sábado, 18 de outubro de 2008

importantes para o CM!

Só 45 carros escapam ao Fisco
O Ministério das Finanças justificou a mudança nos escalões do Imposto Sobre Veículos (ISV) para 2009 como forma de penalizar os carros mais poluentes, mas em Portugal quase não existe oferta de veículos 'amigos' do ambiente.

Mil procuram sopa dos pobres
São os que nada têm que recebem apoio do Centro dos Anjos da Santa Casa, local conhecido pelos alfacinhas como Sopa dos Pobres. No último ano, o refeitório foi procurado por 1081 utentes. Em Gaia, é a Associação Nacional de Combate à Pobreza que, no CASA da Sopa dos Pobres, serve 80 refeições diárias aos que mais precisam.

"Fui agredida com cassetetes"
Angélica Lopes, 47 anos, está revoltada com a GNR de Alcabideche porque diz ter sido brutalmente agredida à bastonada pelos militares - tal como as duas filhas - por estar "à hora errada" numa rua do Bairro da Cruz Vermelha, na madrugada do dia 15. "Vinha com as minhas filhas, eu de robe e elas de pijama. Tínhamos ido buscar o meu filho à rua. Não sei o que se tinha passado antes, mas nós nem tivemos tempo de dizer nada e fomos logo agredidas com cassetetes".

PSD vota contra OE de "ilusões"
A líder do PSD exigiu ontem aos responsáveis governamentais que "falem verdade, em vez de venderem ilusões" e anunciou que o seu partido irá votar, na generalidade, contra o Orçamento do Estado para 2009, que, desde logo, classificou como "o pior de sempre em termos de transparência".

Militares em protesto
A verba para despesas com a saúde dos militares das Forças Armadas foi reduzida no próximo ano em 48,5 milhões de euros. O Governo justifica a quebra de 35% naqueles encargos com a regularização de dívidas, mas as associações garantem que estas ainda não foram pagas e que a redução só pode ser explicada com a "degradação do sistema de saúde militar". Este é aliás um dos motivos para o protesto dos militares, que decorre hoje em Lisboa.
Governo esbanja 15 milhões de euros
A Acer, empresa fabricante de computadores de baixo custo, acusou ontem o Ministério da Educação (ME) de ter escolhido a proposta mais dispendiosa num concurso internacional para a instalação e manutenção de 111 491 computadores destinados a equipar as escolas dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Em comunicado, a Acer garante ter apresentado uma proposta 15 milhões de euros inferior à da Hewlett Packard (HP), que ganhou o concurso, equacionando mesmo processar o Governo português.
Actividade económica cai para os mínimos de 2003
O indicador de clima económico para o País para Setembro agravou--se, caindo para 0,1 pontos. A par deste, a actividade económica para Agosto caiu para mínimos de 2003, ano em que a economia esteve em recessão, recuando para 0,4 pontos, mostram dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Consumo de gasolina cai 6,4 por cento
O consumo de gasolina em Portugal continua a cair, tendo registado em Julho deste ano uma quebra de 6,4 por cento, segundo as estatísticas rápidas da Direcção-Geral de Energia e Geologia ontem divulgadas