segunda-feira, 6 de outubro de 2008

150 remédios medicamentos


Em dez anos, apenas foram disponibilizados em Portugal cerca de 70 remédios novos, neste caso, produtos com princípios activos inovadores. De acordo com um relatório da consultora IMS Health, Portugal é o último de uma lista de 13 países europeus, que lançaram, na sua maioria, mais de 150 produtos novos entre 97 e 2007. Fontes da indústria apontam razões como a pequena dimensão do mercado nacional ou o facto de estes produtos se destinarem a populações mais reduzidas. Mas há ainda quem diga que o acesso ao mercado nacional tem regras muito restritas, sobretudo a dificuldade em obter comparticipação. DN Segunda, 6 de Outubro de 2008

Preço da água vai sofrer "aumentos significativos"em 2009
O preço da água no Porto vai sofrer "aumentos significativos" em 2009 devido à introdução de duas novas taxas, uma de recursos hídricos e outra de poluição, disse hoje o presidente da Comissão de Estruturação da empresa municipal Águas do Porto....
Segundo Poças Martins, os preços vão ser agravados em 2009 devido a uma outra razão: "Também foram anunciados aumentos acima da inflação por parte da Águas do Douro e Paiva", a empresa pública que capta, trata e fornece água ao Porto e a mais 17 municípios da região.
Publico 06.10.2008 - 16h14

'Angolagate' começa a ser julgado em Paris ou petroleo a quanto obrigas...
O Tribunal correccional de Paris inicia hoje o processo daquele que é um dos maiores escândalos da V República: 40 altas personalidades francesas são acusadas de envolvimento, durante os anos 90, no comércio ilegal de armas russas que permitiu ao regime angolano derrotar a UNITA.
A visita do Presidente Nicolas Sarkozy a Angola, em Maio passado - a primeira de um chefe de Estado francês em dez anos - ameaça condenar ao esquecimento o processo "Angolagate". O reinício das relações diplomáticas e económicas entre Paris e Luanda terá passado pelo abandono das acusações contra cerca de 15 altos dignitários angolanos que teriam recebido mais de 55 milhões de dólares em comissões ocultas, pela venda de carros de combate, helicópteros e munições russas a Luanda, contornando o embargo da ONU.
...
O processo vai durar seis meses e arrisca-se a ser sacrificado aos novos interesses franceses. O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos já foi convidado por Sarkozy a visitar em Abril a Paris, após a sentença.
DN Segunda, 6 de Outubro de 2008