quinta-feira, 30 de outubro de 2008

resumo de noticias do dia

CM 301008
"Directora sugeriu agressão"
O ex-chefe dos guardas prisionais da cadeia de Odemira admitiu, ontem, que a directora da prisão lhe "sugeriu" para alterar o relatório onde constava que Leonor tinha caído nas escadas na Judiciária de Faro. Ana Maria Calado "protegia" a mãe de Joana - e o objectivo era sugerir a tese de agressão. A revelação surgiu no dia em que o advogado de Leonor, Aragão Correia, admitiu ao CM já ter recebido dinheiro da Método 3 - os detectives do casal McCann.
Agressão a PSP apressa prisões
Desde 2002 que se começou a falar de grupos violentos na noite de Lisboa. E desde então a PSP investigava o grupo de Alfredo Morais. Sem grande resultados. "Foi em Outubro de 2006, quando Pedro Gameiro, Francisco Cascalheira e Diamantino Fernandes, todos ligados a este grupo, entraram no Gallery, causaram danos sem qualquer provocação e agrediram um agente da PSP, que foi decidido averiguar", explicou ontem no Tribunal da Boa-Hora o subintendente Dário Prates, comandante da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lisboa.
Saúde 24 não cumpre contrato
O aconselhamento sobre medicamentos feito aos utentes da Linha Saúde 24 é assegurado, quase exclusivamente, por técnicos de farmácia e não farmacêuticos, ao contrário do que prevê o contrato entre a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e a entidade gestora, LCS.
Ministro admite oposição à reforma
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, admitiu ontem que existe ainda alguma resistência dos funcionários da Administração Pública em interiorizar a reforma. E anunciou um périplo pelo País para explicar as mudanças.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

resumo de noticias do dia

CM 291008
Função Pública: Estado tem 686 mil trabalhadores
Nos últimos três anos, o Governo reduziu o número de pessoas com vínculo à Função Pública em quase sete por cento. Entre o final de 2005 e Setembro deste ano, houve um corte de 51 486 funcionários, motivado pelas aposentações e pela redução do número de tarefeiros nos serviços do Estado, a par da regra de uma entrada por cada duas saídas.
PJ esquece violação para poupar 10 mil €
A Polícia Judiciária abdicou de provar que Leandro violou a pequena Joana, antes de a enteada de oito anos desaparecer da aldeia da Figueira, em 2004. Por forma a "poupar 10 mil euros" em exames nos Estados Unidos, diz ao CM Gonçalo Amaral, ex-coordenador da PJ de Portimão
Negligência no parto
Um médico espanhol, prestador de serviços no Hospital Doutor José Maria Grande, Portalegre, foi suspenso depois de acusações de negligência grosseira por parte dos pais de uma bebé que nasceu, após horas de trabalho de parto complicadas, com lesões irreversíveis, que lhe viriam a provocar a morte 35 dias mais tarde. Os pais da criança não se conformam e pedem justiça
Volkswagen é a empresa mais valiosa do Mundo
A construtora de automóveis Volkswagen atingiu ontem níveis impensáveis, tendo contribuído mesmo para um bom desempenho da Bolsa alemã: as acções chegaram a estar cotadas a 1005 euros. Durante alguns momentos foi a maior empresa do Mundo em valor de mercado, valendo mais de 296 mil milhões de euros.
Melhor escola pública é só a 17.ª no ranking
As escolas privadas voltam a ocupar os primeiros lugares no ranking de escolas. De acordo com os dados ontem disponibilizados ao final da tarde pelo Ministério da Educação, a Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, obteve o 1º lugar, com uma média de 155,51 pontos (15,55 valores). O melhor classificado no ranking CM de 2007, o Colégio Mira Rio, ficou logo a seguir
Alunos em greve contra a violência
Os alunos da Escola Secundária Mães D'água, na Falagueira, Amadora, fizeram ontem greve às aulas, em protesto contra casos de violência que se vêm sucedendo, exigindo reforço de policiamento e mais funcionários. A gota-d'água foi o esfaqueamento de um aluno à porta da escola há uma semana.
Vendaval arrasta andaimes e árvores
Portugal foi ontem varrido de norte a sul com ventos fortes, que chegaram a atingir velocidades de 90 quilómetros por hora e queda de neve nas Terras Altas. O resultado deste vendaval: árvores arrancadas do chão, queda de andaimes, chapas e painéis de publicidade a voar e vidros partidos. O telhado de uma escola em Mem Martins, concelho de Sintra, ficou destruído.
Outros 291008
Diário de Notícias
Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN
Mais de 82% das escolas chegam à nota positiva
"Chegou a hora da política" para Lula e Sócrates
Socialistas pressionados para recuar no Estatuto

Público
Quase todas as escolas do 9º tiveram positiva nos exames
Nasceram até Setembro deste ano mais dois mil bebés do que em 2007
Novo coração artificial bate como o natural
PS volta atrás no despedimento colectivo

Correio da Manhã
Banca em crise ganha 3,3 milhões por dia
Filha de Amorim diz que evasão fiscal é normal
Vendaval arrasta andaimes e árvores
Jornal de Notícias
Condutores arriscam pagar mesma multa duas vezes
Ingleses à procura de jóias portuguesas
Paulo Rangel acusa Sócrates de tentar intimidar jornalistas
Privadas dominam ranking das escolas

Diário Económico
Inspecções cortam 70 mil baixas por doença fraudulentas
“Tentámos vender o BPI várias vezes”
Fim dos chumbos até ao 9º ano nas mãos do Governo
Miguel Cadilhe vai processar antigos responsáveis do BPN
Jornal de Negócios
Horta Osório "É preciso trabalhar mais e revitalizar a poupança"
Certificados de aforro vão pagar menos a partir de Novembro
Garantia à banca agrava risco da dívida pública
PS recua e quem for despedido pode reclamar se devolver a indemnização

terça-feira, 28 de outubro de 2008

resumo de noticias do dia

CM 291008
Violência provoca demissão em escola
A violência em meio escolar fez cair o Conselho Executivo (CE) da Escola Básica 2, 3 de Santa Maria, em Beja. "A situação tornou-se insustentável", disse ao CM Domingas Velez, presidente demissionária do CE. A responsável acrescenta que os professoresestão"cansados" dos constantes episódios vividos na escola.Preocupados com o clima de instabilidade e de segurança do estabelecimento estão também os auxiliares. "Alguns já chegaram mesmo a ser agredidos", contou Arlindo Palma representante do pessoal auxiliar da escola.
Europa baixa juros
A crise nos mercados financeiros levou ontem o governador do Banco Central Europeu (BCE) a abrir caminho para um novo corte de juros. Se o mercado interbancário acompanhar a tendência do BCE, os portugueses com crédito à habitação podem esperar uma descida acentuadada prestação a partir de Janeiro, ou mesmo ainda em Dezembro. O anúncio de Trichet permitiu acalmar os mercados que viveram ontem mais um dia negro.
Abertas concessões a ferrovias e aeródromos
O Estado vai poder concessionar à exploração de privados estradas, pistas de aviação e portos, entre outros bens do chamado domínio público. De fora deste pacote, ficam os chamados 'bens culturais' (monumentos, zonas classificadas de interesse histórico) e os 'bens militares' (quartéis de interesse estratégico e equipamento militar). Esta é uma das principais novidades do chamado Regime Geral dos Bens do Domínio Público ontem apresentado pelo Governo.
Cavaco Silva não desiste dos Açores
É o sexto veto político do Chefe de Estado. O novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores vai regressar ao Parlamento. As reservas do Presidente da República são as mesmas que motivaram uma comunicação ao País no passado dia 31 de Julho, mas a intenção do PS é manter o diploma, e os socialistas dos Açores garantem ter "indícios" nesse sentido.
Banca em crise ganha 3,3 milhões por dia
A crise financeira internacional não impediu a Banca portuguesa de conseguir 914 milhões de euros em lucros, o que dá uma média de 3,3 milhões de euros por dia até Setembro. Os principais grupos financeiros já apresentaram os resultados do terceiro trimestre de 2008 (o Banco Espírito Santo apresenta hoje os seus números) e o negócio da concessão de crédito, da captação de depósitos e da cobrança de comissões continua a crescer.
O principal impacto negativo da crise vem das aplicações bolsistas, actividades de corretagem e participações financeiras.
outros 291008
Diário de Notícias
Privados vão gerir edifícios históricos abandonados
Alegre propõe nova via para a esquerda
Juros vão baixar na próxima semana

Público
PS recupera regras de Bagão Félix para o despedimento colectivo
Eólicas - Fábrica de Viana do Castelo com dificuldade em contratar pessoal
Cavaco e PS mantêm braço-de-ferro
Eleições Presidenciais - EUA esperam número recorde de votantes

Correio da Manhã
Crise baixa juros
Violência provoca demissão em escola
Morte em perseguição
Avenças na Função Pública fiscalizadas

Jornal de Notícias
Partidos políticos vão receber 100 milhões de euros do Estado
Cavaco veta Estatuto dos Açores pela 2ª vez e PS mantém intransigência
Juros devem baixar na próxima semana

Diário Económico
Euribor deve cair para 3,5% em Janeiro
Falências aceleram e atingem a hotelaria
Patrões querem renegociar salário mínimo
Gigantes americanos despedem em massa

Jornal de Negócios
Grande Porto: quando a oferta não casa com a procura
Empresas e câmaras já sentem estagnação de receitas
Fórum para a Competitividade diz que descida do IRC é "ilusão" do Governo
Outubro "negro" rouba mil milhões por dia à bolsa

