sábado, 7 de junho de 2008

importantes...para além do futebol



Rodriguez Zapatero pede prudência nos comentários
Lisboa, 07 Jun (Lusa) - O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pediu hoje publicamente ao presidente do Banco Central Europeu para que seja mais "prudente" nos comentários sobre a situação económica.
O apelo de Zapatero, em conferência de imprensa em Madrid, surge depois de o preço do petróleo ter registado a maior subida diária de sempre na sexta-feira, em parte por Jean Claude Trichet ter dito que é provável uma nova subida das taxas de juro da zona euro no próximo mês, o que se traduziu numa valorização da moeda europeia em relação ao dólar, divisa em que é cotado o "ouro negro".
"Eu recomendaria ao senhor Trichet mais prudência em suas declarações", disse hoje Rodriguez Zapatero.
"Todos respeitamos a independência do Banco Central Europeu, mas todos esperamos responsabilidade do Banco Central Europeu", adiantou.
Trichet afirmou quarta-feira que na próxima reunião do BCE, agendada para 3 de Julho, é "possível, mas não certa" uma nova subida das taxas de juro para conter as pressões inflacionistas.




Camionistas paralisam a partir de segunda-feira
A forte adesão dos camionistas ao encontro nacional da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) obrigou à alteração do local da concentração, agendada para discutir os problemas do sector.
Para a reunião, convocada para debater o elevado preço dos combustíveis, entre outras matérias, estavam previstos 300 empresários e camionistas de todo o País, mas esse número quase triplicou.
A falta de condições da sala reservada da Expo-salão da Batalha, com capacidade para 300 pessoas, motivou vários protestos dos presentes que obrigaram a direcção da ANTRAM a improvisar e a levar os participantes para uma outra sala de maiores dimensões.
A maioria dos mais de mil camionistas reunidos hoje na Batalha aprovou a paralisação do sector a partir de segunda-feira.
A Direcção da ANTRAM votou vencida e afirma que vai continuar a negociar com o Governo.
A reunião foi convocada para debater o elevado preço dos combustíveis, entre outras matérias, estavam previstos 300 empresários e camionistas de todo o País, mas esse número triplicou, estando presentes no encontro mais de mil profissionais.
Expresso 07Jun08