sexta-feira, 5 de agosto de 2005

...só faltam 10 dias para o "nosso primero" regressar!

Trapalhadas Sampaio, trapalhadas! E agora!

Teixeira dos Santos fez a mudança que Campos e Cunha recusara
O Presidente da República, Jorge Sampaio, não foi avisado previamente por José Sócrates da decisão de mudar a administração da Caixa Geral de Depósitos, uma das instituições mais relevantes do tecido económico nacional, tendo sabido da notícia através da televisão.
O PÚBLICO apurou que o Presidente terá reagido mal não só ao facto de José Sócrates não o ter informado, como Durão Barroso habitualmente fazia quando tomava medidas semelhantes, mas também não terá visto com bons olhos a entrada do ex-ministro socialista Armando Vara para administração, já que fora por sua pressão que ele saíra do Governo quando era ministro da Administração Interna de António Guterres, após o escândalo da Fundação para a Prevenção e Segurança.
PÚBLICO
Nota: Ora Bem! O Jorge Sampaio já começou a percebe-los e a perceber que “saiu do baralho”! Triste fim de dois bons mandatos!!!
Ah! e a CGD terá de pagar 2,25 milhões de euros aos gestores demitidos. Que falta nos vão fazer para ajudar a cobrir o
déficit

Ministro das Obras Públicas responsabiliza Rui Rio e Valentim Loureiro pelos atrasos no metro do Porto
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, responsabilizou hoje Rui Rio e Valentim Loureiro pelos atrasos na construção do metro do Porto, avançando que vai desbloquear o avanço para a segunda fase do projecto, que afirma estar "parado há três anos".
Valentim Loureiro desmente derrapagem financeira no metro do Porto
O presidente do Conselho de Administração do Metro do Porto, Valentim Loureiro, garantiu hoje que "não há qualquer derrapagem financeira no custo do desenvolvimento da rede", em resposta ao ministro das Obras Públicas, que impediu a construção de novas linhas até que seja resolvida a sustentabilidade económico-financeira do projecto.
Governo vai travar construção de novas linhas do metro do Porto
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou hoje que travará a construção de novas linhas do metro do Porto até que fique solucionada a sustentabilidade económico-financeira do projecto, que acusa de já ter gasto o triplo das verbas inicialmente previstas. PÚBLICO

STE pede a Sampaio para vetar congelamento das progressões
O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) apelou esta quarta-feira ao Presidente da República para que vete a promulgação da lei que congela as progressões na Função Pública, por considerar que é inconstitucional.
Nota: O “nosso Tenente Chico” Picanço deve estar ainda mais doido! Pedir a Sampaio que “os tenha”?

Ota e TGV poderão ter «acelerado» mexidas na Caixa
Em causa estarão desentendimentos entre a administração da instituição bancária e o Governo por causa dos grandes projectos públicos. Ministro das Finanças justifica demissões com a ausência de uma «relação de confiança» PortugalDiario.
Nota: ... Sampaio, Sampaio, mais uma! Pergunto-me se ainda tem cartão e cotas pagas...

MNE falhou na informatização da rede
O Tribunal de Contas considerou ontem que Ministério dos Negócios Estrangeiros falhou na execução do programa de informatização da rede consular, tendo conseguido instalar este serviço em apenas 34 dos 125 postos inicialmente previstos.Segundo uma auditoria aos Serviços Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (SEMNE), o Tribunal de Contas concluiu que no final de 2003 apenas 34 consulados estavam informatizados, quando o MNE tinha previsto concluir a informatização de 125 postos consulares até 1999. PrimeiroDeJaneiro
Sociais Comunicantes!

Jornal inglês coloca IP5 entre as vias mais perigosas
Um artigo do jornal britânico "The Sunday Times" refere que as estradas portuguesas, em particular o IP5, estão entre as vias mais perigosas do mundo. A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) contesta esta classificação.
No artigo, intitulado Armadilhas mortais: as estradas mais perigosas do mundo e publicado no mês passado, Portugal é citado como tendo a maior taxa de mortalidade por acidentes de viação da União Europeia (dados de 2000), números que em parte se devem às vias rápidas.
O IP5, descrito como a principal ligação de Portugal com a Europa, é uma das estradas onde é mais difícil conduzir e onde já morreram 400 pessoas desde a sua abertura ao tráfego há uma década, segundo o jornal. A referência ao IP5 segue-se a duas outras referentes a estradas localizadas em partes diferentes do globo: uma na Bolívia, considerada a mais perigosa do mundo; e outra no Sul de Espanha, que liga Málaga a várias cidades turísticas como Torremolinos e Marbella. O artigo dá ainda conta de um relatório da EuroRap (Europe Road Assessment Programe), organização não-governamental belga, sobre as estradas britânicas.
O secretário-geral da PRP, José Miguel Trigoso, reconhece que o IP5 é muito mediático, mas nem sequer em Portugal foi a estrada com maior sinistralidade face ao volume de trânsito. Associá-lo às estradas mais perigosas do mundo "é um disparate", segundo o especialista. José Miguel Trigoso refere que o IP5, que liga Aveiro a Vilar Formoso, tem características especiais. É a única via que tem um terço de pesados e que tem zonas onde é difícil ultrapassar. "Às vezes formam-se filas atrás dos pesados e há pessoas que perdem a cabeça e ultrapassam onde não podem fazê-lo", lembra. Quanto à indicação de que terão morrido 400 pessoas em acidentes ocorridos no IP5 nos últimos dez anos, Trigoso considera que é impossível, embora no momento não disponha dos números exactos. Em 2003 morreram 30 pessoas na sequência de acidentes no IP5, o dobro do ano anterior.
PÚBLICO
Nota: ... mas demos á falsa noticia um impressionante relevo! Se fosse a verdadeira ter-lhe-iamos dado a mesma importância. Uma pesquisa ao site http://www.eurorap.org/inside.htm daria aos “Comunicantes” a real visão do que se passa nas estradas de dois Países de língua inglesa e verificava que as mortais estradas portuguesas são uma pequena batalha quando comparadas com as britânicas em “guerra total” ! Já agora, sr. jornalista... : Portugal não consta naquele site!

