A
pandemia do coronavírus alterou os hábitos de condução. As viagens são agora
mais espaçadas e curtas, o ideal para os que têm carros com motor a gasóleo
entrarem em despesas. Saiba como evitá-las.
O
filtro de partículas dos motores turbodiesel não aprecia viagens curtas. Para
não incorrer em despesas avultadas, apresentamos algumas dicas para manter o
filtro em bom estado
Que truques há para evitar
entupir o filtro?
Na
actual situação, em que o estado de emergência imposto para debelar a pandemia
restringe as deslocações a viagens mais curtas, há uma série de pequenos
truques para impedir os problemas no DPF. Para começar, é bom usar o tipo de
óleo indicado para o carro e, sobretudo, utilizar um lubrificante indicado para
um motor diesel com DPF, que por estranho que pareça, é diferente do usado nos
diesel convencionais, mais antigos e sem filtro.
Nas
embalagens está sempre bem patente “óleo para motor com filtro de partículas”,
podendo surgir em alternativa DPF ou FAP. São lubrificantes do tipo SAPS, o que
significa reduzidas quantidades de enxofre, cinzas sulfatadas e fósforo, de
forma a reduzir a produção de partículas que entupam o filtro.
A
outra dica é não perder a oportunidade de rodar um pouco mais, para que o
veículo passa aquecer e realizar a regeneração, nem que seja uma vez por
semana. Ou, então, quando sentir que o sistema está a tentar realizar uma
regeneração activa e não há meio de conseguir terminar a operação. Basta ir
fazer compras a um supermercado um pouco mais longe, idealmente com pouco
trânsito para evitar o pára-arranca.
Outra
possibilidade é rodar em 5ª ou 4ª velocidade, em vez de 6ª, o que sempre eleva
a rotação do motor (e a temperatura dos gases de escape), uma vez que alguns
sistemas de gestão não reconhecem a mudança que está engrenada. Mas antes de
recorrer a esta solução, fale com a marca, solicitando esclarecimentos.
Este
foi o tema desta semana do podcast Operação Stop, da Rádio Observador, que pode
ouvir aqui.
( in “Como
evitar que a Covid-19 lhe acabe com o motor diesel“ por Alfredo
Lavrador)