segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bissau, Segunda-Feira

Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2011
10:28 Bissau acordou soalheira, mas estranha. E sobretudo confusa.
10:46 Residência PM guardada por vários elementos do corpo de intervenção rápida (PIR). O paradeiro do PM e desconhecido. Bubo Na Tchuto está no quartel da Marinha de Guerra.
10:59 O Primeiro-Ministro estará no quartel da MISSANG. A situação está calma. Bubo diz desconhecer a situação.
11:05 O antigo Quartel-General está cercado quer por militares quer por polícias, de kalashnikov em riste.
11:11 Na Presidência tudo calmo; no Ministério do Interior, também Militares continuam a ser vistos apenas nas áreas dos quartéis
11:45 DC a seguir caravana de 3 viaturas do EMGFA, entre eles o do CEMGFA. Acabam de dar entrada no quartel da Base Aérea Terão ido buscar o António Indjai para fazer uma declaração ao Pais.
12:08 Paradeiro do PM continua desconhecido. Militares enchem quartel da Base Aérea, onde estará o CEMGFA, António Indjai. Bubo Na Tchuto permanece na Marinha de Guerra.
12:15 Antigo QG terá sido recuperado pelos militares do quartel de Mansoa. Houve tiros de intimidação Um coronel terá sido ferido e encontra-se no hospital Simão Mendes. Entretanto, tudo permanece calmo no quartel da Base Aérea.
12:55 Pela primeira vez, hoje, militares juntam-se à Policia de Intervenção Rápida e cercam a residência do Primeiro-Ministro.
13:16 Augusto Mário (capacete de ferro), Chefe do Estado-maior do Exercito, foi detido num táxi, retiraram-lhe a farda e conduziram-no para o Forte D'Amura. Há varias detenções de militares.
13:28 Bubo Na Tchuto estará sob custódia dos militares.
13:35 Ouviram-se agora dois tiros de pistola Makharov na direcção do Estado-Maior.
13:51 Bubo Na Tchuto está detido, assim como o Chefe do Estado-Maior do Exercito. António Indjai controla a situação Paradeiro do PM continua desconhecido.
14:12 Militares cortam a estrada na avenida onde mora o Primeiro-Ministro.
14:18 Cortejo de 6 viaturas cheias de militares ruma ao antigo EMGFA no QG. Ouvem-se pela primeira vez sirenes de ambulâncias
14:23 Baciro Dja, Ministro da Defesa, ao Ditadura do Consenso: "vamos ter agora uma reunião com os militares no antigo QG.
15:02 Primeiro-Ministro estará sob custódia dos militares. Já a seguir no DC: foram prender o Cancan às 6.30/7.00 h...mas levaram por engano um seu vizinho.
15:25 General Watna Na Lai foi ferido com gravidade, e encontra-se em estado critico.
15:27 PM está a salvo, e guardado pelos militares. CEMGFA António Indjai controla a situação a partir do quartel dos para-comandos, ao lado da Forca Aérea
15:31 Bubo Na Tchuto está detido, e vai neste momento a caminho do quartel de Mansoa. Bissau está calma, não há tiros e a circulação automóvel baixou consideravelmente. Foi-lhe confiscado 170.000 fcfa, mais os seus haveres.
16:05 Pode vir a ser decretado o recolher obrigatório. Um magnifico trabalho de António Aly Silva no
Ditadura do Consenso

O Governo guineense negou que tenha havido uma tentativa de golpe de Estado, mas confirmou um assalto ao paiol do Exército, e anunciou uma comissão de inquérito para analisar os conflitos militares ocorridos hoje no país.