domingo, 3 de junho de 2012

os que ainda fazem “greves”

De acordo com um relatório divulgado pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, os prejuízos das empresas públicas praticamente duplicaram no primeiro trimestre de 2012, atingindo 240 milhões de euros. Este valor comparado com os 126,7 milhões registados entre Janeiro e Março do ano passado, revela uma subida homologa de 89,4%.
Se se tiver em conta os resultados da Parpública e da Estradas de Portugal, que não são incluídas no perímetro desta primeira análise, e dos hospitais públicos, as perdas sobem para 316,4 milhões de euros - mais 105% do que os 154 milhões registados um ano antes.

O agravamento das contas do Sector Empresarial do Estado é explicado, em grande parte, pela subida nos custos de financiamento, que provocaram uma forte derrapagem nos resultados financeiros.
Entre Janeiro e Março deste ano, este indicador atingiu prejuízos de 335,8 milhões de euros, quando se tinha ficado por perdas de 198,6 milhões no mesmo período de 2011. 
Por outro lado, a evolução global das receitas (incluindo todas as empresas e hospitais do Estado) foi negativa, com o volume de negócios a cair 8% para cerca de 1,8 mil milhões de euros. E a redução de
custos fixou-se em 4,7%.
economia