quarta-feira, 1 de setembro de 2010

“manifestações” contra aumento do custo de vida em Maputo


Há registos de algumas manifestações em alguns bairros da periferia de Maputo, na manhã desta quarta-feira. Alguns leitores d´Verdade referiram há poucos instantes que que a estrada está cortada entre Benfica e São Roque e está muito difícil circular naqueles bairros. Muitos agentes da PRM estão no local a tentar manter a calma.
Outra informação, não confirmada indica que um autocarro dos TPM foi parado com pedras pelas mesmas zonas. Há relatos de tiros, gás lacrimogénio e pneus nas ruas nos bairros do Jardim, Zimpeto e Hulene.
Temos relatos de estarem a ser ouvidos tiros na Malhangalene, nas proximidades do Shoprite. Recebemos também indicação que há focos de manifestações nas proximidades da portagem de Maputo.
Num olhar pela cidade de Maputo nestas primeiras horas do dia nota-se um fraco movimentos de viaturas e pessoas nas principais avenidas, que normalmente à esta hora costumam estar com muito movimento. Pode-se vislumbrar nos céus um fumo negro vindo da zona do Jardim e Benfica.
Segundo um leitor nosso no bairro do Triunfo, em frente ao parque Elena estão a pôr pedras na estrada, a atirar com garrafas e pedras aos carros e as pessoas.
Vários autocarros dos Transportes Públicos de Maputo, TPM, estão a abandonar as suas rotas e a regressarem a base, podem-se ver alguns com vidros partidos.
No bairro da Liberdade, na Machava e na Matola há relatos de tiros e "ouvem-se sirenes da polícia".
Jorge Kalau, comandante geral da polícia, diz que a polícia vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para reprimir estas manifestações.
Na avenida Acordos de Lusaka há vários pneus queimados nas estradas impedindo o tráfego de viaturas na entrada da cidade, a polícia e os bombeiros estão no local a tentar conter os distúrbios.
Há registo de alguns feridos que deram entrada no Hospital José Macamo, em resultado destas manifestações.
Recebemos uma informação não confirmada que há pessoas a vandalizar o SuperMarés, localizado na zona da Marginal próximo ao bairro do Triunfo.
Até ao momento não apareceu nenhum membro do Governo a fazer um pronunciamento oficial sobre estas manifestações em Maputo.

“Mocambicano Prepara te no grande dia de greve 01/09/10. Revendicamos sobre a subida de precos: de energia, água, arroz, xapa e pão. Envia pra outros mocambicanos. BOA NOITE”
esta é uma mensagens electrónicas enviada através de telemóvel, SMS, que está a circular nos últimos dias convocando os cidadãos a aderirem a uma alegada manifestações contra o aumento do custo de vida no país.

Os recentes aumentos dos preços do pão, electricidade e combustíveis, que se juntam ao aumento dos preços de quase todos outros produtos estão a levantar receios da eclosão de violentos protestos semelhantes aos de 5 de Fevereiro de 2008 contra o aumento nas tarifas dos "chapas", e que geraram confrontos com a polícia e a paralisação do comércio e outras actividades na cidade de Maputo.
Na altura, a capital moçambicana ficou transformada numa cidade em estado de sítio, com contentores de entulho virados, montes fumegantes de pneus ardidos, com barricadas de fogo em algumas das artérias da cidade, além de empresas, escolas e comércio fechados. Os tumultos, em Maputo e Matola (arredores da capital) causaram quatro mortos e 98 feridos, de acordo com o balanço final oficial.
in a verdade