terça-feira, 30 de dezembro de 2008



Presidente da República promulgou Orçamento de Estado para 2009
O Presidente da República promulgou hoje o Orçamento de Estado para 2009 e já terá informado o Governo de José Sócrates da sua decisão, noticiou esta noite a SIC Notícias.
Carga fiscal aumentou no ano passado para o nível mais elevado em 13 anos
A carga fiscal dos portugueses aumentou em 2007 pelo terceiro ano consecutivo, encontrando-se em máximos de pelo menos 13 anos, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
Lei anti-tabaco fez reduzir a população de fumadores em cinco por cento
Um ano depois, a lei anti-tabaco já fez reduzir o número de fumadores em cinco por cento, anunciou a hoje a ministra da Saúde. A nova lei também mudou os hábitos de cerca de 30 por cento dos fumadores em relação ao tabaco.
Robert Lowe: Israel tem de encontrar uma saída antes de as vítimas civis aumentarem
Israel terá proposto hoje uma trégua de 48 horas na guerra na Faixa de Gaza. Robert Lowe, investigador no Royal Institute of International Affairs, em Londres, considera que foi “uma ideia sensata”, antes que as críticas internacionais “aumentem à medida que subirem as vítimas civis palestinianas.”
Governo recusou-se a comentar críticas do Presidente
O Governo recusou-se a comentar as críticas feitas pelo Presidente da República no acto de promulgação do Estatuto dos Açores, alegando que se trata de uma matéria da esfera da Assembleia da República e não do executivo.
Duas dependências bancárias assaltadas hoje no concelho de Sintra
A Polícia Judiciária está a investigar dois assaltos a dependências bancárias ocorridos hoje em Lourel e Mem Martins, no concelho de Sintra, havendo a confirmação de que o primeiro decorreu sob a utilização de armas.
Obras públicas até cinco milhões de euros podem ser feitas por ajuste directo
Nos próximos dois anos, as obras públicas cujo valor não exceda os 5,15 milhões de euros podem ser atribuídas a uma empresa ou consórcio de empresas por ajuste directo, aprovou hoje o Conselho de Ministros.
Rússia lança preparativos para corte de gás à Ucrânia
A gigante gasífera estatal russa Gazprom criou ontem uma comissão especial para proceder a eventual corte do gás natural à Ucrânia, a 36 horas de terminar o prazo dado por Moscovo para Kiev pagar dois mil milhões de dólares em dívida. Sob a pressão do fim de prazo, a gasífera ucraniana anunciou que pagaria até ao final do dia praticamente todo aquele valor, excluindo os 450 milhões de penalização.
Partidos belgas formam coligação para novo Governo
O democrata-cristão flamengo Herman Van Rompuy deverá ser o próximo primeiro-ministro da Bélgica, na sequência do acordo a que chegaram os cinco partidos da maioria, abrindo à porta à sua nomeação pelo Rei da Bélgica, Alberto II, noticiou a comunicação social local.
Governo ratifica acordo de cooperação militar com Angola assinado em 1996
O Governo ratificou hoje um acordo de cooperação entre Portugal e Angola na área da Defesa, especialmente ao nível técnico e militar, que já tinha sido assinado pelos dois países em Outubro de 1996, em Luanda.
Diário de Notícias
Venda de tabaco caiu 15% no último ano
Gripe vai afectar um milhão de portugueses
Um amor que os anos não apagam
"Nenhum edifício do Hamas ficará de pé"
24 Horas
Pela net vale tudo!
Fotógrafo do social era amigo do actor brasileiro que morreu em Carcavelos
Luciana Abreu é a mulher mais procurada na Internet
Homem assalta um café, foge e despista-se de carro
Jornal de Notícias
Cavaco Silva diz que foi posta em causa a lealdade
Padarias encerram com menos clientes
Condutor abandona acidente após atropelar cinco pessoas
Procurador insiste em cadeia para Fátima
Diário Económico
Prestação mensal da habitação cai para níveis de 2006
Cooperação entre Cavaco e Sócrates em risco
Parlamento vai controlar faltas dos funcionários
Duplicação do imposto em 2008 é considerada ilegal
Jornal de Negócios
90% dos fundos renderam menos que a inflação
João Carvalho das Neves assume presidência executiva da SLN
Empresas vão ter cartão único a partir de amanhã
Tesouro dos EUA injecta 6 mil milhões de dólares na GMAC
Ministério Público castiga 17 procuradores
O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aplicou, em 2008, penas disciplinares a 17 procuradores. A advertência e a multa continuam a ser as penas mais aplicadas, mas, ao contrário do ano anterior, o conselho decretou duas aposentações compulsivas, a segunda punição mais grave.
Cavaco põe em causa lealdade entre instituições
A cooperação estratégica entre Belém e S. Bento poderá nunca mais ser a mesma. A leitura ficou clara no discurso que o Presidente da República dirigiu ontem aos portugueses. De semblante carregado e com um palavras duro, Cavaco Silva afirmou que o não-acolhimento por parte da Assembleia da República das objecções por si levantadas ao novo Estatuto é "uma questão de lealdade no relacionamento entre os órgãos de soberania". Mais: "O precedente agora aberto [...] abala o equilíbrio de poderes e afecta o normal funcionamento das instituições da República". Se a promulgação do diploma não fosse mais tarde anunciada, poderia supor-se que as palavras do Chefe de Estado caminhavam na direcção da dissolução do Parlamento.
Penhoras ameaçam 1 milhão de empregos
A penhora do património das empresas com dívidas fiscais poderá colocar no desemprego quase um milhão de pessoas. Augusto Morais, presidente da ANPME, garantiu ontem ao CM que "existem 400 mil penhoras a PME, que abrangem cerca de 213 mil empresas com problemas com o Fisco".
Gripe adiou mais de 60 operações
A epidemia de gripe e o número excessivo de pessoas que têm acorrido às Urgências já obrigaram ao cancelamento de operações e de consultas não-urgentes. É a forma encontrada pelos hospitais para dar resposta ao aumento da procura de cuidados de saúde e libertar camas para os doentes que precisam de ser internados.
"Criminalidade vai aumentar"
A criminalidade violenta, que é aquela que pode atingir qualquer cidadão indistintamente, está a aumentar no Mundo e também vai aumentar em Portugal", alertou ontem o procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro.
Certificados caem com a Euribor
As taxas Euribor estão em queda há 55 dias consecutivos. A descida do principal indexante utilizado pelos bancos para o crédito à habitação é uma boa notícia para as famílias com um empréstimo bancário para pagar a casa mas também significa uma redução dos juros nos certificados de aforro, que caíram quase para metade em apenas três meses.
Saldos com descontos até aos 70%
Os saldos continuam a encher as grandes superfícies comerciais do País, com os portugueses à procura de descontos que vão dos 10 até aos 70 por cento. São muitos a passear pelas lojas, mas nem todos compram algo.
Costa prepara equipa para 2009
Dia de Reis (5 de Janeiro) será o de todas as decisões na Câmara de Lisboa (CML). António Costa convocou todos os vereadores socialistas e respectivos adjuntos para uma reunião no Palácio da Mitra. O presidente da CML pretende delinear a estratégia a seguir num ano em que o actual executivo camarário, sujeito a alguns ajustes, enfrenta eleições autárquicas.