Brigada Antiterrorista investiga empresa árabe na área de Sintra
A Brigada Antiterrorista foi ontem chamada a intervir num prédio de escritórios nos arredores de Sintra, onde foi descoberto material suspeito de origem árabe. Para além de variado material informático, as autoridades encontraram um exemplar em árabe de Mein Kampf - obra magna de Hitler e manifesto ideológico do nazismo, cuja publicação está interdita em Portugal -, o Alcorão, um elevado número de cassetes, documentação variada e uma revista aberta nas páginas que relatavam os recentes atentados de Londres.DN
Nota: mas este “jornalista” é espantoso: junta o Corão com “a minha luta”!!! terá vindo para o jornal pela mão do Sr. Oliveira???
Presiden...ciáticas!
"Soares já foi Presidente duas vezes. Não querer deixar espaço a outros, sobretudo a um amigo de tão longa data e tão duras lutas como Manuel Alegre, não abona a seu favor"
Helena Roseta, PÚBLICO, 03-05-2005


Roseta: ninguém percebe «regresso» de Soares
A ex-deputada do PS Helena Roseta considerou esta quarta-feira que «ninguém consegue perceber» o que levou Mário Soares a ponderar uma eventual candidatura às presidenciais depois de ter dito «basta!».

Sampaio não se deixa envolver
Jorge Sampaio fez coincidir ontem as audiências a Cavaco Silva e a Mário Soares, o que permitiu ao Presidente manter total distância em relação a ambos os potenciais candidatos na corrida a Belém.
Cavaco Silva, segundo Belém, tinha solicitado a audiência mas pediu reserva quanto à divulgação do encontro. Deste modo, o ex-primeiro-ministro foi recebido pelo Presidente da República na manhã de ontem sem que a reunião tivesse sido divulgada.
Por seu lado, Mário Soares solicitara a Sampaio uma audiência na passada semana. Segundo fontes próximas de Soares, este encontro inseria-se no conjunto de "entidades a contactar" pelo ex-presidente da República, como, aliás, tinha anunciado, contactos estes que fazem parte do processo de decisão quanto à sua candidatura.

Nota: ... vá lá, Sampaiito... escapaste de boa!
Outros Boys...

(Ainda) não é o dono mas já impõe as regras
A Controlinveste ainda não é proprietária da Lusomundo Media. Apesar disso, Joaquim Oliveira já pôs em prática a sua regra de ouro: posso, quero e mando
A operação de venda da Lusomundo Media à Controlinveste ainda não se encontra concluída, faltando a aprovação definitiva pela Autoridade da Concorrência. No entanto, Joaquim Oliveira, o novo futuro patrão, já disse ao Director do Diário de Notícias que, citamos Miguel Coutinho, “face à orientação empresarial que tem para o grupo, não contava connosco para a direcção do DN”. Nada surpreende no reino lusitano. Se Freitas do Amaral reconhece “Nino” Vieira como presidente tendo por base os resultados provisórios, também Oliveira pode impor as regras, mesmo antes de ser o dono...
Más Noticias:

Air France responsabiliza aeroporto de Toronto
O presidente da Air France, Jean Cyril Spinetta, responsabilizou esta quarta-feira os gestores do aeroporto de Toronto pelo acidente na véspera com um Airbus 340, no qual viajavam 309 pessoas, 22 das quais ficaram feridas, segundo a empresa.
Nota: ... francês é como o "nosso primeiro"! Sem pecado!!!

Petróleo atinge novos máximos
O crude voltou a atingir recordes esta quarta-feira ao tocar os 62,34 dólares no Nymex e os 61 dólares no mercado londrino IPE.
O ministro do Petróleo iraniano, Hadi Nejad-Hosseinian, afirmou que o preço do petróleo pode alcançar os 70 dólares por barril este ano, uma vez que a procura está a crescer a um ritmo mais acelerado que a oferta.
Esta afirmação reacendeu os receios quanto à possibilidade de escassez da oferta de petróleo e quanto às consequências da subida do valor do ouro negro para a economia mundial.


«Os mares estão afogados em plástico»
Oceanos recebem 6,4 milhões de toneladas de resíduos por ano, revela a associação ambientalista Greenpeace. PortugalDiario