quinta-feira, 12 de junho de 2008

imortantes no "PUBLICO"


"o Estado vulnerável"
O primeiro-ministro, José Sócrates, admitiu hoje, durante o debate quinzenal parlamentar dedicado ao tema dos combustíveis, que "em alguns momentos" da paralisação das empresas de transportes sentiu "o Estado vulnerável", garantindo que irão ser tomadas medidas para evitar que a situação se repita.

dos requisitos para os produtos que consomem energia
A Comissão Europeia prepara o alargamento do âmbito da directiva sobre ecodesign, que estabelece o quadro de referência dos requisitos para os produtos que consomem energia, a um conjunto de produtos substancialmente mais vasto do que o actual. A ideia é passar a abranger produtos que não consomem directamente mas têm impacto sobre o gasto de energia e passar a olhar também ao consumo de matérias-primas.

Portagens nas pontes vão manter-se inalteradas
Apesar da decisão desfavorável do Tribunal europeu de Justiça, o Governo pretende manter o valor actual das portagens cobradas nas pontes sobre o rio Tejo, garantiu o Ministério das Finanças.

apoios a camionistas não irão afectar contas públicas
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, garantiu hoje que as medidas negociadas com os transportadores rodoviários de mercadorias não terão consequências negativas do ponto de vista da despesa pública nem vão pesar no Orçamento de Estado

AutoEuropa suspende amanhã a produção por falta de peças
O conselho de gerência da fábrica de automóveis Autoeuropa, em Palmela, decidiu hoje suspender amanhã a produção de veículos, devido à falta de componentes, decorrente da paralisação dos camionistas em Espanha e França,

PCP lança “jornada nacional”
O PCP vai realizar, na próxima semana, uma jornada nacional de dois dias contra o aumento do custo de vida, que inclui um comício na sexta-feira, 20 de Junho, em Lisboa.