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

resumo de noticias do dia

Diário de Notícias
Conselho científico da avaliação está parado
Democrata é campeão da América em recolha de fundos eleitorais
Quase 20 mil pediram subsídio em Setembro
PS disposto a reaprovar novo Estatuto dos Açores

Público
Inspecção das Finanças andou a ler mails de centenas de funcionários
Código Laboral - Trabalhadores podem recusar salário em espécie
Eleições nos EUA - Facções de Palin e McCain trocam acusações

Correio da Manhã
Caça à multa já rendeu 58,4 milhões
Almoços de 5.971 euros no estrangeiro
Águia andou perdida

24 Horas
As provas dos inspectores para tramarem a mãe de Joana
Ainda só houve 36 pessoas a mudar de sexo em Portugal
Conheça 24 propostas dos lisboetas para melhorar a cidade
Jornal de Notícias
Tráfico de explosivos pode ficar impune
Professores tentam alinhar posições para novos protestos
Diário Económico
Fisco aperta cerco aos incumpridores
Grandes banqueiros mundiais em Sintra
Governo entrega três novas estradas
Operação Furacão não vai ter mais arguidos
Jornal de Negócios
Crise bancária vai ter mais impacto em Portugal por causa das dívidas
Grandes bancos podem usar até 80% da garantia do Estado
Entrevista a Miguel Corte-Real "É um erro crasso vender acções neste momento"

sábado, 25 de outubro de 2008

Resumos do CM em dia pouco interessante!


6,3 milhões procuram urgências hospitalares
São menos os portugueses que procuram uma solução para os problemas de saúde nos bancos das Urgências hospitalares. Até final do ano, perto de 6,3 milhões de doentes deverão recorrer às Urgências de Norte a Sul do País. Um valor em queda pelo segundo ano consecutivo - 6,4 milhões, em 2007 e 6,5 milhões, em 2006 -, embora neste período tenham encerrado centros de saúde e Serviços de Atendimento Permanente, com a consequente deslocação dos doentes para hospitais.
Segurança sova três polícias
Um segurança de uma discoteca da zona da Costa de Caparica, Almada, está a ser procurado pela PSP, por ter agredido, com um taco de basebol, três agentes da Divisão de Loures da Polícia. Os polícias foram hospitalizados, mas só um é que se mantém internado a receber tratamento.
134 milhões em estudos e pareceres
O Estado gastou em estudos e pareceres cerca de 122 mil euros por dia entre 2004 e 2006, ou seja, 134 milhões de euros. As notícias sobre estas contratações e os elevados montantes envolvidos levaram o Tribunal de Contas a investigar uma parcela destas despesas, no valor de 30,7 milhões de euros.
Factura da Linha com penalização
A entidade gestora da Linha Saúde 24 tem sido penalizada "nos últimos meses, em alguns milhares de euros" por não cumprir dois dos onze indicadores de eficiência previstos no contrato com o Estado. Quem o admite é o responsável da Direcção-Geral da Saúde (DGS) pelo acompanhamento deste serviço, Sérgio Gomes. Em causa estão as transferências das chamadas de emergência para o INEM e as traduções de outras línguas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

imprensa do dia

CM 241008
Gestora pagava viagens a amigos
Francisco Ribeiro, Clara Costa e Mário Peças, ex-administradores da Gebalis, gastaram em 22 deslocações ao estrangeiro, entre Fevereiro de 2006 e Outubro de 2007, 42 459 euros. Só Clara Costa gastou 33 986 euros, 80 por cento do total, em idas a seminários. E em várias situações a ex-vogal da empresa municipal "foi acompanhada pelo seu namorado e [uma] amiga", frisa o relatório da Polícia Judiciária (PJ).
Aumento de 1,5% nas pensões
O Governo vai dar uma actualização de 1,5 por cento às pensões dos reformados da Função Pública que recebam entre os 2400 e os 5000 euros. Trata-se de um universo de 50 mil pessoas que irão beneficiar deste aumento.
Baleado em assalto
Orlando Vaz Sousa tem 47 anos e, apesar de reformado, ajuda a fazer pão numa pastelaria em Idanha, Belas, Sintra. Perdeu um irmão há 27 anos, que morreu baleado durante um assalto, e está agora internado no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, por ter sido atingido na cara quando tentava impedir outro roubo violento.
Jardim confessa momento terrível
O ex-presidente do Banco Comercial Português (BCP) vai lançar um livro que reúne toda a correspondência que escreveu a accionistas e a colaboradores ao longo de 22 anos na instituição bancária.
"Já existem empresas com camiões a parar"
António Mousinho, Presidente da ANTRAM, fala ao CM sobre as reivindicações da associação e do Orçamento do Estado para 2009.
Crise não afecta espectáculo
A crise não afecta o negócio do sexo, garantiram ontem os organizadores do 4º Salão Internacional Erótico de Lisboa (SIEL), que esperam entre 30 e 40 mil visitantes no evento que decorre entre 31 de Outubro e 2 de Novembro na FIL, em Lisboa. Considerado já o 3º maior salão depois de Barcelona e Berlim, o SIEL terá este ano uma centena de artistas, 400 shows e 60 expositores.

'Magalhães' vai ficar mais caro
O preço de venda ao público do computador 'Magalhães' vai subir", admitiu ontem o administrador da JP Sá Couto, escusando-se a adiantar de quanto seria o aumento. A empresa justifica a subida do preço com a mudança de processador do portátil.

Carrinhas roubadas à mão armada
Caçadeiras em punho, fizeram a primeira vítima na zona do Barreiro, segunda-feira. Mas o gang não se ficou pelo Mercedes e, no dia seguinte, foi a vez de os mesmos quatro homens atacarem com ameaças de morte o condutor de um Audi, no Montijo. Dividiram-se entre os dois carros e uma carrinha de mercadorias, furtada, e foram ontem roubar uma caixa multibanco (ATM) num supermercado de Massamá, Sintra. Só abandonaram a carrinha e continuam a monte.
Os carjackings foram feitos com recurso à mesma caçadeira. Pouco passava das 22h00 de segunda-feira quando a primeira viatura foi tirada à proprietária. A vítima, cerca de 40 anos, foi atacada quando estacionava a sua carrinha Mercedes numa rua de Santo António da Charneca, Barreiro. Um dos assaltantes apontou-lhe uma caçadeira.
O mesmo grupo voltou a atacar pelas 18h00 do dia seguinte, desta vez no centro do Montijo. O proprietário de uma carrinha Audi A4 foi atacado da mesma forma: ameaçado pela mesma caçadeira, foi obrigado a entregar a viatura.
Tramados pela internet
Com base em fotografias retiradas do Hi5 – rede de contactos na internet –, a GNR de Almada começou a investigar três homens e uma mulher que se auto-intitulavam de Grupo dos 4 e que exibiam armas nas suas páginas pessoais. Havia suspeitas de tráfico de heroína e cocaína, receptação de material furtado, viciação de viaturas e falsificação de documentos.
outros:
Diário de Notícias
Portugal leva quase um ano para aprovar medicamentos inovadores
Petzner confessa que Haider era o homem da sua vida
A vinte minutos da proeza
Governo deixa atrasar medida anticorrupção
Público
Taxas da TAP não acompanham queda do preço do petróleo
Greenspan "Errei ao confiar no mercado livre"
Dirigentes da Função Pública investigados
Violência policial sem dados desde 2005
24 Horas
Três polícias espancados brutalmente com um taco de basebol
Saiba quanto perdeu em poder de compra desde que Sócrates manda
Jornal de Notícias
Brincadeira com 'Magalhães' vale queixa contra "Gato Fedorento"
Praxe fatal poderá custar 210 mil euros
Diário Económico
Governo reavalia encerramento das urgências em 2009
Saiba quanto pode poupar no crédito à habitação até ao fim do ano
Stanley Ho entra no banco da Sonangol
Aumento das maiores pensões no Estado fica em 1,5%
Jornal de Negócios
Governo adia construção de auto-estradas
Senhorios discriminados face ao fundo de arrendamento
Banca com mais capital e menos lucros
Maiores bancos cotados valem hoje menos juntos que só o BCP em Janeiro

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

resumo de noticias do dia

CM 231008
Autoeuropa pára mais de 20 dias
A Autoeuropa vai parar a produção de monovolumes durante mais de 20 dias até ao final do ano. Apesar de não confirmar o número de paragens, a fábrica da Volkswagen (VW) em Palmela assegura que o corte na produção faz parte do calendário traçado em resposta às oscilações de mercado.
Cavaco defende apoio na aplicação da Lei
O Presidente da República, Cavaco Silva, aconselhou a "adopção de mecanismos de acompanhamento da aplicação do novo regime jurídico do divórcio". Através de uma mensagem enviada à Assembleia da República, e publicada ontem no site da Presidência, o Chefe de Estado renova as críticas ao diploma, por acreditar que este "dificultará a actividade dos operadores judiciários, em particular dos magistrados, no momento de aplicação da lei", por ter "conceitos vagos e indeterminados, juridicamente pouco rigorosos".
Aeroportos vão despir passageiros
Um projecto de resolução sobre a introdução de scanners corporais nos aeroportos europeus deve ir hoje a votos em Estrasburgo, França, no Parlamento Europeu. A proposta da Comissão Europeia está a gerar polémica, debate e dúvidas entre os eurodeputados.
PE aprova nomeação de nova comissária
O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta quarta-feira, em Estrasburgo, a nomeação da britânica Catherine Ashton para o cargo de comissária europeia do Comércio no executivo liderado por Durão Barroso, em substituição de Peter Mandelson, que apresentou a sua demissão no início deste mês para poder integrar o Governo britânico, como ministro do Comércio.
Diário de Notícias
Governo evita sangria de quadros na função pública
Governo 'repõe' donativos por meio bancário
Público
Crise está a afectar as campanhas de recolha de fundos para os pobres
Medo de recessão faz regressar crise às bolsas
24 Horas
Índia parte à conquista da Lua
Jornal de Notícias
'Magalhães' tem 400 mil alunos em lista de espera
Crise económica obriga empresas a reduzir dádivas ao Banco Alimentar
Diário Económico
Estado pode limitar salários na banca
PT injecta 417 milhões no fundo de pensões
Finanças abrem negociações salariais na Função Pública
Seis autarcas em risco de perder o mandato
Jornal de Negócios
Encargos do Estado em parcerias com privados sobem 52%
Estado deve 1.800 milhões de euros às construtoras
Proprietários poderão vender casas ao fundo de arrendamento pelo valor da dívida
Avaliações dos analistas portugueses são mais optimistas

