domingo, 8 de abril de 2012

“Portugal irá cair de certeza” e “não acredito que a Alemanha se safe”

Numa entrevista ao jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung" e divulgada por SMS/Lusa, Sean Egan, o presidente da agência de 'rating' norte-americana Egan-Jones, acredita que a crise da dívida na Europa caminha para o ponto mais crítico e refere que "Portugal irá cair de certeza", podendo Espanha e Itália correr o mesmo risco, porque "quando a economia de um país se retrai de forma tão significativa e, simultaneamente, os juros das obrigações a dez anos se situam próximo dos 10 por cento, é óbvio que a situação é insustentável".

Egan, em discurso premonitório, acrescenta que "Em Espanha não há crescimento, o mesmo acontece em Itália. Quando a crise do euro voltar a agudizar-se um pouco mais, ambos os países cairão inevitavelmente na mesma situação que Portugal".
Relativamente à Grécia, Egan assinalou que a actual reestruturação da dívida "não será, com toda a certeza, a última" e avança "a desagradável realidade é que, apesar dos muitos pacotes de ajuda, a Grécia continuará sobre um monte de dívidas que, a longo prazo, não poderá saldar", disse, admitindo recear que "os credores privados tenham de aceitar perdas que poderão aproximar-se dos 95 por cento".

Sobre a Alemanha, Egan comentou: "Que Estado tem a capacidade de se tornar responsável das perdas do Sul da Europa? Não acredito realmente que a Alemanha se safe. Serão os contribuintes alemães quem terá de pagar, disso tenho a certeza".

Esperemos que o Sean seja apenas um economista-comentador e... não seja bruxo!