sábado, 5 de julho de 2008

do "ministério" da "instrução"... no CM

28 Junho 2008 - 00h30
Porto: Professora espancada na EB 2/3 de Paranhos
Pelo menos dez participações de agressões ou tentativas de agressões foram apresentadas nas esquadras da PSP, durante o ano lectivo que agora terminou, relativamente a situações registadas na Escola EB 2/3 de Paranhos, no Porto. O último caso aconteceu no último dia 13: uma professora diz ter sido espancada pela mãe e pela irmã de um aluno. Só desde Janeiro, foram apresentadas seis participações ocorridas no recinto escolar.


29 Junho 2008 - 00h30
Bullying - vítimas sofrem de ansiedade e depressão
Mais do que uma prática condenável, o bullying começa a ser visto como um fenómeno que influencia a saúde e o desenvolvimento das crianças. Numa tese de doutoramento,a investigadora Sónia Seixas concluiu que as vítimas de bullying são as que têm "mais queixas de saúde e também mais probabilidade de desenvolver doenças do foro psicológico", como ansiedade e depressão. Já os agressores têm "elevada auto-estima e gostam de dominar os outros".

02 Julho 2008 - 00h30
Caiu tecto de escola nova
Nove meses depois de ter sido inaugurado, o Centro Escolar da Naia, em Maximinos, Braga, está novamente em obras. A cobertura tem revelado problemas e, ontem, a empresa construtora iniciou trabalhos de reparação, depois de na véspera ter caído uma estrutura metálica numa sala.

05 Julho 2008 - 00h30
Professora acusada de ameaçar crianças com colher de pau
O Ministério Público (MP) está a investigar o caso de uma professora de Inglês da Escola EB 1/2/3 de Góis acusada pela mãe de duas alunas de as agredir, puxando-lhes os cabelos e ameaçando-as com uma colher de pau.

04 Julho 2008 - 00h30
Alunos desrespeitam ordem de professora
Uma turma do 8º ano da escola 2/3 Gomes Teixeira, no Porto, está a ser investigada por actos de indisciplina. O caso remonta ao fim de Maio quando três alunos recusaram a ordem da professora de Educação Visual para sair da sala de aula. Já antes a docente tinha exigido que mudassem de lugar, o que também não foi cumprido.

04 Julho 2008 - 00h30
Tribunal julga caso do telemóvel
Depois da sanção disciplinar e da mudança de escola, Patrícia, de 15 anos, que protagonizou o caso do telemóvel na Escola Carolina Michaëlis, vai agora saber quais as consequências dos seus actos na Justiça. O processo seguiu do Ministério Público para o Tribunal de Menores e Família de Matosinhos, para a aplicação da medida tutelar educativa.