quinta-feira, 8 de outubro de 2009

As Máscara do PS no Jornal do Pau!


...

Creio que hoje podemos falar de máscaras do PS: organizações oficialmente sem ligações aos socialistas mas que o PS manobra na penumbra para obter mais influência social.
Por exemplo, ainda hoje se fala da exemplar organização comunista e da sua força "na rua", apesar de uma estrutural queda de peso eleitoral do PCP (que é hoje a 5ª força política nacional, com menos de 8% dos votos).
Será verdade? Continuará o Partido Comunista a ser uma relevante força social com implantação ao nível de sindicatos e de organizações de base com poder "real"? Começam a surgir sérias dúvidas.
Há vários anos que o Secretário-Geral da CGTP (confederação que em tempos era tida como a longa mão do PCP para as questões sociais e laborais) é apontado, especialmente na blogoesfera (que não tem constrangimentos de patrocínios financeiros), como estando em rota de aproximação ao PS: assinou o acordo de concertação social relativo ao salário mínimo (o que era inédito quanto à CGTP) e diz-se até que foi ele quem conseguiu o acordo entre a FENPROF e Maria de Lurdes Rodrigues quanto à carreira docente.
Curiosamente, Carvalho da Silva tem fortes ligações a um alfobre de governantes socialistas, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Foi lá que conseguiu acumular a extenuante vida de dirigente sindical com a realização de licenciatura e doutoramento em Sociologia. Na casa de figuras como Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso, Vieira da Silva, Maria de Lurdes Rodrigues e Augusto Santos Silva, o sindicalista alcançou os títulos académicos que lhe faltavam.
As suas relações com a ala ISCTE do PS são tão próximas que Ferro Rodrigues festejou o 1º de Maio com a CGTP quando liderava o PS.
Ontem, Carvalho da Silva manifestou publicamente o seu desejo de que António Costa ganhe as eleições para a Câmara de Lisboa.
É o culminar de uma tendência. … ler o post completo in as
MÁSCARAS DO PS – Jornal do Pau

Um bom texto, embora me pareça que o seu autor não tenha relacionado a estrutura de "conquista do poder" do Partido Socialista com a da Maçonaria do Grande Oriente Lusitano, com identico formato.
Os nomes que referenciados são, na sua maioria, ou do GOL ou da chamada maçonaria feminina. Falta um. O que, com a sua companheira, escreve aquela que será a tese de "doutoramento" a apresentar pelo "engenheiro" Pinto de Sousa no ISCTE.