sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


Procuradoras atacam crime económico
A investigação de crimes ocorridos no sector financeiro e mercado de valores mobiliários está classificada como "prioridade principal" na secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, que investiga os crimes de colarinho branco. Isso mesmo consta do relatório anual do departamento dirigido por Maria José Morgado, referente a 2008, documento em que é destacado "o esforço persistente" da 9ª secção, dirigida por Teresa Almeida, "na condução de investigações muito complexas", como os inquéritos ao BCP e BPP.
Advogados pediram 4 milhões a Smith
Um fax enviado por um escritório de advogados, que não o de Vasco Vieira de Almeida, a pedir quatro milhões de euros à Smith & Pedro para desbloquear o licenciamento do Freeport, "é a chave de todas as suspeitas sobre o pagamento de 'luvas'."
Carga fiscal sobe de novo em 2010
O Governo prometeu à Comissão Europeia aumentar os impostos em 2010 e 2011. A decomposição da receita fiscal, prevista no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) aprovado no final de Janeiro no Parlamento e já entregue em Bruxelas, deixa claro que os impostos directos e indirectos vão aumentar nos próximos dois anos. Depois do alívio aplicado em 2009, a carga fiscal aumentará 0,3 pontos percentuais nos próximos dois anos. E, caso o PIB seja próximo dos 160 mil milhões de euros por ano, os portugueses pagarão mais 320 milhões de euros em impostos, em 2010.
Remédios estão a vender menos
Os portugueses começaram a poupar nos remédios, resultado da crise. Apesar de Janeiro ser um mês de forte consumo e de este ano se ter registado um surto de gripe, as vendas registaram uma "surpreendente" descida de 8,3%, em comparação com Janeiro de 2008. A redução sente-se, não só no valor movimentado, como também no número de embalagens que saem das farmácias (menos 7,3%).
"Olhas para mim e levas um tiro"
A "mania de não pensar no perigo" fez com que Ana, de 26 anos, bolseira da Universidade de Coimbra (UC), tenha conseguido escapar ao ladrão de universitárias detido pela PJ no início da semana. A jovem foi uma das dez vítimas do assaltante, que a perseguiu e ameaçou com uma pistola, mas não a conseguiu roubar porque a estudante o ignorou.
Lei laboral com contradições
Duas semanas depois de Cavaco Silva ter criticado a qualidade das leis em Portugal, na abertura do Ano Judicial, foi ontem publicado o novo Código do Trabalho, com contradições que confirmam a opinião do Presidente da República.
Qimonda paga subsídios
Os trabalhadores da Qimonda, em Vila do Conde, receberam ontem os prémios de produtividade relativos ao último trimestre do ano passado.
Sócrates eleito debaixo de fogo
O nome de José Sócrates vai ser posto à prova, entre hoje e amanhã, naquela que será a terceira eleição consecutiva do primeiro-ministro enquanto secretário-geral do PS. A corrida ao voto acontece numa altura em que o chefe do Governo se encontra a braços com uma mão-cheia de polémicas, como o caso Freeport, que, quatro anos depois, teima em não lhe dar sossego. Juntam-se agora temas inquietantes como o casamento entre homossexuais e a eutanásia, que deverão dominar o XVI Congresso do PS (de 27 de Fevereiro a 1 de Março) e que, ao nível do debate público, já dão que falar.
Presidente na rota da cultura e das artes
A segunda jornada do Roteiro para a Juventude arranca hoje com a visita do Presidente da República, Cavaco Silva, a várias associações juvenis de cariz cultural e artístico. O objectivo é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por associações que utilizam a arte e a cultura para potenciar a emancipação social e económica dos jovens e a sua integração comunitária.
ETA lança pânico em firmas do TGV
A ETA está a alargar a campanha de extorsão de fundos (o chamado 'imposto revolucionário') às famílias de numerosos empresários envolvidos na construção do TGV do País Basco. A polícia reconhece que os responsáveis pela obra estão na mira dos terroristas.
Frustrado golpe contra Fradique
O ex-líder do Batalhão Búfalo e presidente da Frente Democrática Cristã (FDC), Arlécio Costa, foi ontem detido, juntamente com vários outros indivíduos, em São Tomé e Príncipe, na sequência de uma tentativa de golpe de Estado.

Lista de "espiões" disponível nos computadores da Presidência do Conselho de Ministros
Uma lista, com as respectivas fotografias, de 23 nomes de quadros do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) estava, até há pouco tempo, disponível na Intranet da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), à qual têm acesso diário centenas de funcionários.
cordão humano para dia 7 de Março em Lisboa
As semanas passam “sem uma perspectiva de resolução dos problemas da Educação” e cada dia que passa “é um dia que se perde para atingir a necessária tranquilidade nas escolas”, assegura a Federação Nacional dos Professores (Fenprof). Por isso, os docentes dizem que há motivos para manter todos os protestos agendados e acrescentar outro: um cordão humano que terá lugar, em Lisboa, dia 7 de Março.
