quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cavaco chama patrão das secretas
O Presidente da República chamou na segunda-feira a Belém o secretário-geral das secretas portuguesas e o assunto central que esteve em cima da mesa foi o caso Freeport
PJ de Lisboa já conta 180 assaltos violentos
Trinta presos só em Janeiro e mais cerca de metade já este mês são a resposta da secção de roubos da Polícia Judiciária de Lisboa à última vaga de crime em toda a zona a sul das Caldas da Rainha até Évora, excepto Setúbal, sendo que há casos de assaltos violentos com vários meses e que são agora resolvidos depois de obtidas provas. Este ano, apurou o CM, a PJ de Lisboa já registou 180 assaltos com armas de fogo - 120 em Janeiro e mais de 60 só este mês.
Mesquita Machado deu subsídio ilegal ao Sp. Braga
A câmara liderada por Mesquita Machado atribuiu um subsídio indevido e ilegal ao Sporting Clube de Braga, no valor de 130 mil euros. O caso remonta a 1993 e foi detectado durante a análise do Tribunal de Contas à gerência da Câmara de Braga daquele ano e que está anexa ao processo-crime recentemente arquivado.
Planfin obrigou SLN a contratar
A Planfin, Serviço de Planeamento Financeiro Internacional - "empresa que criava, planeava e organizava todas as offshores [da SLN]"- foi extinta dois dias antes da tomada de posse da equipa liderada por Miguel Cadilhe, a 18 de Junho, tendo os funcionários contratos que obrigavam à integração nos quadros da ex-dona do BPN.
Estado dá subsídio em caso de aborto
Os funcionários públicos vão passar a receber subsídio em caso de gravidez de risco, aborto e adopção. Estes são apenas alguns dos apoios previstos numa proposta de decreto-lei que será apresentada hoje pelo Governo aos sindicatos da Função Pública.
"Temos uma crise de líderes no Governo"
O presidente da Sonae considera que há uma crise de liderança em Portugal, com políticos que falam "do que não sabem e prometem o que não podem cumprir". "Temos uma crise de líderes no Governo, temos uma crise de líderes nos partidos, temos uma crise de líderes entre os empresários e temos uma crise de líderes nos sindicatos", afirmou ontem Belmiro de Azevedo.
Liberalizar margens beneficia farmácias
A liberalização das margens de lucro na venda de medicamentos vai favorecer sobretudo as farmácias e não terá benefícios directos para os doentes, conclui um estudo da AT Kearney a que o CM teve acesso.
Ministra da Saúde defende negociação
Perante a a iminência de novas greves dos enfermeiros, a ministra da Saúde, Ana Jorge, avançou que "não é em clima de confronto" que se pode avançar na discussão da revisão das suas carreiras. A_declaração foi feita no Porto, à margem da inauguração do novo aparelho de angiografia bi-planar do Hospital Santo António.
Sócrates afasta pacto de regime com PSD
O primeiro-ministro, José Sócrates, afastou ontem implicitamente a possibilidade prática de um pacto de regime com os sociais-democratas para o combate à actual crise económica e financeira mundial, sublinhando as diferenças de concepção ao nível do investimento público entre os dois partidos.
PSD propõe quotas na contratação pública
A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, apresentou ontem, em Setúbal, um pacote de medidas de apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME´S), defendendo uma espécie de quotas nas compras e contratação pública, uma vez que representam 99 por cento do tecido empresarial e mais de dois milhões de empregados.