terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

submarinos pr’ atacar Olivenza, JÁ!

O alcaide de Olivenza resolveu festejar a anexação do território há 211 anos. O PS não gostou e tenta impedir a festa. A polémica está aberta entre autarquias dos dois países. Logo os deputados socialistas Maria de Belém Roseira, Alberto Martins, Basílio Horta, Paulo Pisco, Laurentino Dias e Gabriela Canavilhas pediram ao Governo português que impeça o que chamam de mega produção.
Também o Grupo dos Amigos de Olivença exortou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, a solicitar a "anulação" da parte de Espanha da "megaprodução hostil" para comemorar a Guerra das Laranjas de 1801, prevista para aquela localidade. 

Haja imaginação:
Seria preferivel, como resposta, nós, por cá, comemorarmos, a 26 de Maio, os 368 anos da Batalha do Montijo, travada perto da Badajoz, onde 7.000 portugueses conseguiram derrotar 8.500 espanhóis, transformando um confronto que inicialmente se revelava desfavorável, numa retumbante vitória.
Ou, no próximo 13 de Janeiro, os 354 da Batalha das Linhas de Elvas onde as forças espanholas derrotadas tiveram cerca de 2,500 mortos, 4,000 prisioneiros, e na fuga abandonaram 15.000 armas e 20 bocas de fogo capturadas, para além de muito outro material militar.