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

importantes...para além do futebol


Juros descem, prestações sobem
As prestações do crédito à habitação vão continuar a subir, na revisão dos contratos, e só começarão a reflectir a descida dos últimos dias em Dezembro, se se mantiver a tendência de descida da Euribor, a taxa de referência para os empréstimos.
Sindicato abre guerra no Ministério Público
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) publicou ontem um duro editorial onde defende "concursos justos para postos mais bem remunerados - ao alcance de todos e não só de alguns conhecidos e sempre louvados membros".
Funcionários tratam dos passes de juízes
Uma juíza da 14ª vara do Palácio da Justiça, em Lisboa, deliberou que o carregamento dos passes sociais dos magistrados, que tem de ser feito mensalmente através de deslocação a bilheteiras, é função dos funcionários judiciais.
Devoluções de IRS feitas numa semana
A Administração Fiscal vai reembolsar os contribuintes de IRS no prazo de uma semana. A promessa foi feita ontem pelo director-geral dos Impostos, Azevedo Pereira, durante a apresentação do plano estratégico ”Qualidade no Serviço ao Contribuinte”. Aquele responsável afirmou que na concretização do plano (que terá a duração de dois anos) está previsto, já para 2009, "o pagamento tendencialmente imediato de reembolsos de impostos sobre o rendimento e de IVA a contribuintes com risco de incumprimento muito reduzido".
Mais 2,9% para salários e ajudas
A proposta do Governo para a negociação salarial na Função Pública "não traz nada de novo", actualizando salários, pensões, ajudas de custo, subsídios e suplementos na mesma percentagem: 2,9%, afirmam os sindicatos.
Cavaco promulga lei que considera injusta
O Presidente da República promulgou ontem o novo regime do divórcio, mas não lhe teceu qualquer elogio, apenas advertências. Primeiro, Cavaco Silva mantém as reservas sobre a falta de protecção das mulheres e dos filhos menores e defende que a nova lei "irá conduzir [...] a situações de profunda injustiça". Segundo: o Chefe de Estado aponta "graves deficiências técnico-jurídicas" ao diploma. Em suma, o texto não satisfaz o Presidente, mas, em comunicado, regista que o Parlamento o aprovou "por uma expressiva maioria". Apesar disso, Belém quer um acompanhamento da lei por parte da Assembleia.
Eleitores do PSD contra Santana
O PSD "faz mal" em avançar com Pedro Santana Lopes na corrida pela presidência da Câmara de Lisboa. Esta é a conclusão de uma sondagem CM/Aximage, que revela que 44,5 por cento dos inquiridos estão contra uma eventual candidatura do ex-primeiro-ministro. Apenas 38,7 por cento está a favor.
'Avó branca' faz parar Obama
Falou dela quando elogiou o sonho americano, lembrou que fora educado pela mãe e pela avó e só graças a bolsas estudara nas melhores universidades do Mundo, em Columbia e Harvard. Além disso, é a única ascendente que lhe resta depois de o pai ter falecido num acidente de viação em 1982, no Quénia, e a mãe ter morrido de cancro em 1995.
Preço do petróleo em queda
O preço do barril de Brent, o petróleo do Mar do Norte que serve de referência para Portugal, para entrega em Dezembro, mantém esta quarta-feira a tendência de queda.
Na abertura do mercado de futuros de Londres, o preço do barril de Brent recuava 2,93 dólares face ao valor com que encerrou terça-feira, cotado a 66,79 dólares.
Ministro admite dificuldades na criação de emprego
Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, admitiu esta quarta-feira que, dada a conjuntura internacional, é actualmente mais difícil criar os 150 mil postos de trabalho prometidos no início da legislatura. Uma meta que o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, também já tinha considerado complicada de alcançar.
...
O titular da pasta das Finanças ressalvou, no entanto, que até ao momento e desde 2005 “já se criaram 133 mil novos empregos”, faltando apenas 17 mil para cumprir o objectivo traçado pelo Executivo socialista.
Brown admite recessão no Reino Unido
O Primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, reconheceu esta quarta-feira que o Reino Unido está a viver uma situação difícil devido à crise financeira mundial, admitindo que “não deve provavelmente escapar à recessão”

“Depois das medidas tomadas para o sector bancário, temos agora de agir contra a recessão financeira mundial, que vai provavelmente levar também a uma recessão na Grã-Bretanha”, declarou Gordon Brown na Câmara dos Comuns, durante a sessão de perguntas ao governo.
Já na noite de ontem, o governador do Banco de Inglaterra Mervyn King tinha admitido o mesmo cenário.
Uma recessão é correntemente definida como uma contracção do Produto interno Bruto (PIB) durante pelo menos dois trimestres consecutivos.

Diário de Notícias
23 mil famílias já não pagam crédito da casa
Cogumelos chegam a Espanha dez vezes mais caros
Público
Cavaco promulgou Lei do Divórcio para evitar guerra com o Governo
Desigualdades - ricos e pobres, lado a lado, mas tão longe
24 Horas
Sousa Tavares apela a ladrão que lhe assaltou a casa que devolva o seu novo livro
Há 41 processos e queixas-crime contra deputados no Parlamento
Jornal de Notícias
Crédito malparado sobe 26,5% em apenas um ano
Diário Económico
Mitsubishi investe 20 milhões em Portugal
Saiba como ganhar com os fundos imobiliários anti-crise
Défice externo sobe 36% até Junho
Partidos vão poder receber contribuições em dinheiro
Jornal de Negócios
Beneficio fiscal viabiliza fundos para arrendamento habitacional
Imobiliário e construção são os sectores mais afectados pela subida do malparado
Lisboa, Oeiras e Cascais ficam com 200 euros de IRS a cada contribuinte
Galp baixa gasolina em seis cêntimos

sábado, 18 de outubro de 2008

e o do Marquês não inundou!

Inundações nos túneis do Campo Grande e das Avenidas João XXI e dos Estados Unidos da América foram algumas das consequências das chuvas registadas esta tarde, em Lisboa, disse fonte da Brigada de Trânsito da PSP.
«Dos túneis existentes em Lisboa apenas não tivemos indicações de qualquer problema no do Marquês de Pombal», referiu.
DD sábado, 18 de Outubro de 2008 17:26




óh Santana estás perdoado o "ze" esqueceu-se de mandar limpar os esgotos...

importantes para o CM!

Só 45 carros escapam ao Fisco
O Ministério das Finanças justificou a mudança nos escalões do Imposto Sobre Veículos (ISV) para 2009 como forma de penalizar os carros mais poluentes, mas em Portugal quase não existe oferta de veículos 'amigos' do ambiente.

Mil procuram sopa dos pobres
São os que nada têm que recebem apoio do Centro dos Anjos da Santa Casa, local conhecido pelos alfacinhas como Sopa dos Pobres. No último ano, o refeitório foi procurado por 1081 utentes. Em Gaia, é a Associação Nacional de Combate à Pobreza que, no CASA da Sopa dos Pobres, serve 80 refeições diárias aos que mais precisam.

"Fui agredida com cassetetes"
Angélica Lopes, 47 anos, está revoltada com a GNR de Alcabideche porque diz ter sido brutalmente agredida à bastonada pelos militares - tal como as duas filhas - por estar "à hora errada" numa rua do Bairro da Cruz Vermelha, na madrugada do dia 15. "Vinha com as minhas filhas, eu de robe e elas de pijama. Tínhamos ido buscar o meu filho à rua. Não sei o que se tinha passado antes, mas nós nem tivemos tempo de dizer nada e fomos logo agredidas com cassetetes".

PSD vota contra OE de "ilusões"
A líder do PSD exigiu ontem aos responsáveis governamentais que "falem verdade, em vez de venderem ilusões" e anunciou que o seu partido irá votar, na generalidade, contra o Orçamento do Estado para 2009, que, desde logo, classificou como "o pior de sempre em termos de transparência".

