sexta-feira, 5 de agosto de 2005

... e o nosso primeiro vai no Quénia!

Vaga de calor traz inferno
Depois de um período de tréguas, o aumento das temperaturas foi mais uma vez fatal e o ‘monstro’ reapareceu – as chamas voltaram ontem a lavrar insistentemente por todo o País, com especial incidência para o Norte e Centro. Lisboa, Évora e Portalegre foram os distritos mais afectados do Sul do País. CM
ESTRADAS CORTADAS

A1
IP 2
EN234

IP3.
EN223
EN108

Dia mais quente do ano em Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal
O dia de hoje foi o mais quente do ano em cidades como Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, disse à Lusa o Instituto de Meteorologia (IM), que prevê que o calor abrande só no domingo.
Em Lisboa, a estação de medição junto ao aeroporto registou hoje 39,7 graus centígrados, enquanto do outro lado da cidade, perto do Jardim Botânico, a outra estação chegou aos 38,6 graus, o que fez de hoje o dia mais quente do ano na capital. Os termómetros do IM em Setúbal atingiram os 41,6 graus, enquanto os recordes de calor atingiram 37,3 graus em Viana do Castelo, 36,8 no Porto, 38,1 em Aveiro e 38,9 em Coimbra.
PUBLICO


TRAPALHADAS
Descoordenação no pior dia de incêndios
Ministro António Costa partiu ontem ao fim do dia para Leiria, onde chegou às 23.00. DN
Nota: ... começava a arrefecer?

Judiciária sem meios
A Polícia Judiciária (PJ) não tem meios suficientes para investigar fogos florestais. "Estamos a fazer o que podemos com os meios que temos, apesar dos níveis de exigência e da qualidade do trabalho", disseram ao DN fontes da polícia criminal. Perante esta denúncia, o DN tentou saber junto do Ministério da Justiça (MJ) o número de operacionais existentes, mas não nos foi dada resposta. DN

Silêncios
O que se passou na Caixa Geral de Depósitos e está em curso no Metro do Porto, é a confirmação do “assalto” aos lugares de administração do sector público, numa operação de contornos pouco claros e a merecer a atenção de todos os cidadãos.
No Metro do Porto, o ex-comunista e actual Ministro das Obras Públicas, quer dar uma ajuda ao candidato do PS à Câmara do Porto, que sozinho não vai lá, e dispara em todas as direcções para colocar em causa Rui Rio.
O Ministério das Obras Públicas está a ser utilizado como uma central de propaganda ao serviço de Francisco Assis. Não sei se este comportamento é passível de sanção penal, mas que se traduz numa utilização abusiva e ilegítima do exercício do poder é um facto incontornável.
A situação da Caixa é bem mais grave e a merecer, pelo menos num País da Europa, uma investigação da Procuradoria-Geral da República.
A substituição da administração teve a ver com a recusa, legitima, de utilização do dinheiro da Caixa, que é dos seus depositantes, na megalómana construção dos novos elefantes brancos, que são a OTA e o TGV.Face à inviabilidade de os privados se meterem numa aventura de trágicas consequências, o Governo queria o dinheiro dos portugueses que está depositado na Caixa Geral de Depósitos. A administração disse não, e o comissário político que ocupou a pasta das finanças correu com os administradores.Que tudo isto se tivesse passado num qualquer País do Terceiro-Mundo, não seria de admirar, mas aqui, em Portugal, na Europa, desta Europa comunitária, é de uma enorme gravidade, que configura a violação de algumas das disposições do Código Penal. Se a actuação do Governo é condenável, o silêncio da Procuradoria-Geral da República é preocupante.
PrimeiroDeJaneiro Vítor Fonseca


Trapalhaliçes
Lula pediu apoio à PT e BES
As declarações que o deputado do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) Roberto Jefferson fez ao jornal ‘Folha de S. Paulo’ na terça-feira, após depor perante a Comissão do Congresso, em Brasília, caíram como uma bomba em Portugal e no Brasil por implicarem a Portugal Telecom e o Banco Espírito Santo no ‘saco azul’ do Partido dos Trabalhadores (PT).

Reformas antecipadas suspensas até ao final de 2006
Os pedidos de reforma antecipada antes dos 65 anos de idade ou dos 40 anos de serviço estão suspensas a partir de hoje e até ao final de 2006, determina uma lei publicada ontem em Diário da República.
A medida, que constava do Programa do Governo, foi aprovada no Conselho de Ministros de 2 de Junho.
PUBLICO
Nota: O Banco de Portugal e a Caixa Geral de Depósitos estão incluídas?


“O Comércio do Porto”
A Junta Metropolitana do Porto (JMP) vai analisar amanhã uma proposta do presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, para envolvimento daquele órgão na constituição de uma empresa que reactive o diário “O Comércio do Porto”. PUBLICO
Nota: ... campanha real ou eleitoral?

OTA PUBLICIDADE
Perigo na pista da Portela
É tudo uma questão de contas. A maioria dos aviões que aterram e descolam do aeroporto da Portela, em Lisboa, fazem-no de Sul para Norte, numa pista com mais de 3800 metros.
Além disso, em 98 por cento dos casos, a manobra realiza-se em condições atmosféricas favoráveis. “Mas com mau tempo, a aterragem é feita ao contrário e se algo correr mal, como sucedeu no Canadá, o avião só pára para lá da Segunda Circular”, alerta José Alberto Monteiro, antigo comandante da TAP.
Nota: ... no artigo faltam as outras conclusões sobre o acidente no Canadá! Por acaso verificaram-se todas erradas!