sábado, 12 de janeiro de 2008

Noticias do estado novo...

Inspectores recebem treino militar do SIS e polícia dos EUA
Os inspectores da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estão a receber treino militar de ex-agentes dos serviços secretos portugueses (SIS) e elementos do corpo de polícia norte-americano SWAT, noticia este sábado o semanário Expresso.

No centro de formação da ASAE, em Idanha-a-Nova, os inspectores têm aulas de direito, aprendem a usar armas numa carreira de tiro e a dominar técnicas de defesa pessoal, em cursos de 15 dias, em regime estrito de internato, exemplifica o Expresso.

Na Arrábida, onde está localizado outro centro de instrução da ASAE, os agentes de fiscalização económica aprendem técnicas de imobilização e são treinados para situações de perseguição automóvel.

O gabinete de relações públicas da ASAE garantiu ao Expresso que a formação dos agentes feita nestes moldes vai ao encontro das «especificações necessárias ao integral cumprimento das suas missões».

Mas o jornal escreve também que dentro da ASAE há quem veja as medidas como «excessivas, dado o âmbito da actuação» da entidade.
Especialistas contactados pelo Expresso consideraram essencial este tipo de preparação, devido às condições críticas em que frequente os agentes da ASAE têm que intervir.
«Houve fábricas dedicadas à contrafacção que receberam os inspectores com seguranças armados e cães; e discotecas ou lugares da noite dominados por máfias», disse um destes especialistas.
Os agentes estão ainda a receber cursos de análise e tratamento de informação de especialistas do Serviço de Informações de Segurança (SIS), que transferiu uma das suas técnicas mais especializadas para os quadros da ASAE.
Os benefícios do SIS nesta cooperação estreita com a ASAE prendem-se com eventuais informações relevantes na prevenção de actos de sabotagem e/ou terrorismo que os agentes da entidade possam transmitir-lhe, refere o Expresso.
A técnica do SIS que agora está ao serviço da ASAE é especialista nestas matérias, acrescenta o semanário.
TSF ( 20:06 / 12 de Janeiro 08 )

Inspectores da ASAE recebem formação em tácticas paramilitares

SIS e SWAT coloboram nos cursos
Inspectores da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estão a receber formação em tácticas paramilitares e análise de informação, num curso ministrado por agentes do SIS, ex-militares e que contará em breve com formadores da SWAT, o corpo de intervenção da polícia norte-ameeicana, noticia o “Expresso”.

No centro de formação da ASAE, em Idanha-a-Nova, que o semanário visitou, inspectores e estagiários, “recebem aulas de direito, aprendem a usar armas numa improvisada carreira de tiro e a dominar técnicas de defesa pessoal”. Da formação faz também parte aulas de análise e tratamento de informação, ministradas por agentes do Serviço de Informação e Segurança (SIS), no âmbito de uma “cooperação específica” entre as duas agências.
Os cursos têm a duração de 15 dias, em regime de internato, e alguns formandos dizem que se vive ali “segundo regras mais adequadas a um colégio militar”.
Na Arrábida, onde está localizado outro centro de instrução da ASAE, os agentes de fiscalização económica aprendem também técnicas de imobilização e são treinados para situações de perseguição automóvel. Para breve, escreve o jornal, “está programado um curso ministrado pela SWAT, que pretende capacitar os 14 novos estagiários da ASAE nas técnicas de acção ofensiva”.Questionada sobre os moldes desta formação, o gabinete de relações públicas da agência garantiu ao “Expresso” que os cursos estão a ser feitos de acordo com as “especificações necessárias ao integral cumprimento das suas missões” que, em alguns casos, são efectuadas em condições críticas.
No entanto, adianta o jornal, dentro da ASAE há quem veja as medidas como “excessivas, dado o âmbito da actuação” da entidade. E adianta que alguns agentes vêm “esta preferência pela componente musculada” como “uma tentativa de transformar um organismo criado especificamente para a fiscalização das actividades económicas numa verdadeira polícia”. 12.01.2008 - 15h07 PUBLICO.PT