Militares em protesto
A verba para despesas com a saúde dos militares das Forças Armadas foi reduzida no próximo ano em 48,5 milhões de euros. O Governo justifica a quebra de 35% naqueles encargos com a regularização de dívidas, mas as associações garantem que estas ainda não foram pagas e que a redução só pode ser explicada com a "degradação do sistema de saúde militar". Este é aliás um dos motivos para o protesto dos militares, que decorre hoje em Lisboa.
Governo esbanja 15 milhões de euros
A Acer, empresa fabricante de computadores de baixo custo, acusou ontem o Ministério da Educação (ME) de ter escolhido a proposta mais dispendiosa num concurso internacional para a instalação e manutenção de 111 491 computadores destinados a equipar as escolas dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Em comunicado, a Acer garante ter apresentado uma proposta 15 milhões de euros inferior à da Hewlett Packard (HP), que ganhou o concurso, equacionando mesmo processar o Governo português.
Actividade económica cai para os mínimos de 2003
O indicador de clima económico para o País para Setembro agravou--se, caindo para 0,1 pontos. A par deste, a actividade económica para Agosto caiu para mínimos de 2003, ano em que a economia esteve em recessão, recuando para 0,4 pontos, mostram dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Consumo de gasolina cai 6,4 por cento
O consumo de gasolina em Portugal continua a cair, tendo registado em Julho deste ano uma quebra de 6,4 por cento, segundo as estatísticas rápidas da Direcção-Geral de Energia e Geologia ontem divulgadas

caos em Lisboa!

em menos de 30 minutos
uma forte chuvada levou à interrupção das urgências no hospital de Santa Maria, devido a uma falha de energia, e a dificuldades de trânsito em Sete Rios, onde algumas viaturas foram empurradas contra montras de estabelecimentos
...
A chuva caiu num curto intervalo de tempo, por volta das 14h, sendo acompanhada por granizo. Tão depressa como se abateu sobre a capital, logo parou e o sol chegou mesmo a brilhar minutos depois.
No entanto, os estragos são de monta. Registam-se inundações na zona das Avenidas Novas, Praça de Espanha, Sete Rios e Alvalade e os bombeiros não têm mãos a medir para acorrer a todos os pedidos de ajuda. SOL Sábado, 18 Outubro 2008

Uma forte chuvada provocou, ao início da tarde, inundações em várias zonas da cidade de Lisboa, tendo obrigado mesmo ao corte de trânsito em algumas artérias e à suspensão da circulação na Linha Azul do metropolitano, devido à entrada de água nas estações das Laranjeiras e Sete Rios.
Segundo uma fonte do metro, a circulação foi suspensa às 15h45, mas desde as 14h50 que as composições circulavam naquela linha sem efectuar paragens nas duas estações alagadas.No exterior, na zona de Sete Rios frente ao Jardim Zoológico, vários automóveis ficaram imobilizados devido à chuva que, em alguns pontos, chegou a atingir os 70 centímetros, adiantou a SIC. Alguns cafés e lojas da zona foram também afectados, adiantou a mesma fonte.Situações idênticas foram registadas nas zonas da Praça de Espanha, Entrecampos e nas avenidas Gago Coutinho, Roma e João XXI, cujo túnel foi encerrado ao trânsito até ao escoamento da água acumulada no seu interior.
Em declarações à Lusa, uma fonte da corporação de Sapadores Bombeiros de Lisboa confirmou a recepção de “um número incalculável” de pedidos de socorro, pelo que já foi pedida ajuda ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa para que seja possível acorrer a todas as inundações.
A situação tendo, no entanto, a normalizar-se, uma vez que a chuva já deixou de cair na cidade. PÚBLICO 18.10.2008 - 16h08


afinal o homem é tão capaz de meter agua na cidade quanto nos fogos...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

importantes para o CM!


CM Terça-feira, 14 de Outubro de 2008
Juros descem e Bolsa recupera
As taxas Euribor, os indexantes utilizados no cálculo dos juros da habitação e que reflectem o preço do dinheiro no mercado interbancário europeu, estão em queda depois de uma semana em que atingiram máximos recorde. Se a tendência para a descida se mantiver, pode haver uma redução nos créditos à habitação.
Prestação das casas passa a renda
A partir de 2009 as famílias com dificuldades financeiras em cumprir os encargos com o crédito à habitação vão poder substituir, durante um determinado prazo temporal, a prestação mensal da casa por uma renda de valor mais baixo. Com a criação do Fundo de Investimento Imobiliário em Arrendamento Habitacional (FIIAH), prevista no Orçamento do Estado para 2009, o Governo cria condições para as famílias reduzirem os gastos com habitação, dando-lhe a hipótese de recomprar a mesma casa, e permite à Banca diminuir o crédito malparado, uma das fontes dos seus problemas de liquidez.
Quatro horas de terror
Em pouco mais de quatro horas, três homens encapuzados, armados com pistolas e caçadeiras fizeram três carjackings, assaltaram dois condutores, roubaram um vigilante de uma escola e sequestraram um homem. Duas das vítimas resistiram aos assaltos e foram baleadas: uma na mão e outra num pé.
Alta velocidade afecta 56 edifícios em Lisboa
A construção da terceira ponte sobre o Tejo, para a ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid, vai afectar 56 edifícios da capital, de acordo com o Estudo de Impacte Ambiental, documento que está em consulta pública até ao próximo dia 9 de Dezembro.
Levaram cofre do Minipreço e abriram a caixa multibanco
O supermercado Minipreço situado perto do Fórum Montijo, na nacional 252, não abriu ontem ao público devido a um assalto que sofreu durante a madrugada. Desconhecidos entraram no estabelecimento, que vandalizaram, e levaram o cofre e dinheiro da caixa multibanco.
imigrantes barricados num galinheiro
"Ou eles mudam de comportamento ou então vai haver mortes", desabafa José Lopes, espelhando o sentimento da população de S. João da Pesqueira onde, no domingo à noite, alguns moradores tentaram linchar quatro alunos de países africanos de Língua Oficial Portuguesa(PALOP), acusados dea gredir três pessoas. O confronto não acabou em tragédia devido à intervenção da GNR, que resgatou os imigrantes do galinheiro de uma habitação e os levou sob protecção para o posto.
O mau relacionamento entre os estudantes africanos – que frequentam a Escola Profissional da Pesqueira – e jovens da vila dura há algum tempo, mas agudizou-se no fim-de-semana, depois de um imigrante de S. Tomé e Príncipe ter agredido três pessoas. Uma delas é António Lopes, de 56 anos, atingido com um murro que o obrigou a internamento no Hospital de S. João, no Porto. Após a agressão, meia centena de pessoas, armada com paus, concentrou-se em frente à casa onde estava o agressor e três amigos, e tentaram fazer justiça pelas próprias mãos.
A GNR, conseguiu resgatar os jovens em segurança, perante a fúria dos populares, que se dizem "fartos do comportamento" dos estrangeiros. "São conflituosos e mal-educados.

resumo de noticias do dia


Diário de Notícias
Governo dá mais 100 milhões para creches, lares e ATL
Europa disponibiliza 1,68 biliões de euros e Euribor volta a recuar
Santana e crise levam à ruptura Manuela/Marcelo
900 queixas de assédio moral no trabalho
Público
Finanças ameaçam apreender carros a contribuintes com dívidas fiscais
Ministério anula 74 diplomas por irregularidades
Dia de euforia nas bolsas mundiais
Kundera nega ter colaborado com a polícia comunista
24 Horas
Procurador analisa morte irmão do rei de Espanha
Quinta de Belmiro de Azevedo foi assaltada
PJ acha que o computador da magistrada foi roubado por romenas
Jornal de Notícias
Pausa na crise
Esfaqueada pela irmã quando rezava na igreja
GNR evita linchamento de quatro estudantes africanos
Diário Económico
Carreiras de médicos, professores e militares vão mudar
Fim do segredo de justiça na Operação Furacão
Bolsa de Lisboa regista maior subida de sempre
2100 empresas vão ser PME líder
Jornal de Negócios
Segurança a Social facilita pagamento de dívidas a gestores e independentes
Prestações da casa devem descer
Ulrich e Santos Ferreira afastam cenário de fusões
Venda de casas no Reino Unido cai para o nível mais baixo desde 1978

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

importantes ...

