quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Odemira !

Ferido espera seis horas por socorro

Um homem colhido por um automóvel, quando circulava de bicicleta na estrada entre São Teotónio e Vila Nova de Mil Fontes, no Alentejo, esperou seis horas para chegar a um hospital adequado. Não resistiu. Morreu, anteontem, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Cronologia
07h28 - António José Guerreiro Oliveira é atropelado por uma viatura, quando seguia de bicicleta na EN393, a poucos quilómetros de Odemira.
08h20- A vítima do acidente, em estado muito grave, politraumatizado, com lesões crânio-encefálicas, dá entrada no Centro de Saúde de Odemira.
10h30 - Chega a Odemira a VMER do Hospital Distrital de Beja, depois de uma viagem de cerca de uma hora em que percorreu os 100 quilómetros entre as duas povoações. Avaliação do ferido.
11h30 - Pedido o helicóptero ao serviço do INEM, em Lisboa, que chega a Odemira pelas 12h30.
13h10 - O helicóptero, com o ferido, levantou voo em direcção ao Hospital de Santa Maria, Lisboa. António Oliveira morre uma semana depois.
CM 2007-01-15 - 00:00:00


Ministério conclui que socorro a acidentado foi correcto

Correia de Campos decidiu que não vai abrir nenhum inquérito à assistência prestada a um homem que foi vítima de um acidente rodoviário em Odemira e que foi transferido para o hospital Santa Maria, em Lisboa, sete horas depois de terem sido accionados os primeiros meios de socorro. O homem acabou por morrer três dias depois. TSF 17 de Janeiro 07 19:21

mas...

Odemira vai ter unidade básica de saúde e viatura médica

Após a morte de uma vítima de um acidente rodoviário que foi transferido, sete horas depois, para Lisboa, o autarca de Odemira anuncia que o ministro da Saúde lhe propôs a criação, no concelho, de uma unidade básica de urgência, e a disponibilidade de uma viatura médica intermédia para combater a falta de meios médicos e de socorro. TSF 17 de Janeiro 07 20:01