sexta-feira, 24 de abril de 2009

comemorar “indignada” um ano de actividade


A SOS Racismo - Porto, que se prepara para comemorar um ano de actividade, diz-se “indignada” porque um revisor da CP não quis resolver a situação com um grupo romeno(?) e critica a decisão do envolvimento da GNR, dado que “não se tratava de um caso de não cumprimento da lei”.

Afinal o que é que aconteceu?

Cinco ou seis indivíduos romenos, supostamente de etnia cigana, terão sido impedidos de viajar num comboio da CP-Comboios de Portugal que fazia o percurso Pocinho-Porto.o grupo entrou no comboio na estação de Marco de Canavezes por volta das 19h40, “transportando vários volumes”.

Assim que entraram na carruagem o revisor “quis impedir a sua permanência no comboio”. A alegada falta de higiene do grupo de pessoas cujo cheiro incomodaria os restantes passageiros”, além da falta de titulo de transporte, foram apontadas como impeditivas da sua presença no comboio.

A SOS protesta porque "Não há nada que justifique que coloquem pessoas na rua porque não cheiram bem" e acrescentando que "Muitas das vezes está em causa a expulsão de pessoas que andam a pedir nos comboios mas este não foi o caso" e vai apresentar queixa junto da Comissão para a igualdade e Contra a Discriminação Racial”.


ora parece-me que melhor seria melhor fornecer detergentes e sabões a estes novos europeus…