CM 11 Outubro 2008
Pedir pão pela net
A crise económica, o agravar das taxas de juro ou a contratação de pessoas por empresas estrangeiras são responsáveis pelo aparecimento dos novos pobres. "São pessoas que tiveram uma vida confortável e que hoje recorrem ao Banco Alimentar através de pedidos por e-mail", refere a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.
...
Portugal ocupa uma "posição muito desfavorável" na Europa no que respeita à pobreza, havendo pessoas com fome, afirmou ontem o vice-presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, Avides Moreira, em Viseu. Por sua vez, o padre Agostinho Jardim Moreira, presidente deste organismo, defende que o Governo "tem de criar rapidamente um Plano Nacional de Luta Contra a Pobreza e acabar com subsídios avulsos". "Os subsídios ajudam, mas não acabam com a pobreza!".
Ex-seleccionador e ex-jornalista em prédio da Câmara
A Câmara de Lisboa atribuiu casas a Ruy Seabra, ex-seleccionador nacional de futebol, e a José Cândido de Sousa, ex-chefe de redacção da RTP, no mesmo prédio na Quinta do Lambert, uma das zonas residenciais mais nobres da capital. A lista secreta das casas cedidas, a que o CM teve acesso e que diz respeito a 2005, consagra a Ruy Seabra e a Cândido Sousa rendas mensais de 248,89 euros e de 190,75 euros.
PJ suspeita de furto cirúrgico
Dos três computadores que a procuradora Helena Fazenda tinha em casa, o PC de secretária e dois portáteis, só um foi levado na quinta-feira pelos assaltantes, confirmaram ao Correio da Manhã fontes policiais. E além de bens pessoais, escolheram precisamente o portátil de trabalho da magistrada - o que leva a PJ a testar a hipótese de um ataque cirúrgico só para aceder a dados secretos.
Crédito à habitação cai mais de 17%
Após vários anos em expansão, o mercado da habitação está agora a regredir. O número de contratos para compra de casa no segundo trimestre do ano caiu 17,8% em relação ao mesmo período de 2007, mostram dados da Direcção-Geral do Tesouro. Houve menos casas vendidas no Verão de 2008, fruto da actual crise e da saturação do sector da construção.
Estado fiador de empréstimos entre bancos
O Estado vai ser fiador das operações de financiamento dos bancos nacionais até 20 mil milhões de euros, anunciou ontem o ministro das Finanças. Ou seja, os bancos vão poder oferecer as garantias do Estado português para obter dinheiro junto de outras instituições financeiras. Uma medida que visa contrariar o ambiente de desconfiança que se instalou no mercado de empréstimos entre os bancos.
Católicos dão menos nas missas
A crise está em todo o lado. E até nas igrejas, onde se prega a omnipresença de Deus, sente-se, mais do que nunca, a falta de dinheiro.
344 mil com ajuda
O número de portugueses que vive no limiar da pobreza baixou cerca de 200 mil em dois anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. O Rendimento Social de Inserção (RSI) é o principal meio do Estado para combater a pobreza. Uma ajuda que chega a 344 mil.
Medidas aprovadas à "socapa"
O líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, garantiu ontem que "não há qualquer contradição" entre ele e Manuela Ferreira Leite em relação à redução do IRC anunciada pelo Governo e acusou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, de aprovar "à socapa medidas com efeitos terríveis" para as empresas
Outros:13 Outubro
Diário de Notícias
Bancos começam hoje a usar 'aval' do Estado
Passos apela a consenso para enfrentar a crise
Lola, a 'schindler' galega, salvou 500 judeus
Optimus só atribui computador na loja a quem pagar 150 euros
Público
Europa adopta plano para garantir que os bancos voltam a emprestar
Imigrantes protestam contra Sarkozy
24 Horas
Homem morre depois de esperar hora e meia por ambulância
Computador roubado tem todo o processo "Noites Brancas"
Coreia do Norte já não é terrorista
Jornal de Notícias
Igreja crucifica lucro fácil
Testes de drogas a condutores na gaveta
Homens agredidos pelas mulheres têm vergonha social
Diário Económico
Senhorios e inquilinos vão ter mais incentivos fiscais
Estado dá aval à banca para facilitar crédito às empresas
Lula da Silva abre a porta a reforço da PT no Brasil
Petróleo cai 70 dólares em apenas três meses
Jornal de Negócios
Governo britânico nacionaliza Royal Bank of Scotland, HBOS e Lloyds TBS
Bancos centrais da Europa oferecem empréstimos em dólares ilimitados
Bancos aplaudem plano de garantias do Governo de 20 mil milhões
Alemanha prepara plano de resgate da banca de 400 mil milhões

sábado, 11 de outubro de 2008

efemérides!

1582 - Devido a implantação do Calendário Gregoriano o 11 de Outubro não existiu neste ano nos seguintes países: Itália, Polónia, Portugal e Espanha.

importante para "vários"...

CGD injecta 200 ME no BPN
O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, acusou hoje a Caixa Geral de Depósitos de ter injectado 200 milhões de euros no Banco Português de Negócios para «salvar investimentos na penumbra do jogo financeiro» SOL Sábado, 11 Outubro 2008
Arguidos podem ir a votos
PS e PSD viabilizam candidaturas de Valentim, Isaltino e Felgueiras
Os políticos acusados por crimes no exercício de funções públicas – como Isaltino Morais, Valentim Loureiro ou Fátima Felgueiras – vão poder candidatar-se à vontade nas próximas eleições autárquicas, apesar de o Parlamento ter aprovado na generalidade, em 2005, um projecto lei que inviabilizaria tais candidaturas.
SOL Sábado, 11 Outubro 2008
coitado do Marques Mendes... que tanto tempo perdeu a escrever um livro!
Governo escondeu 140 mortes
A Autoridade de Segurança Rodoviária congratulou-se esta semana com a diminuição de vítimas mortais nas estradas, mas os valores que anunciou não são verdadeiros.

Estudos recentes da PSP e do Instituto Nacional de Medicina Legal, a que o Expresso teve acesso, desmentem as estatísticas do Ministério da Administração Interna: houve mais 40% de mortes que anunciado. O número de vítimas que morrem no hospital - que não entra nos números oficiais - tem aumentado nos últimos anos, tendo chegado a 72% em Lisboa. A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados vai fazer uma queixa à União Europeia para denunciar que Portugal está a fornecer números falsos. Expresso Sexta-feira, 19 de Set de 2008
Igreja foi assaltada
A igreja matriz de Albufeira foi assaltada na madrugada de ontem. Os gatunos arrombaram um cofre, levando diversas peças em ouro (com um peso total de cerca de meio quilo) que tinham sido oferecidas pelos fiéis. Foi o terceiro assalto registado naquele templo desde Junho e o quarto na área da paróquia. CM 11 Outubro 2008 - 00h30

Portas pede aumento da reformas
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, desafiou sexta-feira à noite o primeiro-ministro a retirar 100 milhões de euros do próximo orçamento do Rendimento de Inserção Social (RSI), aplicando a verba num aumento extraordinário de pensões.
“Tire ao rendimento mínimo que é uma fraude, o que é abuso, o que é injusto. Pode poupar 100 milhões de euros e aplique num aumento de pensões”, afirmou Portas, durante um jantar de campanha para as eleições regionais dos Açores, em Angra do Heroísmo.
CM 11 Outubro 2008 - 12h12
A semana mais negra de sempre
O PSI 20, o índice mais importante da praça financeira portuguesa, perde 50 mil milhões de euros neste ano. Tal verba representa quase um terço da riqueza produzida em Portugal no ano passado.
Mais controlo sobre os políticos
A procuradora-geral adjunta, Maria José Morgado, considera fundamental a colaboração dos supervisores financeiros no combate ao crime de branqueamento de capitais.
Consumidores devem ficar preocupados
O presidente executivo da PT admitiu ontem que "os consumidores naturalmente devem ficar preocupados" com a crise mas reiterou que espera uma solução para a turbulência financeira por parte do G8. Zeinal Bava participou ontem num encontro luso-brasileiro, que contou com José Sócrates.
Alegre contra PS apoia uniões gay
A Assembleia da República chumbou ontem os dois diplomas que legalizavam o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Manuel Alegre foi o único deputado a quebrar a disciplina de voto imposta na bancada socialista ao votar a favor dos projectos do BE e de Os Verdes ao lado do ex-líder da JS Pedro Nuno Santos, a quem a direcção deu liberdade de voto.
reparem "Alegre contra PS apoia uniões "alegres"...
Sócrates preferido para enfrentar crise
Os portugueses consideram que José Sócrates é o político português mais bem preparado para enfrentar a crise económica mundial. Este é o resultado de uma sondagem CM/Aximage que revela que o actual primeiro-ministro, apesar das críticas, é o político que reúne maior confiança junto dos eleitores para conduzir esta missão, com 37,6% dos votos.
... alguém conhece alguem que alguma vez tenha respondido a estas "sondagens"?
"Entram em bando e roubam tudo"
Típico bairrista cortês. Astuto e bem falante. Um cavalheiro à antiga. Penteado e sempre bem arreado no seu fato impecável. Aspecto irrepreensível. E a muleta debaixo do braço. O blazer ou o jornal enrolado de apoio ao encosto final - a mão subtil que saca a carteira. Parece sozinho mas é uma ilusão. Nos eléctricos de Lisboa entram aos três, quatro e cada um tem o seu papel a cercar a vítima. O turista. Um bloqueia o alvo, há outro que logo empurra "sem querer" O último ataca. Às horas de ponta, Inverno ou Verão, é a história de 60 portugueses e cerca de 50 romenos no activo e especializados nas carreiras 15 ou 28 da capital. Vivem do "crime subtil". Não violento. E sabem que isso lhes dá desconto especial perante a lei. CM Sábado, 11 de Outubro de 2008 - 6:30

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

importantes para o CM em dia de poucas novidades!


o pior resultado em 5 anos
As bolsas europeias abriram esta sexta-feira no vermelho, com Lisboa a registar o pior resultado dos últimos cinco anos. CM10 Outubro 2008 - 08h29
4 milhões em luvas no caso Freeport
O Ministério Público está a investigar operações de facturação através de empresas-fantasma ligadas a um conhecido escritório de advogados, no caso das suspeitas de pagamento de luvas pelo licenciamento de construção do empreendimento Freeport, em Alcochete – e que, apurou o CM, são estimadas na ordem dos quatro milhões de euros, ao longo de cerca de três anos. CM 10 Outubro 2008 - 00h01


...novo presidente do INA
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, deu ontem posse a António Correia de Campos como novo presidente do Instituto Nacional de Administração (INA).
Teixeira dos Santos teceu fortes elogios ao ex-ministro, sublinhando "o brilhantismo" com que "sempre desempenhou os altos cargos políticos", passando assim uma borracha no facto de Correia de Campos ter deixado o Ministério da Saúde debaixo de fogo a meio do mandato.
CM 09 Outubro 2008 - 00h30

resumo de noticias do dia

CM Quinta-feira, 9 de Outubro de 2008
Doença da dengue ameaça Portugal
Quase todos os países da zona mediterrânica são susceptíveis ao aparecimento do mosquito responsável pela doença da dengue. Esta é a conclusão de um estudo de um grupo de cientistas europeus que considera Portugal como uma das regiões do sul da Europa susceptíveis ao aparecimento desta espécie de mosquito. Também a Madeira poderá estar na rota do mosquito.
Polícia Judiciária investiga dívida de Santana
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão a analisar os contratos celebrados entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Interact - Comunicação Interactiva, no âmbito de uma dívida de 450 mil euros que a empresa reclama da autarquia, respeitante a trabalhos publicitários executados durante a vereação de Pedro Santana Lopes.
Cadeia daqui a três anos
O advogado do militante de extrema-direita Mário Machado assegura que, caso o seu cliente tenha de cumprir parte dos quatro anos e dez meses de cadeia a que foi condenado, apenas o fará daqui a pelo menos três anos, devido à morosidade dos recursos.