Notificações "ilegais" enviadas aos docentes fazem Fenprof apresentar queixa contra ME
Presidente da República está preocupado com desemprego entre os mais novos
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reconheceu hoje estar muito preocupado com o desemprego entre os jovens, mas exortou os mais novos a não "baixarem os braços" perante as dificuldades. "Preocupa-me, como é óbvio, muito", afirmou, quando questionado sobre o assunto.
Crise: Cavaco Silva diz que país não pode "baixar os braços"
Economia caiu dois por cento no trimestre e inflação homóloga recuou para mínimo histórico
Teixeira dos Santos esperava por estes números da economia
Vieira da Silva admite que situação económica “é mais negativa do que se esperava”
Ângelo Correia defende saída imediata de Ferreira Leite da liderança do PSD
O antigo dirigente do PSD Ângelo Correia disse hoje que, se dependesse dele, a presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, saía já amanhã da direcção social-democrata. Ainda assim, em entrevista ao Rádio Clube, sustentou que se devem cumprir as regras internas que definem os prazos a cumprir pela direcção (dois anos), pelo que pede apenas à actual líder que avalie se tem condições para se manter no cargo.
Direcção do PSD recusa comentar críticas de Ângelo Correia
Áudio 1: declarações de Ângelo Correia ao Rádio Clube
Áudio 2: declarações de Ângelo Correia ao Rádio Clube
Passos Coelho: projecto alternativo do PSD "está longe" de ser conhecido
Setúbal: abate de sobreiros tinha como contrapartida a plantação de 20 mil árvores
O Ministério da Agricultura justificou hoje a autorização dada pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) para o abate de 1300 sobreiros em Setúbal com a contrapartida de plantação de mais de vinte mil árvores dada pelo promotor.
Quercus exige que MP investigue autorização do abate de sobreiros em Setúbal
Freeport: Cândida Almeida garante que não está desgastada com mediatismo
A magistrada Cândida Almeida, directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que está a investigar o caso Freeport, disse hoje não se sentir "desgastada" com o mediatismo e os contornos desta investigação.
Caso Freeport: Sócrates insiste que PSD está a fazer campanha contra si
Director geral da Saúde garante que não há mais casos de variante humana da BSE
O director geral da Saúde, Francisco George, garantiu hoje que não há mais casos notificados da variante da doença de Creutzfeldt-Jacob e que continua activo o programa de vigilância.
Morreu segunda vítima de doença das “vacas loucas” em Portugal
Têxtil Tsuzuki de Vila do Conde garante que não vai fazer despedimentos em massa
O presidente da Câmara de Vila do Conde recebeu ontem a garantia da administração da têxtil Tsuzuki, que emprega 187 pessoas, de que o processo de “reestruturação” da empresa produtora de fio de algodão, não implicará despedimentos a curto prazo e que os 27 trabalhadores que foram mandados para casa, no regime de “lay-off”, regressarão em breve ao seu posto de trabalho.
Alunos vão ter no mínimo 12 horas por ano de educação sexual nas escolas
Doze horas é a carga horária mínima anual para os temas de educação sexual serem tratados na escola. Esta é uma das propostas previstas no projecto entregue ontem no Parlamento pelo PS, que prevê ainda a inclusão obrigatória da educação sexual nas escolas e um dia para assinalar o tema.
Em Portugal há 21 casos de reacções adversas à Gardasil
Afinal, em Portugal também há registos de reacções adversas à vacina para prevenir o cancro do colo do útero. A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) acaba de confirmar que, desde que a vacina Gardasil (escolhida para ser administrada no Plano Nacional de Vacinação) começou a ser comercializada em Portugal, em 2006, recebeu 21 notificações de reacções adversas, 14 das quais foram consideradas graves, mas não houve qualquer caso mortal.
Chelsea: Scolari não tinha uma “relação de família” com os jogadores
A ausência de Robinho, as limitações de um plantel que considera “burocrático” e a frieza de um balneário com reputação de inacessível. Foram estas algumas das justificações que Scolari apresentou para o recente insucesso do Chelsea.
Inglaterra: Chelsea pagou 26 milhões de euros de indemnização a Mourinho e Grant
Queda de avião a norte de Nova Iorque
Um avião da norte-americana Continental Airlines despenhou-se durante a madrugada perto da cidade de Buffalo, no extremo norte do estado de Nova Iorque, causando a morte de 49 pessoas. Morreram todos os passageiros e quatro tripulantes que seguiam a bordo e mais uma pessoa na casa sobre a qual o engenho caiu, quando se encontrava a apenas 11 quilómetros do aeroporto de Niágara e a apenas cinco minutos da aterragem.
Gravação de comunicação com a torre mostra conversa calma
Viúva de vítima do 11 de Setembro morreu no acidente de avião