Conselho de Finanças Públicas aprova estratégia do Governo mas alerta para previsões "excessivamente optimistas". Eva Gaspar Jornal de Negócios
Conselho das Finanças Públicas considera previsões do governo no DEO "excessivamente optimistas". Paula Véran rtp
Conselho das Finanças Públicas diz que previsões do Governo são "excessivamente optimistas". Lusa / sic noticias
O Governo vê no primeiro relatório do Conselho das Finanças Públicas um incentivo à estratégia orçamental seguida, disse hoje o primeiro-ministro, desvalorizando que o organismo independente considere demasiado optimistas as previsões macroeconómicas oficiais.
...
"O Conselho considera que o governo português tem agido de forma adequada e muito bem-sucedida na consolidação de finanças públicas", afirma o primeiro-ministro. PDF. Lusa
Para o Partido Socialista, isto é, para o deputado João Galamba: «O Conselho de Finanças Públicas fala dos vários riscos orçamentais e faz uma critica ao Governo, que me parece bastante pertinente, a ideia de que não há uma tentativa de perceber a correlação entre os riscos, ou seja, em que medida por exemplo é que o desemprego pode afectar a solvabilidade das famílias, levando a um aumento de falências».
«Ou seja, riscos cruzados. Portanto, nós devemos ver todos os riscos para a execução orçamental de forma integrada. E esse parece-me uma critica que o Governo devia ter em conta». tsf.