quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Teixeira dos Santos recusa-se a explicar compra das acções da Cimpor pela CGD
O ministro das Finanças disse hoje que não tem de responder "pelos actos de gestão administrativa" da Caixa Geral de Depósitos, remetendo para o comunicado da CGD sobre a compra de quase 10 por cento da cimenteira Cimpor em acções valorizadas em 25 por cento.
Televisão analógica será “apagada” em Abril de 2012 para dar lugar à digital
O “apagão analógico” já tem data marcada. A 26 de Abril de 2012 deverá estar concluída a transição para a Televisão Digital Terrestre (TDT), de acordo com uma resolução tomada hoje em Conselho de Ministros. Ainda assim, durante pelo menos um ano, a televisão normal continuará a ser emitida para minimizar problemas e atrasos.
Táxis: ANTRAL admite irregularidades mas recusa retrato negativo do sector
A Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) admite a existência de irregularidades no serviço de táxi como as denunciadas hoje pela Deco, mas recusa um retrato negativo do sector.
DECO: "Persistem problemas graves" como percursos longos e preços incorrectos nos serviços de táxi
Crimes contra crianças e violência doméstica vão permanecer no registo criminal por 20 anos
O Governo aprovou hoje uma proposta de lei impondo que os crimes de abuso, exploração sexual de crianças e de violência doméstica apenas sejam apagados do registo criminal 20 anos depois da extinção das penas.
APAV considera registo criminal por 20 anos uma medida positiva mas com cautelas
CGD defende que execução das garantias de Manuel Fino era "solução precipitada"
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) defende, hoje em comunicado, que a execução das garantias do empresário Manuel Fino era uma “solução precipitada” e que poderia “também criar forte instabilidade na estrutura accionista da Cimpor”.
Comunicado da CGD sobre posição na Cimpor (em pdf)
Teixeira dos Santos recusa-se a explicar compra das acções da Cimpor pela CGD
Pinto Monteiro defende fim do segredo de justiça para o processo Freeport
O procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, já defendeu junto da directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, o levantamento do segredo de justiça e a abertura do processo Freeport para acabar com as especulações e constantes fugas de informação sobre o inquérito. Cândida Almeida, responsável pelo processo, terá contudo considerado que não existem ainda condições para o tornar público.
Paulo Rangel: não se pode pôr em causa a governabilidade devido a uma investigação judicial
Charles Smith constituído arguido por suspeitas de corrupção activa
Dossier: Caso Freeport
Confiança dos empresários e consumidores europeus em mínimos históricos
A confiança dos empresários e dos consumidores caiu, em Fevereiro, para o nível mínimo histórico na zona euro e em Portugal, anunciou hoje a Direcção-Geral para os Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, prosseguindo a tendência dos últimos meses e demonstrando a actual fraqueza das economias do espaço do euro.
Indicador de confiança e de sentimento económico, Fevereiro (inglês)
Indicador de clima económico da zona euro, Fevereiro (em inglês)
Facções palestinianas querem formar governo de unidade até ao final de Março
As facções palestinianas, incluindo o Hamas e a Fatah, comprometeram-se hoje a formar um governo de unidade nacional até ao final de Março, anunciaram dirigentes políticos presentes na conferência de “reconciliação”, no Cairo.
Reino Unido: Supremo considera inválida prisão perpétua de emigrante português
O Supremo Tribunal de Justiça britânico considerou hoje inválida a condenação do português Amilton Bento a prisão perpétua pela morte da sua antiga namorada com base nas novas provas apresentadas pela defesa e ordenou um novo julgamento.
Bispo Williamson pede desculpa por ter negado Holocausto
O bispo integrista Richard Williamson pediu hoje perdão por ter negado o massacre dos judeus pelos nazis, noticiou a agência católica Zenit, citada pela AFP.
Guerra no Kosovo: Ex-Presidente sérvio ilibado das acusações de crimes contra a humanidade
O antigo Presidente sérvio, Milan Milutinovic, foi hoje absolvido pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPI-J), dos crimes de guerra e crimes contra a humanidade que lhe eram imputados pela perseguição aos civis de etnia albanesa durante a guerra no Kosovo.
Presidência checa da UE sublinha que nenhum Estado é obrigado a acolher detidos de Guantánamo
Os ministros do Interior dos 27 países da União Europeia debatem hoje a disposição dos Estados para acolher os detidos na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba. A presidência checa da UE recordou que nenhum estado está obrigado a acolher os detidos que não podem regressar aos países de origem por razões de segurança.