terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Premeditar, para provocar atrasos!

A catadupa de pedidos de fiscalização de um número alargado de normas do Orçamento de Estado de 2013 pode atrasar no calendário uma tomada de decisão dos juízes, afirma o antigo presidente do Tribunal Constitucional Rui Moura Ramos.
Em declarações à Renascença, Rui Moura Ramos lembra que é preciso pedir contraditórios e essa análise demora o seu tempo.
“Havendo mais pedidos, havendo mais normas, a decisão é mais complexa. Por outro lado, há um tempo para assegurar um contraditório ao autor da norma. O tribunal vai notificar o autor da norma, que é o Parlamento, para que ele possa dizer aquilo que entender dizer.
Como não se sabe quando é que o Parlamento vai responder, enquanto isso não acontecer a apreciação do pedido dificilmente poderá começar”, explicou.
Mas quanto tempo pode demorar a decisão do TC sobre o OE 2013?
Quarenta dias é quanto o TC tem, legalmente, para redigir a decisão final sobre os pedidos de fiscalização sucessiva, a partir do momento em que o juiz relator tenha toda a documentação necessária em mãos.
Na fase anterior, não há prazos definidos para a recolha de documentação para o processo ou audição das partes, entre outros procedimentos. É pelo menos isso o que a lei determina, mas esta é uma regra que pode ser quebrada. Se for declarada urgência o prazo pode ser bem mais curto, da mesma forma que se houver necessidade de maior análise dos pedidos de inconstitucionalidade o prazo pode ser excedido sem qualquer penalização, explica Guilherme da Fonseca, juiz jubilado do Tribunal Constitucional, em declarações à Renascença.
 
Quanto mais pedidos, maior será o atraso. Pode ser uma “teoria da conspiração” mas qualquer atraso permitirá aumentar tempos de antena nas tv’s, vender mais “opiniões publicadas” nos jornais e aos comentadores (uns mais, outros menos ABS’s) libertarem-se de mais uns recibos verdes, para encanto dos Idiotas úteis”. “Idiotas” porque relativamente estúpidos e “úteis” porque a sua estupidez será rentabilizada pelos espertos...