sexta-feira, 3 de abril de 2020

Como evitar que a Covid-19 lhe acabe com o motor diesel


A pandemia do coronavírus alterou os hábitos de condução. As viagens são agora mais espaçadas e curtas, o ideal para os que têm carros com motor a gasóleo entrarem em despesas. Saiba como evitá-las.
O filtro de partículas dos motores turbodiesel não aprecia viagens curtas. Para não incorrer em despesas avultadas, apresentamos algumas dicas para manter o filtro em bom estado
Que truques há para evitar entupir o filtro?
Na actual situação, em que o estado de emergência imposto para debelar a pandemia restringe as deslocações a viagens mais curtas, há uma série de pequenos truques para impedir os problemas no DPF. Para começar, é bom usar o tipo de óleo indicado para o carro e, sobretudo, utilizar um lubrificante indicado para um motor diesel com DPF, que por estranho que pareça, é diferente do usado nos diesel convencionais, mais antigos e sem filtro.
Nas embalagens está sempre bem patente “óleo para motor com filtro de partículas”, podendo surgir em alternativa DPF ou FAP. São lubrificantes do tipo SAPS, o que significa reduzidas quantidades de enxofre, cinzas sulfatadas e fósforo, de forma a reduzir a produção de partículas que entupam o filtro.
A outra dica é não perder a oportunidade de rodar um pouco mais, para que o veículo passa aquecer e realizar a regeneração, nem que seja uma vez por semana. Ou, então, quando sentir que o sistema está a tentar realizar uma regeneração activa e não há meio de conseguir terminar a operação. Basta ir fazer compras a um supermercado um pouco mais longe, idealmente com pouco trânsito para evitar o pára-arranca.
Outra possibilidade é rodar em 5ª ou 4ª velocidade, em vez de 6ª, o que sempre eleva a rotação do motor (e a temperatura dos gases de escape), uma vez que alguns sistemas de gestão não reconhecem a mudança que está engrenada. Mas antes de recorrer a esta solução, fale com a marca, solicitando esclarecimentos.
Este foi o tema desta semana do podcast Operação Stop, da Rádio Observador, que pode ouvir aqui.