terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bissau, Terça-Feira

Continuação do excelente trabalho jornalístico de António Aly Silva, em Bissau, publicado no Ditadura do Consenso 
00:58 Pelo menos um político (deputado), e um elemento (civil) do Ministério do Interior, estarão envolvidos na tentativa, abortada, do golpe de Estado.
01:27 Bissau adormece fatigada, menos fria (e falo do tempo). Estou a chegar a casa, depois de umas voltas, hoje muito limitadas pelos acontecimentos que se desenrolaram ontem. Até agora, está tudo calmo, parece até que toda a gente se mudou da capital para o interior. Mas há vultos na noite.
Há vultos como que amontoados, há murmúrios nesta noite. Quase não circulam carros, e não há, ao contrário de outras noites, fogareiros a crepitar, nem gargalhadas cúmplices e menos ainda namoricos nas esquinas escuras. Mas há vultos nesta madrugada que ainda é uma criança.
Andei por ai, às voltas, e ninguém me importunou. Ninguém se importou sequer com a minha presença. Passei despercebido. Senti o silêncio da cidade, um silêncio que ensurdece. E eu ali às voltas. Devagar até para o meu gosto. Serei invisível? Não. Apenas não me tomaram como uma ameaça.
Estou já em casa. Apetece-me chorar, gritar a plenos pulmões, gesticular e dizer: chega!, basta! Parem de sobressaltar este povo, esta gente humilde. Tenham vergonha deste povo e deste País que amanhã os vossos filhos e netos herdarão. Boa noite a todos. Antonio Aly Silva
13:35 Militares cercam sede ONU e principais embaixadas para evitar entrada de implicados na tentativa de golpe de Estado. Ha implicados ainda a monte.
16:22 A residência do deputado do PAIGC, Roberto Cacheu (cujo paradeiro e desconhecido) foi incendiada esta madrugada.
17:03 Jean Ping, presidente da Comissão da União Africana, esperado esta tarde em Bissau. Entretanto, a perseguicão aos suspeitos de envolvimento no falhado golpe de Estado.
18:01 Embaixadas da UE em Bissau condenaram a tentativa de golpe de Estado, dizem confiar no Governo e pediram um inquérito para se apurar as responsabilidades.
19:23 Ouvem-se tiros esporádicos vindos do antigo QG, em Sta. Luzia.
19:31 Estou agora na zona do QG e tudo está calmo. Entretanto, depois dos tiros, os militares que mantêm o perímetro de segurança na zona da residência do PM, cortaram a circulação automóvel.
19:38 Estou no Ministério do Interior e há polícias de intervenção a saírem armados das instalações. Ao mesmo tempo, os militares cortaram a avenida da Presidência da Republica. Uma coisa e certa: ha muita movimentacao de militares e policias do PIR.
19:55 Tiros no ministério do Interior. Há muitos feridos e consta que há pelo menos um morto.
19:59 IAIA DABÓ (Irmão do malogrado Baciro Dabó) está morto. Ditadura do Consenso tem as fotos em exclusivo.
21:59 Iaia Dabo foi morto a sangue frio, dentro do carro do Deputado Conduto de Pina. Soube que tinha sido localizado e queria entregar-se as autoridades. Presenciaram o acto o Pr da Liga Luis Manuel Cabral, e Filomeno Cabral. Djoi entregou-se ao fim da tarde. Desconhece-se o paradeiro de Roberto Cacheu.