domingo, 10 de março de 2024

O eleitor-tipo

Partido Socialista: O PS é apontado como sendo um partido que tem um eleitorado mais velho e também fiel aos socialistas. De acordo com o levantamento feito por Pedro Magalhães e João Cancela, o maior número de votos, em 2022, foi de mulheres, apesar de ser um dos partidos com menos eleitorado feminino e menos instruído.

Partido Social-Democrata: O eleitorado do PSD é parecido ao do PS. Mas há mais homens a votar no PSD, em vez de mulheres: Em 2005, houve uma maioria absoluta do PS. Em 2009 foi maioria relativa. Em 2011 o PSD e o CDS têm uma maioria. Isto é no espaço de seis anos, os eleitores transitaram de uma maioria absoluta do PS para o PSD/CDS.

CHEGA: Com um crescimento acentuado nas últimas eleições, o partido conseguiu conquistar votos dos eleitores descontentes. É também muito mais votado por homens do que por mulheres (praticamente dois em cada três eleitores são do sexo masculino). É entre as pessoas com o ensino secundário que o Chega teve mais votos.

Iniciativa Liberal: A par do Chega, do PAN e do Livre, a IL é um dos partidos mais recentes do panorama político. E juntamente com o Livre e o PAN foi um dos partidos preferidos dos jovens. A maioria dos votantes da IL são também mais instruídos (9% dos votantes com ensino superior). Apenas 1% daqueles que têm menos que o ensino secundário escolheram os liberais.

Bloco de Esquerda: É outro dos partidos preferidos dos mais jovens (8% dos votantes jovens foi para os bloquistas). Em termos de crescimento eleitoral, as características do partido acabam por ser semelhantes às que se verificam na IL, 55% dos votantes dos bloquistas eram do sexo feminino.

PCP/CDU: Os comunistas foram um dos partidos com mais percentagem de voto masculino. Apesar de não ter muitos eleitores jovens, a CDU teve um melhor resultado entre os 18 e os 24 anos, em pessoas sem o ensino secundário. De acordo com os investigadores, alguns dos votantes comunistas habituais podem ter transitado para o PS.

rui.godinho@dn.pt