segunda-feira, 29 de dezembro de 2008


Suspeito de ter degolado mulher passa Ano Novo em casa
Dulce Moreira, de 44 anos, foi degolada para lhe roubarem 200 euros. A investigação a cargo da Polícia Judiciária de Coimbra permitiu chegar ao autor do homicídio, um homem de 45 anos, residente também em Viseu, que o Ministério Público entendeu que devia aguardar julgamento em casa. Vai passar o Ano Novo com a família e à porta, ao frio, vai ter dois elementos da GNR para evitar que fuja.
Polícias agredidos durante detenção
Dois agentes da PSP foram ontem agredidos ao intervirem num caso de insultos e violência contra um condutor de autocarro. Os agressores, de etnia cigana, com 20 e 26 anos, foram detidos mas saíram em liberdade duas horas depois, apesar dos graves actos de violência contra a autoridade.
Linha Saúde 24 com 37% de chamadas perdidas
O Ministério da Saúde aconselha às pessoas com gripe ligarem para o 808 24 24 24, em vez de se deslocarem às Urgências. Mas a Linha de Saúde 24 também está a ter dificuldades para dar resposta a todas as chamadas. No sábado, dos 4095 telefonemas recebidos, 1548 ficaram por atender, o que corresponde a 37% do total. Ontem, às 19h00 eram já 1056 chamadas perdidas (33% de um total de 3198).
Crise dá depressão
A crise económica, com a falência de empresas, o desemprego e a falta de dinheiro, é um dos factores sociais que contribui para o aumento de pessoas deprimidas. O número de portugueses com depressão e os que tentam o suicídio tem vindo a aumentar, especialmente entre os jovens e indivíduos de meia idade (20-45 anos), invertendo a tendência habitual dos idosos, em particular dos que vivem no Alentejo, cuja taxa de suicídio é das mais elevadas do País.
Governo vai suavizar penhoras às empresas
O Governo vai suavizar a penhora automática do património das empresas com dívidas à Segurança Social e ao Fisco. Como "o ano de 2009 vai certamente ser um ano difícil e exigente para todos", como o próprio primeiro-ministro reconheceu na mensagem de Natal, o CM sabe que os Ministérios da Segurança Social e das Finanças já assumiram como princípio geral de acção que "nenhuma empresa irá fechar por ter dívidas [relativas a contribuições sociais e fiscais]", nas palavras de fonte conhecedora. Por isso, sempre que uma firma tenha uma penhora automática iminente, por não ter pago as suas obrigações sociais e fiscais, a execução da penhora será adiada para o momento mais oportuno
Ban Ki-moon considera "inaceitável" violência em Gaza
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reiterou hoje o seu apelo ao fim imediato da violência em Gaza, considerando-a "inaceitável".
Gripe: Ministra da Saúde rejeita "caos" entre sexta-feira e domingo nas urgências
A ministra da Saúde, Ana Jorge, recusou hoje que tenha havido "caos" nos serviços de urgência da Grande Lisboa nos três últimos dias devido à gripe e elogiou a "excelente resposta" dada pelos profissionais.
Trabalhadores afastados em despedimentos colectivos aumentou cerca de 30 por cento em 2008
O número de trabalhadores afastados em processos de despedimento colectivo aumentou, nos primeiros dez meses do ano, cerca de 30 por cento quando comparados com os números de 2007. Os dados da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho revelam que o peso do número de trabalhadores abrangidos está a crescer significativamente.
Derrocada em obras faz quatro feridos na Costa de Caparica
Uma placa desabou hoje nas obras de construção de uma escola primária na Quinta de Santo António, na Costa de Caparica, causando quarto feridos, informou fonte dos bombeiros e o presidente da junta de freguesia local.
SATA cancela 15 voos entre as ilhas açorianas devido ao mau tempo
A SATA cancelou hoje 15 voos entre as ilhas açorianas, devido ao mau tempo que atinge o arquipélago, disse a transportadora aérea açoriana.
Morreu o vice-presidente da Liga dos Combatentes e capitão de Abril, Carlos Camilo
Faleceu hoje de madrugada em Lisboa o vice-presidente da Liga dos Combatentes e capitão de Abril, o major-general do Exército português Carlos Camilo.
Associação de clientes apresentou providência cautelar para impedir BPP de usar 450 milhões de euros
Os advogados que representam a associação de clientes do Banco Privado Português (BPP) apresentaram hoje nos Tribunais Cíveis de Lisboa uma providência cautelar para impedir o banco de usar o empréstimo de 450 milhões de euros concedido por seis instituições financeiras.
Desde a aplicação da lei do tabaco já foram instaurados mil processos
Cerca de mil processos foram instaurados por incumprimento da lei do tabaco no âmbito das acções da PSP, GNR e ASAE entre Janeiro e o final de Novembro, segundo fonte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).