segunda-feira, 12 de junho de 2006

... 150 000 postos de trabalho!

Fábrica da Opel na Azambuja vai encerrar
Até 31 de Outubro a fábrica da Opel na Azambuja vai encerrar. Há pouco mais de duas semanas um relatório da General Motors adiantava que unidade portuguesa tinha de reduzir custos até meados de Junho, caso contrário correria risco de fechar portas.
A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal económico alemão Handelsblatt que cita fontes empresariais e refere que a administração do grupo pretende transferir a produção do Opel Combo para Saragoça, em Espanha. O anúncio do encerramento deverá ser feito na quarta-feira.
CM 2006-06-12

... aposto que a Tania (Laranjo) também não sabe!!!

Juízes recusam nacionalidade a quem não sabe o hino
...Ana (nome fictício) nasceu na Índia, mas é casada com um cidadão de nacionalidade portuguesa. Vive no nosso país desde 1997, habita em casa própria, e fala fluentemente a língua de Camões. Ana não conhece, no entanto, o hino de Portugal. Não sabe a letra, nem a música, nem conhece nenhuma figura relevante da cultura portuguesa.
Em contrapartida, Ana tem dois filhos que já nasceram em território português. Que andam na escola, que falam correctamente a língua e que estão perfeitamente integrados na comunidade local. Mas Ana continua a não saber situar no tempo e no espaço as figuras mais importantes da área da política, do desporto ou da música. Inclusivamente, Ana não consegue precisar quais os actuais intervenientes da vida política, tendo até dificuldade em situar os actores, nos respectivos partidos.
Tânia Laranjo/PÚBLICO 12.06.2006
ps: relembrando José Lopes:
«A propósito do artigo ‘Tribunal autoriza adopção contra vontade dos pais’ (17 de Maio). Tânia Laranjo (“Público”) escreve a seguinte frase: ‘Apesar de a lei apenas prever a incapacidade dos pais por doença mental, o espectro normativo, numa interpretação teológica, abrange outras situações similares, como a toxicodependência e o alcoolismo’. Não me é claro o sentido da palavra teológica (interpretação à luz de Deus???) neste contexto. Foi mesmo esta a expressão dos Juízes, ou antes ‘teleológica’ (em função do fim a que se destina)?».

Gentes de Coragem!

Escola do Lumiar encerrada após agressão de professora

A Escola Básica do 1º ciclo de São Gonçalo, no Lumiar, vai estar encerrada amanhã, por decisão dos professores, depois de uma docente ter sido agredida anteontem por familiares de um aluno do estabelecimento.
De acordo com a presidente do Sindicato Democrático dos Professores da Grande Lisboa (SDPGL), Maria Conceição Pinto, o estabelecimento vai manter-se fechado "enquanto não se resolver o problema de segurança".
A informação sobre o fecho do estabelecimento está afixada num cartaz colocado à porta da escola desde o dia da agressão, que foi, segundo a sindicalista, reportada de imediato pelo órgão executivo do Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros, a que pertence a S. Gonçalo, à Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL). Da DREL a escola recebeu indicações para que "ninguém fale com a comunicação social e que a escola não feche".
O incidente ocorreu pela hora de almoço, quando a professora em causa, que é coordenadora da escola e membro do conselho do SDPGL, se encontrava dentro do estabelecimento de ensino. A docente, que está na escola há quase duas décadas, terá chamado a atenção a um aluno, com cerca de 13 anos, que estava a atirar cascas para o chão. Este terá ignorado o aviso da professora, que fez menção de lhe segurar a mão para que o jovem apanhasse as cascas, mas este recusou-se a fazê-lo.
Segundo o relato da dirigente sindical, "pouco tempo depois" terá entrado na sala onde estava a docente um casal, aparentemente familiar do aluno, que a insultou, tentou arremessar-lhe à cabeça um balde de lixo de alumínio e lhe bateu na cara e na cabeça repetidas vezes até que os restantes professores e auxiliares conseguiram por cobro ao ataque.A professora, de 50 anos, foi assistida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica na escola e vai ficar de baixa, adiantou Maria Conceição Pinto.
A sindicalista acrescentou não ter conhecimento de outras agressões a docentes neste estabelecimento, mas acentuou que a escola tem vários problemas de segurança, que haviam levado já a professora atacada a solicitar a presença da polícia no recreio durante os intervalos.
Maria Conceição Pinto acrescentou que o SDPGL, que integra a Federação Nacional dos Sindicatos de Educação, vai entrar em contacto com a DREL amanhã "para saber que tipo de intervenção se vai fazer numa escola destas, onde os professores não se sentem seguros
"11.06.2006 Lusa

domingo, 11 de junho de 2006

"Foi para manter a portugalidade que nos batemos e muitos de nós caíram"

