as suas condições de vida».
O deputado João Semedo alertou para que que «não se conte com o Bloco de Esquerda para combinações e combinatas para que tudo fique na mesma, o que significará mais sacrifícios para os portugueses, mais abusos nas bancas e nas empresas».
TSF
O CDS-PP saudou o apelo à convergência feito por Cavaco Silva na sua Mensagem de Ano Novo isto depois de o líder democrata-cristão ter sugerido «negociações prévias para o Orçamento antes de ele entrar na Assembleia da República».
Nuno Magalhães lembrou que o CDS-PP não recebeu qualquer proposta do Governo desde que esta proposta foi feita por Paulo Portas a 13 de Dezembro e frisou que o seu partido está «tranquilo» em relação a este «desafio do Presidente».
TSF
O secretário-geral do PSD assinalou a referência de Cavaco Silva ao facto de Portugal «viver acima das suas capacidades», uma situação que Marques Guedes entende que o Governo tem culpas porque as «políticas públicas têm se conduzidas de forma a diminuir o endividamento».
Numa reacção à Mensagem de Ano Novo de Cavaco Silva, Marques Guedes destacou ainda as referências feitas à «crise de valores, aos valores da família, da ética, confiança na Justiça», que «têm reiteradamente sido postas em causa pelas políticas públicas» do actual Governo.
TSF
O PS de Francisco Assis afirmou que os socialistas estão «disponíveis para promover todos os entendimentos necessários para garantir a aprovação documentos essenciais para a governação do país». «É evidente que não dispondo o PS de maioria absoluta na Assembleia da República tem forçosamente que promover entendimentos com outras forças partidárias para garantir a aprovação do Orçamento». Sol

Pinto de Sousa está "de neve"…