terça-feira, 2 de agosto de 2005

... um Verão a aquecer?

BOYS:
Vara na administração da CGD
Armando Vara, ex-secretário de Estado da Administração Interna no governo Guterres, de onde saiu em consequência do escândalo da Fundação para Prevenção e Segurança, foi nomeado pelo novo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, para administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
O 'Diário Económico' refere ainda que a reforma da administração da CGD já havia sido pedida por Sócrates ao ex-ministro das Finanças, Luís Campos e Cunha, mas que este se recusava a demitir Vítor Martins. O jornal reforça este argumento - o da mudança em preparação - com os sucessivos adiamentos da assembleia Geral de Accionistas da CGD e com o facto de na assembleia - quando se realizou - o Estado não ter aprovado um voto de louvor à direcção que é agora remodelada.
Esta remodelação não foi bem acolhida pelo presidente do PSD e líder da Oposição parlamentar, Marques Mendes. Em declarações ao 'Diário Económico', Marques Mendes comentou que esta medida é - e citamos - "um acto descarado de saneamento político".
CM

outros BOYS:
Direcção do Diário de Notícias substituída
O jornal "Diário de Nótícias" vai passar ter uma nova direcção. A decisão de susbstituição do actual quadro directivo foi decidido pelo grupo Controlinveste, o novo propretário do jornal.
Em afirmações à edição online do Jornal de Negócios, o director do DN, Miguel Coutinho, revelou que os directores do jornal já sabiam que o presidente da Controlinveste não contava com eles na nova orientação da empresa.
De acordo com Miguel Coutinho "o senhor Joaquim Oliveira informou-nos, a mim e ao director-adjunto, Raul Vaz, que, face à orientação empresarial que tem para o grupo, não contava connosco para a direcção do Diário de Notícias". O ainda director do Dn acrescentou que a decisão de Joaquim Oliveira não se deveu aos resultados do "Diário de Notícias" porque nos últimos meses o jornal tem subido nas vendas.
CM

PRESIDENCIÁTICAS:
Cavaco Silva também falou hoje com o Presidente da República
O Presidente da República recebeu hoje de manhã o antigo primeiro-ministro Cavaco Silva, numa reunião privada que decorreu antes do encontro com Mário Soares. PUBLICO

Mário Soares diz que apenas foi ouvir o Presidente da República
O socialista Mário Soares afirmou hoje, no final da audiência de uma hora com o Presidente da República, que foi ouvir Jorge Sampaio e que falou dos assuntos "que vocês [jornalistas] sabem".
O Presidente da República recebeu esta tarde Mário Soares a pedido do antigo chefe de Estado e fundador do PS.
"Vocês já sabem tudo a meu respeito", acrescentou Mário Soares, em resposta à insistência dos jornalistas presentes no Palácio de Belém que pretendiam ouvir da boca de Soares os motivos e o conteúdo da conversa entre os dois. "Não tenho nada a acrescentar", afirmou o antigo Presidente da República."Vim falar sobre o que está em causa" foi outra das frases proferidas por Mário Soares.
PUBLICO


presidenciáticazinhas:
Guiné-Bissau: comissão eleitoral admite irregularidades na segunda volta das presidenciais
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau admitiu hoje a existência de irregularidades na segunda volta das presidenciais, cujos resultados estão a ser contestados pela PAIGC, e afirmou que poderá ser necessário recontar os votos de algumas regiões do país. PUBLICO

UE felicita guineenses
A União Europeia (UE) felicitou ontem o povo guineense pela forma como decorreu a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau, "apesar de um período pré-eleitoral tenso", e apelou ao respeito "da Constituição e do Direito". A UE fez questão de recordar que os observadores internacionais e, em particular a sua missão no terreno, consideraram que o escrutínio decorreu de forma pacífica e foi, de um modo geral, bem organizado e transparente, em conformidade com os princípios internacionais.
Nota: uma precipitação diplomática ou uma francesice?


Crónica de uma eleição agitada
A Guiné-Bissau é um barril de pólvora prestes a explodir? Na capital guineense há quem pense que sim. Embora não seja ainda visível nenhum sentimento de pânico generalizado, já há relatos de pessoas que começaram a levar os filhos e mulheres para localidades do interior do país menos agitadas. Outras disseram ter recebido telefonemas de parentes no estrangeiro, a pedir que os familiares mais vulneráveis sejam retirados de Bissau. EXPRESSO

Indicadores
clima económico piora em Julho e toca mínimo de 17 meses
O indicador de clima piorou em Julho pelo quarto mês consecutivo, atingindo valores que já não se verificavam desde Fevereiro de 2004, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.
O indicador de confiança dos consumidores voltou a agravar-se em Julho, ainda de forma mais intensa que no mês anterior, situando-se em níveis de Setembro de 2003.
DiarioDigital


Metro do Porto: ministro culpa Rio e Valentim por atraso na rede
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou terça-feira à Lusa que vai desbloquear o avanço para a segunda fase do Metro do Porto, responsabilizando Rui Rio e Valentim Loureiro por aquele processo estar «parado há três anos».
Reafirmando que o Governo atribui «a maior importância» ao desenvolvimento da rede do Metro do Porto, o ministro referiu que encontrou o processo «congelado desde o Governo de Durão Barroso».
«Ao contrário do que dizem os senhores presidentes das câmaras [Rui Rio e Valentim Loureiro], eu quero que o processo avance e não que continue parado como tem estado e, para isso, é preciso que eles resolvam as anomalias jurídico-legais e financeiras que levaram os anteriores governos a paralisar o avanço para a segunda fase», salientou o ministro.
Nota: O Homem é tonto?