quinta-feira, 11 de agosto de 2011

o "erro colossal" versão Mário Soares

O antigo Presidente da República Mário Soares faz críticas ferozes à política de privatizações do Governo, num artigo que assina, hoje, na revista “Visão”.
Soares escreve que o Governo está a caminho de “arruinar” o património nacional por “tuta e meia” e diz-se “assustado” com a insistência nas privatizações “a qualquer preço, arruinando o património nacional, sem contrapartidas sólidas”.
O ex-chefe de Estado fala no que considera ser o “péssimo exemplo” do BPN, mas diz que “o mais grave” é o que está para vir, qualificando de “inaceitável” a possível privatização das Águas de Portugal e de “erro colossal” a alienação (ainda que parcial) da RTP, dos CTT, da TAP ou da REN.
“Com tais medidas, não se trata de tirar gorduras ao Estado, mas de o destruir quando mais precisamos dele”, afirma. Mário Soares escreve que são precisos cortes, mas “com bom senso e sentido patriótico de coesão nacional”.
Na opinião do antigo Presidente da República, a única saída está nas mãos da Europa, considerando que a União Europeia “está a acordar para as suas responsabilidades”. E se acordar, “a situação portuguesa poderá resolver-se por si e a troika talvez pudesse deixar de ter sentido”. Pagina 1