Corte de urgência nas taxas de juro
O Banco Central Europeu (BCE), em conjunto com outros cinco bancos centrais, anunciou ontem um corte estratégico e sem precedentes de 50 pontos percentuais nas taxas de juro, numa acção concertada para "aliviar as condições do mercado monetário".

Vinte milhões de euros para apoio escolar
Mais de 780 mil beneficiários do abono de família vão passar a receber uma 13ª prestação no mês de Setembro para apoiar as despesas escolares. A medida, que custará por ano cerca de vinte milhões de euros, foi anunciada ontem pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e tem por objectivo ajudar as famílias a enfrentar a crise.
Despesa sobe no Estado
A despesa do Estado com a aquisição de serviços aumentou 3750 milhões de euros nos últimos quatro anos, enquanto os encargos com os salários dos funcionários públicos diminuiu 173 milhões de euros. Números que ao Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) não deixam dúvidas: "A ideia que o Governo passou de que o recurso ao outsourcing reduz os gastos públicos é falsa."
Fundos perdem 1,3 mil milhões
Os fundos de investimento mobiliário perderam em Setembro mais de 1,3 mil milhões de euros, um decréscimo de sete por cento face a Agosto. Desde o início do ano, a redução dos montantes é da ordem dos trinta por cento, de acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).

Diário de Notícias
Défice de 2009 vai ficar em 2,2% do PIB
Mais de 500 imobiliárias interrompem actividade
PS fica com maioria na fiscalização das secretas

Público
Contra-relógio no combate à crise
Professores - Passagens para a reforma já são o dobro de 2007
Doentes deixam medicação por causa dos media
Narcotráfico está a destabilizar a Guiné-Bissau

24 Horas
Obama consolida vantagem no segundo debate presidencial
Milionário Amorim está a perder um Euromilhões por dia
Jornal de Notícias
José Sócrates antecipa três medidas para enfrentar a crise
Prestação da casa só deve cair em Novembro
Meia hora de tiros e sangue em Gaia

Diário Económico
Governo dá mais apoios às PME para evitar recessão
Administração da Zon discute fusão com Sonae
“Ter um banco é um desígnio dos CTT”
Caixa vai buscar mais 400 milhões ao mercado

Jornal de Negócios
Pagamentos por conta para PME baixam 5 pontos
Trichet alerta para "pessimismo elevado" nos mercados
CGD leva administração da Zon a discutir fusão com Sonaecom
Défice de 2009 vai ficar em 2,2% do PIB

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

importante para "vários"...


Correio da Manha 081008
Câmara de Lisboa tem 40 mil inquilinos
A lista de pessoas com casas e lojas atribuídas pela Câmara de Lisboa tem 40 mil nomes: entre habitação social, cedência de espaços para habitação e não-habitação e arrendamento comercial a autarquia alfacinha acaba por ter 40 mil inquilinos. Com tamanho universo de inquilinos, a edilidade da capital é o maior senhorio do País.
Obrigado a guiar com um enfarte
A um doente com um princípio de ataque de coração (enfarte de miocárdio) foi dada a indicação, por parte de uma médica, de seguir para o Hospital de Santarém ao volante do próprio carro. A médica, do Centro de Saúde de Alpiarça, terá recusado prestar assistência.

Concorrência só pode investigar 0,13 euros
Os preços do petróleo e dos produtos refinados são ditados pelo mercado internacional e pelos impostos cobrados. As únicas componentes do preço sobre as quais a Autoridade da Concorrência (AdC) "se pode debruçar" são "a logística e o retalho", que representam 13 cêntimos no preço do litro de combustível, afirmou ontem o presidente da Autoridade da Concorrência. Manuel Sebastião respondeu a questões dos deputados da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos e concretizou que as componentes que irá analisar mais detalhadamente correspondem apenas a cerca de oito por cento do preço total dos combustíveis.
MP e PSP em guerra aberta
Depois de o CM ter avançado ontem a decisão de uma procuradora do Ministério Público (MP) de Sintra em libertar, na véspera, três perigosos cadastrados apanhados em casa, pela PSP, com um arsenal de armas ilegais, suspeitos de carjacking e de assalto a uma ourivesaria, o Sindicato dos Magistrados do MP "repudia", em comunicado, "a falsidade da notícia" do nosso jornal: "A PSP não apresentou ao MP qualquer indivíduo detido e nem sequer lhe comunicou a detenção de qualquer suspeito." Só que, por outro lado, a comandante da Divisão da PSP de Sintra, subintendente Anabela Alferes, esclarece: "Foi tomada uma decisão conjunta, entre o MP e a PSP", em deixar sair o gang apenas "com Termo de Identidade e Residência".
Mais reformados na Função Pública
Milhares de funcionários públicos estão a recorrer à reforma antecipada, apesar de a taxa de penalização atingir os 4,5 por cento por cada ano de trabalho a menos. Só este ano cerca de 6900 trabalhadores deverão antecipar a aposentação, o que significa um aumento de 65 por cento na corrida às pensões antecipadas.
Prolongamento por 27 anos sem concurso
O Governo garantiu ontem a legalidade da concessão até 2042 do terminal de contentores de Alcântara à Liscont, empresa do grupo Mota-Engil que tem como presidente executivo o ex-ministro socialista Jorge Coelho. A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, explicou a ausência de um concurso público com o facto de não estar em causa a celebração de novo contrato, mas a alteração de um em vigor. Argumentos que não convenceram o PSD, que insiste que há não só uma "violação das regras" como um "claro favorecimento a uma empresa".
assalto armado a ourivesaria
Em pleno centro de Vila Verde um grupo de quatro homens assaltou ontem à mão armada uma ourivesaria, provocando o pânico entre os populares
Encapuzado assalta estação dos correios
Um indivíduo encapuzado e armado assaltou esta quarta-feira, ao início da tarde, uma estação de correios em Fão, no concelho de Esposende
Grupo armado rouba farmácia
Quando o funcionário da farmácia ouviu o familiar tilintar da gaveta do dinheiro, deu um berro para assustar o eventual intruso e regressou ao balcão. O que não esperava é que aqui fosse deparar com uma pistola apontada por um ladrão de cara tapada por um gorro descido.
A Farmácia Costa, em Junqueira, Vila do Conde, fica numa esquina discreta, o que favoreceu os ladrões que anteontem a assaltaram à mão armada, à hora em que encerrava, por volta das 21h30. Nesse momento, dois indivíduos entraram no estabelecimento,mas José Castro só viu um deles. O segundo, todavia, foi captado pelas câmaras de videovigilância. Foi, de resto, durante a observação dessas imagens gravadas que José Castro percebeu bem como tudo se tinha passado.


Diário de Notícias
Seguradoras pedem ajuda para ultrapassar a crise
JP Sá Couto não informou Governo
Candidatura ibérica definida até Dezembro - Mundial 2018
Os perigos de reconhecer independência do Kosovo
Público
Fortes perdas nos fundos de investimento portugueses
Kosovo - Portugal reconhece país e tenta agradar à Sérvia
Agentes pagam estragos em carros da PSP
Magalhães fornecido sem haver contrato
Jornal de Notícias
Professores reformam-se à média de 400 por mês
Alargamento do IC19 pronto em Dezembro
Factura dos meios aéreos aumenta todos os anos
Diário Económico
FMI diz que a economia mundial caminha para uma “importante” recessão
Sócrates vai usar Orçamento de 2009 contra a crise
Galp Energia está sob investigação
Banco Sabadell vai entrar em Portugal
Jornal de Negócios
CGD garante sucesso de estrada com reforço do financiamento à Somague
Rússia e Indonésia suspendem bolsas após quedas superiores a 10%
PSI-20 afunda com 11 cotadas a perderam mais de 5%
Brent negoceia abaixo dos 83 dólares

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

importante para "vários"...

CM Terça-feira, 7 de Outubro de 2008
Bolsa de Lisboa perde dez mil milhões em dia de pânico
A Bolsa de Lisboa sofreu ontem a maior queda numa só sessão (9,86 por cento) desde a criação do índice PSI 20, em 1993. Em poucas horas desapareceram do mercado de capitais mais de dez mil milhões de euros, segundo dados oficiais do Euronext Lisboa relativos à capitalização accionista de ontem, comparada com o valor registado na passada sexta-feira.
Libertado gang perigoso
Fatal e silenciosa, a besta é accionada por gatilho e os dardos atravessam o corpo à vítima. Além das pistolas, revólver, facas, caçadeiras e ainda das réplicas de metralhadoras para aterrorizar pessoas, esta arma está entre o arsenal apreendido ontem pela PSP nas casas de três perigosos cadastrados por roubos.
São suspeitos de carjacking e assalto armado a uma ourivesaria, na linha de Sintra, mas horas depois de chegarem detidos à esquadra do Cacém uma procuradora do Ministério Público (MP) de Sintra decidiu libertá-los a todos.