Como é hábito "isto não é noticia"! ... mas há excepções:

Um "combatente" pela cidadania
Um "combatente" pela cidadania. Foi assim que Paulo Teixeira Pinto se apresentou, ontem, no XIII encontro nacional de ex-combatentes, que se realiza anualmente a 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa.
O ex-secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e actual presidente do BCP justificou ter aceite discursar na cerimónia, porque foi o primeiro convite dirigido a um não ex-combatente. "Faço-o na qualidade de cidadão português que pensa que a memória é essencial para preservar a identidade colectiva", explicou, segundo a Lusa, apelando ao reconhecimento dos que "lutaram e morreram" para que o Dia de Portugal possa ser assinalado.
"Numa sociedade democrática, madura, aberta e plural, o que deve ser esperado de todos os cidadãos é que sejam activos combatentes pelos direitos de cidadania. Combatentes já não são só os militares em cumprimento do seu ofício", disse, perante centenas de pessoas. "É nesse sentido que me sinto um combatente", acrescentou.
Paulo Teixeira Pinto, que nasceu em Angola e tinha 13 anos quando terminou a guerra colonial, deixou ainda palavras contra o racismo e a xenofobia. "A portugalidade só se realiza com os outros e nunca contra ninguém", defendeu.
"Tal como há portugueses em todas as dobras do mundo, é bom que os que cá permanecem saibam ser solidários com o sacrifício dos que partiram, acolhendo com a mesma dignidade aqueles outros que vindos do mesmo mundo escolheram cá viver connosco", apelou.

Manuel Lobo Antunes, secretário de Estado da Defesa, representou o Governo na cerimónia. "Foi para manter a portugalidade que nos batemos e muitos de nós caíram", declarou, apesar da intervenção não estar prevista no programa.O XIII encontro nacional de ex-combatentes teve início com uma cerimónia inter-religiosa (católica e muçulmana) e terminou ao som do Hino Nacional, pela voz da cantora Rita Guerra. PAULO CARRIÇO / LUSA

Jornalismo de Investigação?

Exibição da Força Aérea causa atrasos no aeroporto

Os exercícios de preparação da Força Aérea para as celebrações do 10 de Junho, anteontem, no Porto, coincidiram no tempo com atrasos em dois voos com destino no Aeroporto de Sá Carneiro. Os voos em questão - da TAP e da Portugália com origem em Lisboa - receberam indicações para se manterem no ar mais tempo que o previsto. Foi já em pleno voo que as tripulações receberam instruções para iniciarem a descida mais cedo e, depois, sobrevoar o mar a norte do Porto, apurou o JN. Alexandra Figueira e Alfredo Leite 2006/06/11
ps: Conseguiram... além do Carro de Combate, temos os Aviões Militares! Falta ainda a noticia a descrever o buraco na meia do Cabo Sezinando Costa!

150 mil postos de trabalho

Diz Vieira da Silva:
Apesar de os números não serem os desejáveis, assegura que se mantém o objectivo do Governo de criar 150 mil postos de trabalho durante a presente legislatura. PD 2006/06/11

Cuidado Pinto de Sousa... começou o assalto!

«PS e Governo não devem ter a mesma liderança»
Governo precisa de «mais vitalidade» por parte do PS, diz Vieira da Silva
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, defendeu a não acumulação da liderança do partido com a liderança do Governo, no plano operacional, numa entrevista publicada hoje pelo Jornal de Notícias.
2006/06/11

sábado, 10 de junho de 2006

A GRANDE NOTICIA.... do Dia de Portugal!

O intenso trabalho Jornalistico originou, pesquisa no arquivo morto, uma pergunta ao Pinto de Sousa e esta manchete:
Carro de combate do Exército avariou durante o desfile militar. JN 10Jun06

... é para isto que existem escolas de comunicação!

"um país do terceiro mundo"

Selecção Nacional ficou retida no meio do trânsito
Deslocação entre Marienfield e Colónia demorou mais uma hora e 15 minutos
Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, manifestou o seu descontentamento pelo sucedido. Está a assistir-se a uma "organização à alemã", disse, salientando que, se tal tivesse acontecido em Portugal, durante o Europeu de 2004, Portugal era "um país do terceiro mundo".
JN 10Jun06

terça-feira, 6 de junho de 2006

Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Évora,

Oito incêndios, seis deles por circunscrever, lavravam às 19h30 horas nos distritos de Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Évora, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. CM 20060606

... finalmente o Pinto de Sousa começa a cumprir as promessas!!!

