terça-feira, 22 de julho de 2008

dos Balcãs: Uma boa noticia !

Dragan Dabic era um especialista em medicina alternativa. Longa barba, aspecto pacato, vivia nos arredores de Novi Beograd, um dos municípios de Belgrado. Viajava com frequência da Sérvia para o Leste da Bósnia, dali para a República do Montenegro e com a facilidade do costume voltava à capital sérvia. Doze anos nisto. Ontem, quando regressava de autocarro para casa, foi detido. Dabic era na verdade Radovan Karadzic, um dos mais procurados criminosos da guerra da Bósnia.
...
Os tímidos protestos das primeiras horas após a prisão de Karadzic são um sinal de que a rede de apoio às figuras do antigo regime degradou-se. Os partidos políticos - inclusivamente o Partido Socialista do antigo presidente Slobodan Milosevic, que hoje faz parte do Governo - distanciam-se da figura e o Partido Radical - nacionalista - quedou-se mudo. Em Belgrado, o pragmatismo estará a falar mais alto do que qualquer sentimento de orgulho patriótico ferido - o trio Radovan Karadzic, Slobodan Milosevic e Ratko Mladic é a referência mor para os saudosistas da antiga ditadura. A entrada na União Europeia é fundamental.
Os sérvios parecem ter-se apercebido disso e a entrega de Karadzic ao Tribunal Penal Internacional de Haia - falta ainda o general Mladic, o operacional que planeou o massacre dos oito mil muçulmanos em Srebrenica - é o preço a pagar. Onde está a má notícia em tudo isto? Ela não existe. Esperemos que o tal orgulho Sérvio, evidente e facilmente observável para qualquer visitante, não esteja gravemente ferido e que depois da independência do Kosovo este episódio não o provoque ainda mais. Expresso