Hospital chama INEM para socorrer doentes
Quando um doente internado na Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, precisa de cuidados de medicina interna, o hospital chama o INEM para o socorrer e levar às Urgências da própria unidade, a cinquenta metros de distância.
Na lista dos mais caros
Portugal tem o terceiro preço da gasolina mais caro da Europa e o décimo no gasóleo, ambos acima da média da União Europeia, indicou o mais recente relatório semanal do Observatório Europeu para o Mercado de Energia. Uma conclusão a que a Autoridade da Concorrência também chegou no último relatório de acompanhamento do sector.
Polícias pagam estragos
Um polícia que tenha um acidente com um automóvel da PSP no cumprimento do seu serviço poderá ser obrigado a pagar os danos das viaturas envolvidas e na via pública, ao abrigo do Regime de Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado e Demais Entidades Públicas, alerta a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia .
Fisco não deve privilegiar famílias monoparentais
O provedor de Justiça voltou a insistir com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para que reveja o tratamento fiscal mais favorável dado às famílias monoparentais relativamente aos pais casados ou em união de facto.
Sida e cancro dão Nobel a cientistas
Dois investigadores franceses - Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier - e um alemão - Harald zur Hausen - venceram este ano o Prémio Nobel da Medicina pela descoberta dos vírus que causam a sida (VIH) e o cancro do colo do útero (PVH).
"A CRIL é uma estrada segura"
Os responsáveis da Estradas de Portugal garantem que o último troço da CRIL - 4,5 km entre o nó da Buraca e o da Pontinha - cumpre as normas ambientais e de segurança, apesar da contestação. A obra, adjudicada à Bento Pedroso, ficará pronta até final de 2009 - 42 anos depois de ter sido aprovado o primeiro projecto para a construção da Circular Regional Interior de Lisboa.
Diário de Notícias
Só Amorim e Belmiro perderam 500 milhões no pior dia da Bolsa
Mamíferos em extinção
Tráfico de metadona instalou-se em todo o País
Público
A segunda-feira mais negra desde 1987
Preparação das aulas trocada pelas avaliações
Autoeuropa vai parar por falta de encomendas

Jornal de Notícias
Poupanças nos bancos garantidas pelo Governo
Leixões trava onda encarnada
Tribunal admite anular o caso "Passerelle"
ACP pede a Bruxelas para investigar combustíveis

Diário Económico
Governo garante depósitos bancários
Bolsa de Lisboa tem pior queda diária de sempre
"Concertação de preços só fundada em prova sólida"
Orçamento 2009 - Sócrates conteve despesa e potenciou o fisco

Jornal de Negócios
Bolsa Regista Maior Queda de Sempre
"Aconteça o que acontecer" poupanças dos portugueses estão garantidas
Bolsas dos EUA caem para mínimos de cinco anos
Petróleo cai mais de 6,5% e atinge o valor mais baixo desde 2007 em Londres

terça-feira, 7 de outubro de 2008

importante para "vários"...

CM Segunda-feira 6 de Outubro de 2008
Bancos da crise investigados
A Administração Fiscal portuguesa investigou a maioria dos bancos internacionais que foram protagonistas da recente crise financeira. Muitos deles sofreram processos de execução fiscal e tiveram de pagar milhões em correcções feitas à matéria colectável.
Nacionalização na lista de Constâncio
O Governo delegou no Banco de Portugal (BdP) a responsabilidade de conceber um plano de emergência para acudir às instituições financeiras que sejam atingidas pela crise financeira. Segundo apurou o Correio da Manhã, a instituição liderada por Vítor Constâncio tem em cima da mesa várias soluções consoante a gravidade dos casos que forem apresentados ao banco central.

PR contra "venda" de ilusões
Não escondo que vivemos tempos difíceis. Muitas famílias têm dificuldades em pagar os empréstimos. Há idosos para quem a reforma mal chega para as despesas." O retrato não é bonito mas é a "realidade", segundo o Presidente da República
Autorizar residência a 49 mil brasileiros
Quarenta e nove mil brasileiros, que se encontravam em situação irregular no nosso país, pediram este ano autorização de residência. Fizeram-no ao abrigo do Artigo 88, que permite conceder uma autorização quase vitalícia para residir no nosso país, desde que se forneça uma morada e exista uma proposta de trabalho.
Sequestrada
Um desentendimento entre jovens utentes do Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra, culminou ontem de madrugada com trocas de agressões, ameaças e o sequestro de uma funcionária da instituição, tutelada pelo Ministério da Justiça. A monitora apresentou queixa na PSP.
Comandos sem subsídio de risco
Os comandos e as tropas de operações especiais estão excluídos do novo regime dos suplementos remuneratórios atribuído aos militares das Forças Armadas em função do risco. Com esta exclusão, os militares integrados nos comandos e nas operações especiais, que chegaram a integrar a primeira versão da proposta do Ministério da Defesa, ficam sem acesso a um subsídio mensal entre 154,5 e 446,33 euros. Já os pilotos-aviadores vão ter em média uma duplicação do actual suplemento de risco, que oscila entre 590 e 1110 euros.
Prejuízo para alunos
Os cerca de 1500 alunos das Universidades Moderna e Internacional - encerradas compulsivamente pelo Governo perante um acumular de dívidas de milhões de euros - terão perdido, em média, o investimento de um ano lectivo. Os estudantes vão ter de pedir transferência para outras universidades, o que os obrigará a repetir cadeiras.
Diário de Notícias
Portugal é o país da Europa com menos remédios novos
Cacaco Silva diz que Estado não pode esquecer os pobres
Jovem delinquente sequestra monitora de centro educativo

Público
Falta de dinheiro e de funcionários está a asfixiar a rede de museus
Um banho de auto-estima para o FC Porto
Palin diz que Obama é amigo de terroristas
Crimes a sul do Tejo sem ligação a redes no Brasil

Correio da Manhã
Militares sem dinheiro para ordenados
PR contra "venda" de ilusões
Bancos da crise investigados

Jornal de Notícias
Vitória do rigor
Universidades estão a cobrar propinas ilegais
Mini-submarino científico já mergulhou
Papa aponta culpas a nações sem fé

Diário Económico
Cavaco força Governo a centrar-se na crise
Só quatro ministérios terão limites de despesa mais altos
Médicos vão ter novo regime salarial
Governo alemão e sector financeiro acordam novo plano para salvar Hypo Real Estate

Jornal de Negócios
Presidente da República "Vivemos tempos difíceis"
ACP apresenta hoje provas de concertação entre gasolineiras
Matérias-primas afundam com perspectiva de recessão
Proposta da Brisa para o TGV é a mais baixa para o Estado

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Não escondo que vivemos tempos difíceis"


O Presidente da República traçou ontem um quadro negro da actual situação económica e social portuguesa. Subida das taxas de juro, desemprego, reformas baixas, pobreza, desigualdade social, fraco crescimento económico - este é o País visto por Cavaco Silva, que ontem repetiu: "Não escondo que vivemos tempos difíceis."
O chefe do Estado falava no tradicional discurso do 5 de Outubro, na Praça do Município, em Lisboa, na presença do primeiro-ministro, José Sócrates. Foi a terceira mensagem do actual Presidente nesta data. E se Cavaco tem escolhido o 5 de Outubro para proferir algumas das suas intervenções mais contundentes, esta foi seguramente a mais crítica para a governação socialista. Há dois anos, Cavaco dedicou o discurso à corrupção, em 2007 pediu um "novo olhar" sobre a escola - em ambas as situações deixou críticas e elogios. Agora, a um ano de eleições, opta por uma análise mais global da situação do País. E as conclusões estão muito longe do discurso do Executivo de José Sócrates sobre a actual situação portuguesa.
...
Para Belém , a realidade evidente é esta - "Muitas famílias têm dificuldade em pagar os empréstimos que contraíram para comprar as suas casas"; "Há idosos para quem a reforma mal chega para as despesas essenciais"; "Há jovens que buscam ansiosamente o primeiro emprego"; "Há homens e mulheres que perderam os postos de trabalho"; "Nascem novas formas de pobreza e exclusão social e emergem chocantes disparidades de rendimentos".
O diagnóstico não ficou por aqui. Das questões sociais passou às económicas e o quadro não foi melhor. "Portugal tem registado fracos índices de crescimento económico. Afastámo-nos dos níveis de prosperidade e bem estar dos nossos parceiros europeus. Ainda não invertemos a insustentável tendência do endividamento externo", afirmou o Presidente. Mais: "Persistem profundas disparidades entre as diferentes regiões.
DN Segunda, 6 de Outubro de 2008

Galp cai 17,8 por cento e EDP 14,4 por cento
Lisboa cai mais de oito por cento e liderava mais um dia negro para bolsas europeias
A quase uma hora do fecho da sessão, a Bolsa de Lisboa tomava a dianteira na Europa e afundava 8,54 por cento (PSI20), penalizada pelos seus principais títulos. Galp, EDP, e BPI desciam entre 12 e quase 18 por cento, contagiados pelo desempenho das congéneres europeias.O pânico parece ter-se instalado entre os investidores, que pressionavam o título da petrolífera para uns reduzidos 8,93 euros, fruto de uma descida de 17,8 por cento. A eléctrica baixava 14,4 por cento, para 2,31 euros, o BPI diminuía 12,4 por cento, para 1,84 euros e o BES quase dez por cento, para 7,95 euros.
Para completar o trio das acções do sector da banca, o BCP acompanhava a tendência geral e recuava 8,2 por cento, para quase um euro (1,04 euros), demonstrando que o enfoque do movimento vendedor se concentra na área financeira, na Galp e na EDP.
O comportamento da bolsa portuguesa excede o desempenho do resto da Europa, onde as quedas aproximavam-se dos sete por cento e evidenciavam grande volatilidade.
Publico 06.10.2008 - 15h49 Eduardo Melo

depósitos garantidos “aconteça o que acontecer”
O ministro das Finanças anunciou esta tarde que “aconteça o que acontecer as poupanças dos portugueses em qualquer banco que opera em Portugal estão garantidas”. Teixeira dos Santos, que falava no Luxemburgo à margem do Eurogrupo, escusou-se a esclarecer se esta é uma garantia de depósitos ilimitada. Actualmente o Fundo de Garantia de Depósitos garante até um máximo de 25 mil euros de depósitos, em caso de falência e de incumprimento de uma instituição bancária.
Vários países europeus têm, nos últimos dias, alargado para cem por cento a garantia de depósitos. Depois da Irlanda, na semana passada, no fim-de-semana foi a vez da Alemanha dar semelhante passo.
Publico 06.10.2008 - 16h12 Isabel Arriaga e Cunha, no Luxemburgo