Central de energia solar vai criar seis postos de trabalho
A primeira pedra da maior central de energia solar do mundo foi lançada, esta terça-feira, no concelho de Serpa, com alguma controvérsia. O projecto, avaliado em 60 milhões de euros, apenas irá criar seis postos de trabalho. A autarquia diz que não são investimentos deste tipo que combatem a desertificação da região.
TSF ( 15:47 / 06 de Junho 06 )

Oh Costa... o Pinto de Sousa também não sabe!!!

O secretário de Estado da Administração Interna respondeu hoje às críticas sobre a ausência de meios aéreos, ontem, no combate ao fogo de Fragoso, Barcelos, com a ineficácia deste recurso quando as chamas são muito violentas.
"Os aviões são muito importantes apenas no começo do fogo", disse aos jornalistas o secretário de Estado, Ascenso Simões, que hoje se deslocou a Fragoso, onde foi confrontado com uma manifestação de protesto da população pela intervenção tardia dos meios aéreos. Publico 6 de Junho de 2006 - 16h06
ps:
- Meios são ineficazes??? Por Anónimo, porto
Como é que os meios não são eficazes no concelho de Barcelos e já são necessário quando entra no concelho socialista de Viana do Castelo??? É muito estranho??? Será por causa da maternidade?

- Se são ineficazes para que é que usaram o nosso dinheiro na sua compra? Querem ver que foi apenas para pagar uns almoços ao Costa!!!!

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Leiria e Coimbra, Algarve

O Inferno está de volta
Dado como circunscrito cerca da 01:00, o incêndio reacendeu-se cerca das 05:00, depois de as chamas já terem devorado mais de 350 hectares de floresta, combatidas por 122 bombeiros e três pelotões militares (60 homens)

Incêndio activo em Barcelos
Também activo continua o incêndio em Fragoso, concelho de Barcelos, combatido desde as 13:45 de domingo por 49 bombeiros, apoiados por 14 viaturas.


Chamas lavram no Algarve
Fogo, de causas desconhecidas, atinge uma zona de eucaliptos na serra de Espinhaço de Cão
Um incêndio está a devastar desde as 09:40 uma zona da serra algarvia de Espinhaço de Cão, concelho de Aljezur, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro de Faro.



Barcelos: incêndio ainda não foi controlado
Fogo lavra desde domingo. 60 homens, de Leiria e Coimbra, reforçam combate
Em declarações aos jornalistas, o comandante dos Bombeiros de Barcelos afirma que o incêndio era «pequeno» quando a corporação chegou ao local, mas que foi crescendo durante a noite, chegando até a falar em «mão criminosa».


Serra de Espinhaço de Cão devastada
Um incêndio está a devastar desde as 09:40 uma zona da serra algarvia de Espinhaço de Cão, concelho de Aljezur, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro de Faro.
PD 2006/06/05 13:21

Vieira do Minho, Barcelos e Sines

Chamas próximas de habitações
Fogo em Barcelos mobiliza mais meios. Há mais dois incêndios activos
Três incêndios nos concelhos de Vieira do Minho, Barcelos e Sines continuam por circunscrever, de acordo com o site de incêndios florestais do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.
PD 2006/06/05 15:00

domingo, 4 de junho de 2006

ode de apoio ao regresso do Fascismo?

Deputados gastam 3,5 milhões em transportes
O Estado gasta cerca de 3,5 de euros, por ano, em subsídios de transporte, de acordo com a manchete de hoje do jornal "Correio da Manhã". Este apoio é atribuído aos deputados para suportar os gastos da deslocação entre a residência e o Parlamento.

ps:
lida por aquela bonita e fanhosa “pivot” da SIC Noticias a noticia tem mais encanto... e efeito!

Só falta acrescentar que os deputados da Assembleia Nacional não recebiam vencimento, nem subsídios!

Atente-se no Titulo e no Texto!

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Oh Costa: Viseu!

Mais de 60 bombeiros, apoiados por dois meios aéreos, combatem um incêndio que se reacendeu hoje de manhã em Galifonge, freguesia de Lustosa, em Viseu, disse à agência Lusa fonte do comando distrital de bombeiros. PD 2006/06/02 16:16

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Oh Costa: Monção!

Incêndio consume 200 hectares de floresta
O presidente da Câmara Municipal de Monção, o socialista José Emílio Moreira, classificou como «vergonhoso» o facto de não haver na região «um único helicóptero disponível» para o combate aos fogos florestais.
Na chamada Fase Bravo, que vai de Maio a Junho, o dispositivo integrado do distrito de Viana do Castelo não contempla qualquer meio aéreo.
PD 2006/06/01 10:12