sexta-feira, 23 de março de 2012

INCIDENTES NO CHIADO

Na hora de almoço, os telejornais abriram com os acontecimentos ontem registados no Chiado, entre manifestantes a agentes da PSP.
Na hora dos incidentes estava no Bairro Alto, numa reunião na rua do Século, e não testemunhei os incidentes. Mais tarde, jantando com uns amigos que, in loc, assistiram aos acontecimentos, relataram-me as provocações feitas pelos manifestantes ao agredirem os agentes da PSP com os objectos que estavam nas mesas da esplanada da Brasileira (chávenas de café, copos e garrafas).
Este grupo de manifestantes, ao descer a avenida de Almirante Reis, já tinha provocado incidentes (atirando ovos a pessoas que levantavam dinheiro no multibanco instalado no Banco de Portugal), ao chegarem à Assembleia da República, no momento em que discursava o líder da CGTP, tiveram algumas palavras provocatórias que, felizmente, foram ultrapassadas pelos manifestantes da CGTP.
Após a saída dos manifestantes da CGTP, as imagens que foram apresentadas pela SIC N (em directo), do grupo minoritário, eram de desalento.
Este grupo dirigiu-se para a zona do Chiado e os acontecimentos são conhecidos.
A RTP, na hora de almoço, em relação aos restantes canais, foi a que dedicou mais tempo aos incidentes mas, curiosamente, apresentou uma parte da situação.
Ninguém pode defender a violência da parte da PSP para controlar uma situação, mas a verdade é que os incidentes começaram quando os agentes de rotina da PSP foram agredidos. Depois. . . depois; foi a confusão, a chegada da polícia de intervenção rápida e mais tarde o corpo especial da PSP; turistas a fugir, pessoas a afastarem-se do local e os manifestantes atirando objectos.
Como permaneci mais tempo da RTP, considero que o serviço informativo da estação de serviço público, escondeu ou esqueceu-se de uma parte do problema e da génese da confusão. por Eduardo Saraiva n’ O Andarilho