150 remédios medicamentos


Em dez anos, apenas foram disponibilizados em Portugal cerca de 70 remédios novos, neste caso, produtos com princípios activos inovadores. De acordo com um relatório da consultora IMS Health, Portugal é o último de uma lista de 13 países europeus, que lançaram, na sua maioria, mais de 150 produtos novos entre 97 e 2007. Fontes da indústria apontam razões como a pequena dimensão do mercado nacional ou o facto de estes produtos se destinarem a populações mais reduzidas. Mas há ainda quem diga que o acesso ao mercado nacional tem regras muito restritas, sobretudo a dificuldade em obter comparticipação. DN Segunda, 6 de Outubro de 2008

Preço da água vai sofrer "aumentos significativos"em 2009
O preço da água no Porto vai sofrer "aumentos significativos" em 2009 devido à introdução de duas novas taxas, uma de recursos hídricos e outra de poluição, disse hoje o presidente da Comissão de Estruturação da empresa municipal Águas do Porto....
Segundo Poças Martins, os preços vão ser agravados em 2009 devido a uma outra razão: "Também foram anunciados aumentos acima da inflação por parte da Águas do Douro e Paiva", a empresa pública que capta, trata e fornece água ao Porto e a mais 17 municípios da região.
Publico 06.10.2008 - 16h14

'Angolagate' começa a ser julgado em Paris ou petroleo a quanto obrigas...
O Tribunal correccional de Paris inicia hoje o processo daquele que é um dos maiores escândalos da V República: 40 altas personalidades francesas são acusadas de envolvimento, durante os anos 90, no comércio ilegal de armas russas que permitiu ao regime angolano derrotar a UNITA.
A visita do Presidente Nicolas Sarkozy a Angola, em Maio passado - a primeira de um chefe de Estado francês em dez anos - ameaça condenar ao esquecimento o processo "Angolagate". O reinício das relações diplomáticas e económicas entre Paris e Luanda terá passado pelo abandono das acusações contra cerca de 15 altos dignitários angolanos que teriam recebido mais de 55 milhões de dólares em comissões ocultas, pela venda de carros de combate, helicópteros e munições russas a Luanda, contornando o embargo da ONU.
...
O processo vai durar seis meses e arrisca-se a ser sacrificado aos novos interesses franceses. O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos já foi convidado por Sarkozy a visitar em Abril a Paris, após a sentença.
DN Segunda, 6 de Outubro de 2008

importantes para o CM!


CM Domingo, 5 de Outubro de 2008 - 6:30
Polícia investiga Freeport
A polícia inglesa esteve em Portugal a trocar informação e documentação sobre o caso Freeport com as autoridades portuguesas e o procurador--geral da República (PGR) terá de decidir em breve se constitui uma equipa especial para colaborar com as autoridades britânicas.
Plano contra a crise prevê nacionalizar bancos
O Governo delegou no Banco de Portugal (BdP) a responsabilidade de conceber um plano de emergência para acudir às instituições financeiras que sejam atingidas pela crise financeira. Segundo apurou o Correio da Manhã, a instituição liderada por Vítor Constâncio tem em cima da mesa várias soluções consoante a gravidade dos casos que forem apresentados ao banco central. A medida mais drástica passa pela nacionalização parcial das instituições com problemas, à semelhança do que aconteceu na Holanda com o banco Fortis.
Comandos sem subsídio de risco
Os comandos e as tropas de operações especiais estão excluídos do novo regime dos suplementos remuneratórios atribuído aos militares das Forças Armadas em função do risco. Com esta exclusão, os militares integrados nos comandos e nas operações especiais, que chegaram a integrar a primeira versão da proposta do Ministério da Defesa, ficam sem acesso a um subsídio mensal entre 154,5 e 446,33 euros. Já os pilotos-aviadores vão ter em média uma duplicação do actual suplemento de risco, que oscila entre 590 e 1110 euros.
"PSD ainda não é alternativa ao PS"
Proença de Carvalho entende que o PSD não é alternativa ao PS, embora a eleição de Manuela Ferreira Leite tenha sido positiva. A intervenção do Estado na economia e na sociedade é um dos poucos temas em que admite que PS e PSD podem ser diferentes, isto num tempo em que Direita e Esquerda se confundem cada vez mais
Cavaco critica encosto ao Estado
O vosso sucesso não depende do encosto ao Estado nem da permuta de favores com o poder político." O aviso é do Presidente da República, que ontem criticou a falta de autonomia e dependência de subsídios de alguns empresários portugueses, afirmando que a solução passa pelos jovens empreendedores.
“Lisboagate” todos os Presidentes serão todos ouvidos
A equipa especial da Procuradoria Geral da República (PGR) que está a investigar eventuais ilícitos na Câmara Municipal de Lisboa (CML) quer ouvir todos os presidentes da autarquia.
Lino garante que obras avançam
O ministro das Obras Públicas garante que os investimentos nos grandes projectos nacionais não estão em causa, desmentindo, assim, a notícia do semanário 'Expresso' que refere não haver dinheiro para as obras públicas por causa da turbulência financeira.
ERS recebe média de 20 queixas por dia
A Entidade Reguladora de Saúde (ERS) recebeu nos primeiros noves meses de 2008 mais queixas que em todo o ano passado, revelou o presidente da entidade, Álvaro Santos Almeida, que explicou quais as principais reclamações contra o funcionamento dos serviços de saúde.
Netpay Deco alerta sobre comissões de emissores de cartões
A associação de defesa do consumidor (DECO) defendeu este sábado que a Netpay, rede de caixas automáticas concorrente da rede Multibanco, deve informar os consumidores das comissões que os emissores de cartões cobram sobre levantamentos feitos nesta rede.

sábado, 4 de outubro de 2008

importantes para o CM!


Ameaçada com pistola
Uma aluna de 13 anos foi ontem assaltada sob ameaça de pistola à saída da Escola EB 2,3 Dr. Manuel Pinto de Vasconcelos, em Freamunde, Paços de Ferreira. A adolescente foi confrontada por um indivíduo nas imediações do estabelecimento, que lhe apontou a arma e levou um telemóvel.
América com plano de salvação aprovado
Está em marcha o plano norte-americano para tentar estancar a crise nos mercados financeiros. O plano Paulson foi ontem aprovado na Câmara dos Representantes depois de terem sido introduzidas 400 páginas de alterações para evitar que a Câmara repetisse o chumbo da passada segunda-feira. A Casa Branca aprovou o plano de saneamento financeiro nas horas seguintes.
Avó e neto sequestrados
Uma mulher de 48 anos e o neto de 11 anos foram ontem sequestrados por cinco homens numa casa em Marvila, Lisboa. O gang, armado com caçadeira e pistola, revirou a casa durante meia hora à procura de droga. A PSP chegou após a fuga do grupo e prendeu o filho da dona da casa, que tinha 10 quilos de haxixe no quarto.
Quebra em contraciclo
O principal índice da praça financeira portuguesa fechou ontem nos 7715 pontos, com a desvalorização de 1,5 por cento. Os índices europeus mais importantes registaram fortes ganhos. A maior progressão (3,78 por cento) foi do espanhol Ibex 35. Seguiu-se o francês CAC 40, com 2,96 por cento. O alemão Dax 30 valorizou-se 2,41 por cento.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

importantes ...


Diário de Notícias
Compra de casa ao nível mais baixo de 5 anos
Sócrates e Ferreira Leite escolhem novo provedor

Público
França e Alemanha em confronto sobre plano para bancos em crise
Ferreira Leite ouve Cavaco antes de decidir
Sonae Sierra processa Estado para tentar recuperar mais de 2,2 milhões

Correio da Manhã
Judiciária aponta gestão danosa na Gebalis
24 Horas
Avó leva sova de 6 mulheres dentro de uma escola
Anúncio dos Gato Fedorento é ilegal
Dupla de moto já roubou 100 mil euros em assaltos

Jornal de Notícias
Prisão passa a ser possível sem flagrante delito
Rui Rio acusa Governo de "má-fé" no metro do Porto
Sporting cumpre obrigação sem encantar
"O que a Europa e o mundo precisam agora"

Diário Económico
Justiça acelera investigações no caso BCP
Penas de prisão agravadas para crimes na bolsa
Estado paga cada vez mais tarde às empresas
Estradas de Portugal garante 200 milhões com nova concessão

Jornal de Negócios
Estado injecta mais 390 milhões na Caixa
BCE abre hoje a porta a descida de juros em 2008
Mais de 3,2 milhões perdem poder de compra este ano
Espanhóis, brasileiros e franceses na corrida à Alta Velocidade