terça-feira, 25 de setembro de 2012

A mod(u)elação...


Julgo que todos nós já teremos passado por esperas enervantes, sobretudo se existe alguma má expectativa em relação ao resultado pelo qual se aguarda.
É assim relativamente às classificações dos exames ou dos concursos e mesmo das análises clínicas. É um tempo de desgaste até se saber o que o futuro próximo nos tem reservado.
Pois bem, julgo não errar quando digo que os portugueses estão neste estado crítico de esperar o que nos irá acontecer, seja nos impostos, seja na saúde, seja na educação, seja até numa eventual remodelação governamental.
É verdade que a comunicação social tem uma boa parte de responsabilidade no que estamos a passar. Os jornais e as televisões, na ânsia das audiências ou das vendas, exploram quanto podem o lado negro das notícias. E, se uma pequena elite sabe depurar essa informação, a maioria dos portugueses não está preparada para isso. Assim, adensa-se um clima de ansiedade que desgasta as nossas já depauperadas energias.
A outra parte de responsabilidade compete aos senhores políticos cujo discurso é uma sucessão de versões que um dia apontam num sentido e no outro apontam no contrário.
Agora as palavras chave para a espera, apelidam-se "modulação" ou "modelação", sem que eu consiga perceber o que realmente qualquer delas quer dizer.
Ao menos tenham pena de nós e falem um português que todos possamos entender. Será pedir muito?! por Helena Sacadura Cabral no Fio de Prumo