quinta-feira, 1 de julho de 2010

e tudo acabou na Quarta-Feira.

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que o uso da 'golden share' pelo Estado português em resposta à oferta da Telefónica pela participação da PT na Vivo "tem um impacto neutro" sobre o 'rating' da operadora portuguesa.
Já a agência de notação Fitch considerou que é ainda demasiado prematuro para ter uma ideia sobre se os desenvolvimentos de Quarta-Feira terão impacto na notação financeira da operadora portuguesa.
Lusa

O Tribunal de Justiça da União Europeia pronuncia-se a 08 de Julho, Quarta-Feira, sobre a legalidade dos direitos especiais (‘golden share’) do Estado na Portugal Telecom (PT) face às leis europeias.
sol

Aquele tribunal tem actualmente processos a correr contra Portugal, Itália, Grécia e Polónia por estes países deterem 'golden shares' em diversas empresas, apurou a Agência Lusa junto de fontes comunitárias. Portugal é, no entanto, o país com mais casos naquele tribunal, já que, além da PT, também correm processos contra a ‘golden share’ detida pelo Estado na EDP e na Galp Energia.
Em 2003, o Tribunal de Justiça deu razão à Comissão, considerando ilegais os direitos especiais detidos por Madrid na Repsol, Telefónica, Argentaria, Tabacarela e Endesa, tendo a Espanha acatado a decisão três anos depois, em 2006.
Outros processos levaram ao fim de ‘golden shares’ em empresas como a alemã Volkswagen, a britânica British Airways e a holandesa KPN.