domingo, 31 de outubro de 2010

500M€: uma "brincadeira de mau gosto" ...


João Duque afirma ser uma "brincadeira de mau gosto" o facto de o ministro das Finanças não saber onde recuperar os 500 milhões de euros tendo em conta um orçamento total de 75 mil milhões.
"Se os consumos intermédios não tivessem disparado absurdamente 15,8 por cento de 2009 para 2010 estávamos a falar numa poupança na ordem dos 557 milhões de euros. Façam o trabalho de casa e ponham a administração pública a viver como vivia em 2009. Não façam disto um drama. Não há nenhum administrador público que diga que não possa viver com menos cinco ou seis por cento de gastos intermédios" e sugeriu cortes entre "cinco a seis" por cento nos consumos intermédios do Estado, como forma de recuperar os cerca de 500 milhões de euros que vai custar o acordo entre Governo

"Mas se não quiserem ir por aí apliquem a lei das transferências para as autarquias e regiões autónomas e só nas regiões autónomas vão tirar mais de 100 milhões de euros", exemplificou.
E deixa um apelo aos gestores públicos: "É altura de as pessoas com responsabilidade de gestão intermédia ou mais baixa na administração pública, com responsabilidades orçamentais, ajudarem o ministro".
publico.pt

Os Consumos Intermédios (onde não são incluídos Pessoal, Segurança Social, Juros e Subsídios) tinham previsto para 2010, 7,8 mil milhões de euros, que resvalaram para 9,0 mil milhões, isto é, este ano serão, ou já foram, gastos mais 1,2 milhões.
Se o Orçamento para 2011, que prevê 8,638 mil milhões, regressa-se aos valores de 2010, poupavam-se 800 milhões de euros, sem dúvida suficientes para cobrir os medos de Teixeira dos Santos.